A Airbus anunciou hoje que encerrará o programa de produção do seu super jumbo A380 em 2021.
Como a fabricante francesa não viu mais interesse das cias aéreas e com poucas encomendas programadas, o programa se tornou insustentável para a empresa.
A Emirates (a maior operadora do modelo) e uma das poucas cias que ainda possui aeronaves para serem entregues, reduziu o número do pedido e receberá nos próximos 2 anos, as últimas 14 unidades. O pedido original era 162 e caiu para 123 – ou seja, “desistiriam” de 39 aeronaves A380.
Além disto, no dia de hoje, a cia árabe, assinou um assinou uma ordem de compra de 40 A330-900 e 30 A350-900 no valor de U$21.4bi.
Ainda segundo a Emirates, os A330 servirão para atender rotas regionais e aeroportos menores, enquanto os A350 serão usados em rotas de longo alcance.
Confesso que eu fiquei “triste” com a notícia, afinal o A380 é um avião, que pelo seu tamanho, permitia que cias aéreas caprichassem nos espaços oferecendo facilidades aos passageiros como bar, lounge, chuveiro, dutyfree, etc.
Vamos relembrar algumas delas:
Bar/Lounge a bordo do A380 da Emirates – leia meu relato aqui.
Shower SPA a bordo do A380 da Emirates – leia meu relato aqui.
Bar/Lounge a bordo do A380 da Qatar – leia meu relato aqui.
Bar/Lounge a bordo do A380 da Etihad – leia meu relato aqui.
Bar da Absolut a bordo do A380 da Korean Air – leia meu relato aqui.
Duty Free a bordo do A380 da Korean Air – leia meu relato aqui.
Espaço de leitura a bordo do A380 da Thai – leia meu relato aqui.
Espaço de convivência do A380 da Qantas – leia meu relato aqui.
Como vocês puderam ver, o leque de oportunidades que esta aeronave proporcionava para as cias aéreas permitiu que por muito tempo elas investissem na criatividade e instalassem nos aviões coisas que até então não seria possível em aeronaves menores.
Portanto, para nós avgeeks, realmente será uma grande perda!
Agora me conta – qual seu A380 favorito e porque?