fbpx

Alguém solicitou e conseguiu aprovar um cartão Nubank no meu nome

Notícias

Por Fábio Vilela

Hoje vim relatar pra vocês um fato perigoso e curioso que aconteceu comigo – alguém solicitou e conseguiu aprovar um cartão de crédito Nubank no meu nome!

E depois de um pouco de investigação (por minha parte) pude ver/entender como foi feito parte de todo o processo.

Bom, eu assino o Serasa Anti Fraude que sempre mostra quando alguém consultou meu CPF além de outras funções de proteção ao cidadão. Aliás, fica a dica: Use KM de Vantagens para ganhar 40% de desconto na assinatura Premium Anual.

Em Julho deste ano a Nubank fez uma consulta do meu CPF – que ficou registrado no meu portal do Serasa Anti Fraude.

Como vez ou outra aparecem algumas empresas aleatórias pesquisando meu CPF, eu não me “preocupei”, mesmo porque não achei que alguém conseguiria solicitar um CC no meu nome – porém eu estava enganado!

Semana passada ao acessar meu Internet Banking na guia de Pagamentos/DDA, vi um boleto registrado no meu nome no valor de R$3.460,13 em nome de NU Pagamentos S.A.

Fui então pesquisar e vi que esta razão social pertencia à Nubank. Como eu não tenho relacionamento algum com o banco, fui atrás para averiguar.

Entrei em contato por telefone, e quando digitei meu CPF eles já me identificaram como cliente, nesta hora eu já comecei a preocupar. Quando fui atendido expliquei toda a situação, e a menina me transferiu para o setor de fraude.

Tive que explicar resumidamente o ocorrido novamente e foi aberta uma investigação interna. Ela então me disse que eu receberia um email com instruções para os próximos passos e que se fosse o caso, após o recebimento das mesmas, ir na delegacia fazer um boletim de ocorrência.

Passado algumas horas, recebi um email deles dizendo que identificaram que realmente houve um cadastro no meu nome, mas que agora ele já estava cancelado.

De qualquer forma e pra minha própria segurança, solicitei que eles me enviassem por escrito novamente que eu não possuía mais nenhuma pendência financeira com a instituição e recebi o seguinte:

 

Aliás, preciso deixar aqui o meu elogio pra equipe da Nubank – que pessoal competente, educado e profissional. Nota 1000 pro atendimento deles – seja no suporte do telefone ou por email – fiquei super satisfeito!

Bom, problema resolvido – fiquei com a pulga atrás da orelha – e se eu não tivesse a função DDA cadastrado no meu internet banking? Penso que a  pessoa continuaria a gastar e logo mais meu nome iria parar no Serasa por falta de pagamento desta fatura!

Aí me pego aqui pensando – quão frágil é o sistema de segurança dos bancos que permitem que alguém solicite um cartão mesmo não sendo a pessoa? E outra – a pessoa ainda inventa um endereço falso pra receber o cartão físico, consegue desbloquear e ainda usar o cartão sem nenhum tipo de problema!? Será que isto é mais comum do que eu imagino e eu estava vivendo em uma realidade paralela?!

Eu hein, tô é precisando benzer!

Alguém já passou por situação parecida?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.