fbpx

ANAC divulga dados do mês de setembro e mercado de viagens domésticas segue crescendo

Notícias

Por Equipe

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o mercado de viagens domésticas segue crescendo, após uma drástica queda causada pela pandemia da Covid-19. Conforme divulgado pela Agência, em setembro deste ano mais de 3,05 milhões de passageiros voaram pelo país.

ANAC domésticas

O número representa um aumento de 850 mil passageiros em relação ao que foi registrado no mês anterior, quando foram embarcados cerca de 2,2 milhões de pessoas. Entretanto, na comparação com setembro do ano passado, a redução é de 61% no número de passageiros pagos transportados. No acumulado do ano, o transporte aéreo brasileiro acumula retração de 56% no mesmo indicador.

A demanda doméstica de passageiros pagos transportados (RPK) e a oferta de assentos-quilômetros (ASK) apresentaram redução de 55,2% e 54,5%, respectivamente, em setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado deste ano, o RPK possui retração de 53,3% e a ASK tem variação negativa de 51,4%. No mês anterior, a queda nos indicadores havia sido de 67,5% (RPK) e 64,6% (ASK).

A taxa de aproveitamento de aeronaves no mercado doméstico foi de 80,4% em setembro deste ano, o que representou redução de 1,6% em relação ao apurado no mesmo período de 2019. Nos nove primeiros meses de 2020, o indicador soma 79,3%, valor 3,8% menor do que registrado no mesmo período do ano passado. Por outro lado, a taxa de aproveitamento de aeronave teve aumento em setembro na comparação com o mês de agosto, quando houve registro de 75,8%.

O transporte de carga no mercado doméstico apresentou queda de 24,3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019. O volume de carga transportada no mês foi de 27.324 toneladas. No acumulado do ano, na comparação com igual período do ano passado, a retração no transporte de carga é de 32%.


Mercado internacional

Afetado principalmente pelo fechamento de algumas fronteiras, junto da forte redução da oferta de voos a partir de março deste ano por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o mercado internacional, no mês de setembro, apresentou retração na demanda de passageiros pagos transportados e na oferta de voos, da ordem de 90,7% e 79,5%, respectivamente. Nos nove primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2019, a demanda acumula queda de 67,2% enquanto a oferta teve prejuízo de 60,4%.

De janeiro a setembro deste ano, foram transportados 5,9 mi de passageiros no mercado internacional. Na comparação com igual período do ano passado, houve retração de 68% no indicador. Em setembro, o aproveitamento de aeronaves foi de 39,2%. Nesse mesmo período de 2019, a taxa de ocupação das aeronaves foi de 86,2%. No acumulado dos noves primeiros meses do ano, o indicador possui retração de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.