ANAC autoriza LATAM a decolar sob condições climáticas adversas em Santos Dumont

Notícias

Por Juliano Moda

ANAC emitiu uma autorização permitindo à LATAM decolar por instrumentos no Aeroporto Santos Dumont. A autorização é dada para operação em condições de baixa visibilidade e deve reduzir atrasos e cancelamentos.


Pronto para decolar

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a autorização para que a LATAM realize procedimentos de decolagem por instrumentos (RNP AR DP) no Aeroporto Santos Dumont (SDU). Trata-se de uma autorização sem precedentes regulamentares no mundo e cujo desenvolvimento técnico só foi possível graças ao intercâmbio de conhecimentos proporcionado pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Agência e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) em junho deste ano.

Além das duas entidades, o acordo prevê também a participação da indústria. Azul, Gol e LATAM, além das fabricantes Airbus Boeing e Embraer participaram da definição das regras para que o procedimento de decolagem RNP AR DP ocorra de forma segura.


O quê significa a sigla RNP AR DEP

A sigla RNP vem do inglês Required Navigation Performance, (Performance de navegação requerida). Trata-se de uma especificação de navegação aérea para a qual devem ser atendidos determinados requisitos de performance, incluindo monitoramento e alerta de desvios da rota. Essa especificação viabiliza sobretudo operações em condições meteorológicas de baixa visibilidade.

Em operações mais críticas, a autorização é específica para o procedimento (carta de navegação de aproximação ou decolagem) a ser utilizado. Nesses casos, chama-se de RNP AR (Authorization Required ou autorização requerida, em inglês). No caso, DEP (departure) para decolagns.

O Aeroporto Santos Dumont é um exemplo de operação crítica tanto para aproximação quanto para a decolagem. Isso se dá por suas características físicas, pois os arredores possuem obstáculos relevantes, como os morros das paisagens cariocas. Assim, são necessárias autorizações específicas para realizar operações por instrumentos nesse aeroporto.

A definição de regras para operações RNP AR DEP é uma inovação no setor. Demais autoridades de referência, como a Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA, a European Union Aviation Safety Agency (EASA), e a própria Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) ainda não dispõem de regulamentação própria. Apenas alguns países, em geral montanhosos, já concederam esse tipo de autorização, ainda que sem legislação específica.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!


Comentário

A medida é uma boa notícia para quem tem voos no aeroporto, pois irá contribuir para a prevenção de atrasos em decolagens. A participação de companhias aéreas e fabricantes de aviões na construção coletiva da legislação também ajuda a assim garantir a segurança das operações. Por enquanto, apenas a LATAM possui a autorização para decolar por instrumentos no Santos Dumont, mas a expectativa é que as outras companhias atuantes no aeroporto também a obtenham.

O que achou da novidade? O comunicado oficial da ANAC está disponível neste link.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsApp Aproveite 15% OFF em todos os grupos de alertas no WhatsApp
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026!
Airport Park
Airport Park Reserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.