A Korean Air anunciou a venda de 5 jatos de modelo Boeing 747-8 para uma empresa aérea privada dos Estados Unidos chamada de Sierra Nevada. A empresa estadunidense foi contratada pela Força Aérea dos EUA para desenvolver um sucessor do E-4B Nightwatch, conhecido como avião do “Juízo Final” devido à sua capacidade de sobreviver a uma guerra nuclear!
Montando um avião para o “Juízo Final”
A Sierra Nevada recebeu recentemente um contrato de 13 bilhões de dólares com a Força Aérea dos EUA para desenvolver um sucessor do E-4B Nightwatch para o projeto “Survivable Airborne Operations Center (SAOC)”.
O projeto Survivable Airborne Operations Center (SAOC) tem como objetivo substituir as antigas aeronaves, Boeings 747-200 da década de 1970, que estão se aproximando do fim de sua vida útil, disse um porta-voz da Força Aérea em um comunicado. Os trabalhos desse projeto serão realizados no Colorado, Nevada e Ohio e deverão ser concluídos em 2036, acrescentou a Força Aérea.
Como o nome é sugestivo, o projeto da empresa americana é usar o Boeing 747 para um avião de sobrevivência. Embora normalmente seja utilizado para transportar o secretário de defesa dos EUA, o E-4B foi concebido como um posto de comando móvel capaz de resistir a explosões nucleares e efeitos eletromagnéticos, permitindo aos líderes dos EUA entregar ordens aos militares em caso de emergência.
O E-4B também é capaz de reabastecer no ar e possui salas de conferências e equipamentos avançados de comunicação.
Frota de 747 da Korean Air diminuída em mais de 50%
Com a venda dos 5 jatos para a Sierra Nevada, a Korean Air vai diminuir sua frota de aeronaves de nove para quatro aviões. Apesar disso, a venda está alinhada com a nova visão de futuro da companhia coreana – focada em aeronaves mais econômicas e novas.
Por conta disso, em abril, a empresa formalizou um pedido de 33 aviões Airbus A350, que farão as operações da companhia serem otimizadas em 25% no gasto de combustível, além de contribuir para uma futura expansão de rotas da Korean Air.
Comentário
Para quem pensava em voar com o Boeing 747 da Korean Air, vale ficar atento às mudanças operacionais com o modelo – visto que é esperada uma redução demais de 50% no número de aeronaves 747. O jato possui 3 classes de voo, incluindo a Primeira Classe “Kosmo Suites 2.0”, com portas.
Apesar de anunciado em maio, os aviões só devem sair oficialmente da frota da companhia em 2025.
Fonte: Reuters