Aircraft Interior Expo 2023 – A maior feira de assentos e interior de aviões do mundo

Notícias

Por Fábio Vilela

Olá pessoal! Como vocês estão? Para quem está me acompanhando no instagram (segue lá @fabiovilela) já sabem que estou em Hamburgo para participar da Aircraft Interiors Expo que é a maior feira de interior de aviões de mundo – são 9 pavilhões e tem MUITA coisa pra ver.

Vocês já imaginam o quanto de novidade que estou encontrando por aqui já que ao mesmo tempo acontece também a World Travel Catering & Onboard Services Expo – focado em serviços de bordo como alimentação, amenities, etc.

A feira é direcionada para compradores (cias aéreas), fornecedores e convidados. Então você consegue ter uma idéia de tudo que compõe o interior da cabine como assentos, couro, materiais de revestimento, banheiros, cinto de segurança, amenity kits, louçaria, etc, etc.

Na maioria dos stands se você não é comprador eles quase não te dão moral, mas como já frequento há mais de uma década, construi uma boa rede de relacionamento o que hoje me garante livre acesso à alguns stands e até mesmo conhecer algum produto antes de ser apresentado ao público.

Não tem como eu comentar foto por foto pois são inúmeros produtos e diversos assentos, mas vou colocar a maioria aqui para vocês acompanharem a feira também.

O que eu pude perceber neste ano, é que estão focando bastante em: sustentabilidade, digitalização e um esforço maior em apresentar mais poltronas de premium economy e mini-suites para aviões de um só corredor.

O que mais vi na feira, conforme comentei com vocês, foram novos assentos para aviões de corredor único, os quais chamamos de narrow-body. Com a autonomia cada vez maior, os B737MAX e os A321XLR demandam cada vez mais ter um produto premium.

As poltronas de Premium Economy estão em alta – com uma produção acelerada entre todas as fabricantes.

Já para classe executiva, a indústria continua modernizando e cada vez mais conseguindo oferecer assentos mais customizados de acordo com o pedido do cliente.

Uma outra tendência – que começou recentemente – são os assentos Business Class+. O que isto significa? Geralmente os assentos da primeira fileira da executiva possuem um pouco mais de espaço, e agora as empresas viram que conseguem faturar em cima disto, cobrando mais caro dos passageiros caso desejem sentar lá.

Aproveitando esta situação, as fabricantes começaram a desenhar assentos mais diferenciados para que possam ser comercializados como um add-on, gerando uma receita extra pra empresa – porém com o mesmo serviço de executiva.

Abaixo o assento feito pela Safran – que a Air New Zealand vai fazer a estreia quando iniciar os voos para Nova York.

Veja que o assento da fileira de trás é praticamente idêntico – tirando o descanso pros pés que é bem menor.

A questão de assentos flatbed para aviões narrow continua com força total – este assento da Safran traz um conforto de uma cama.

Há também as fabricantes mais exóticas – que é o caso da Optimares. Ela optou por fazer um assento de executiva que não reclina – muito similar ao da Finnair. Mas porque isto? Simples – tirando toda a motorização da poltrona, ela chega a pesar 60% menos, o que consequentemente traz uma super economia pra empresa aérea, afinal quanto menos combustível gastar, melhor.

Como o assento não reclina, você dorme na diagonal. Apesar de afunilar, tive a mesma sensação de quando voei no A350 da Singapore de JFK para SIN.

A questão da privacidade para passageiros premium (Executiva e Primeira) continua como prioridade. Com uma frequência bem maior agora quase todas as cias aéreas estão exigindo portas – o que eu particularmente aprovo. E vocês?

Vale lembrar que alguns assentos dispostos nos stands ainda não estão no mercado e por isto, as fabricantes mantem guardado a 7 chaves quem será a cia aérea que irá “debutar” a cabine. Olhem esta beleza que muito em breve estará disponível.

O espaço é tão grande que cabe até 2 malas de bordo debaixo do sofá ao lado.

Há também muita inovação tecnológica, que é o caso do projeto R Horizon da Recaro. O protótipo foi realizado com 5 outras empresas, incluindo a Panasonic. O grande diferencial é o Active Seating – que nada mais é que seu personal trainer a bordo. O assento tem diversos sensores ao redor, que vai te guiando e te corrigindo como você deve exercitar durante o voo (sentado claro!), seja em movimentos de contração do músculo ou respiração. Ao final do ciclo ele detecta o que você tem que melhorar e passa pra série 2, mostrando como você está evoluindo – e tudo isto mostrado na tela. O conceito é pra melhorar cada vez mais sua experiência física a bordo. Eu nunca vi nada igual!

Outras novidades: superfície com carregamento por indução, monitor do IFE totalmente remodelado, mesa com iluminação interna e uma nova experiência de som ambiente com resposta tátil.

Apesar de ser um protótipo, ele já está patenteado, e a partir de amanhã todas as cias aéreas poderão experimentar e inclusive já firmar intenção de desenvolvimento e compra do produto.

A parte de digitalização, conectividade e tecnologia também tá em alta. A Panasonic aproveitou a ocasião para lançar 5 novos tamanho de monitores seguindo no seu projeto chamado Astrova. E a United Airlines será a primeira cia no mundo a introduzir nas suas aeronaves.

Outras empresas também apresentaram novas antenas para melhorar o wifi a bordo – um tópico muito forte no pavilhão de tecnologia da feira.

Além da parte do interior das cabines, acontece simultaneamente a World Travel Catering & Onboard Services Expo, focada exclusivamente em comida e itens consumidos a bordo, seja amenity kit, talheres, roupas de cama, bandejas, etc.

Nestes 2 pavilhões você encontra diversos fornecedores na parte de alimentação, desde snacks até refeições completas.

Há também muita variedade de produtos conforme falei pra vocês. Saiba que tudo que entra no avião foi negociado com algum fornecedor antes. É uma cadeia enorme!

 

E voltando a reforçar o que falei – há uma preocupação MUITO grande por parte das empresas na questão sustentabilidade. Um grande exemplo fica por conta da Kaelis que tem diversos produtos feito de materiais reciclados, reduzindo o consumo de plástico e contribuindo pro meio ambiente.

 

E claro, não poderia deixar de registrar este momento épico! A Chaise Longue – uma startup – convidou eu e o Sam Chui para testar o novo protótipo deles de classe econômica – onde uma fileira fica em nível superior que a outra e assim por diante. Assim você ganha mais espaço e ninguém reclina em cima do passageiro de trás.

Não é todo dia que você vai ver nós dois juntos, em uma classe econômica – vou ter que emoldurar, rs.

Bom, brincadeiras a parte, como vocês podem ver tem MUITO mas MUITO produto mesmo para se ver nesta feira –  afinal são mais de 600 expositores no total! Eu tentei resumir em poucas fotos o que achei de melhor e mais bacana para compartilhar.

Pra mim que sou um apaixonado por aviação é como se estivesse na Disney, rs. É muito bacana ver a complexidade deste mundo e a quantidade de detalhes que envolvem uma cabine de avião, que vão desde o couro que reveste a poltrona até o tipo de talher que você usa nas refeições.

E 5 anos depois eu finalmente estou de volta!

E aí, estão gostando de acompanhar? Se pudesse escolher – o que vocês melhorariam nos assentos/cabines? Tem alguma inovação que você ainda não encontrou e sente falta? Comenta aqui pra eu saber!

Alertas com 15% OFF! 🐰
Alertas com 15% OFF! 🐰 Presente de Páscoa! Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp com 15% OFF
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.