A American Airlines tem um novo aliado no combate a COVID-19: um spray anticoronavírus. Apesar do nome parecer genérico, é assim que a a solução de pulverização eletrostática da empresa Allied BioScience é chamado. O produto, que tem por apelido SurfaceWise2, é o primeiro produto de longa duração a ajudar a combater a disseminação do novo coronavírus aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
“O SurfaceWise2 cria uma barreira invisível nas superfícies, que se decompõe fisicamente e mata as células do vírus”, disse o Dr. Charles Gerba, um importante especialista em doenças infecciosas. “Isso ajuda a proteger os passageiros e membros da tripulação contra a transmissão do coronavírus por meio de superfícies, especialmente em áreas de alto contato, como assentos, apoios de braço, mesas de bandeja e portas de compartimento superiores”.
A maior preocupação das companhias aéreas em geral é reduzir as chances de contato de doenças dentro do voo. Por conta disso, e principalmente após o surto da COVID-19 no mundo, a política de limpeza dentro das aeronave recebeu atenção redobrada.
Uma das alternativas encontradas pelas companhias para manter a segurança do passageiro e o bem-estar de todos que estão no avião foi a utilização de filtros de ar HEPA, que filtra o ar a cada 3 minutos, eliminando quase que 100% das impurezas no ar. Outra alternativa foi a retirada de alguns serviços de bordo como revistas, além das refeições nas cabines agora sendo servidas em caixas individuais, ao contrário do que era anteriormente.
Nos próximos meses, a American Airlines começará a usar o spray anticoronavírus em superfícies dentro de suas aeronaves, com planos de usar o produto em toda a sua frota, incluindo em aviões de sua subsidiária – a American Eagle. Outras medidas adotadas pela companhia incluem limpeza aprimorada da aeronave realizada antes de cada voo e uma limpeza noturna ainda mais profunda.