ANAC realiza acordos internacionais para ampliação do transporte aéreo no Brasil

Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou acordos internacionais com o intuito de aumentar o tráfego para o Brasil. Entre eles, um destaque foi a remoção do limite de voos com origem ou destino à Turquia.


Novos acordos internacionais da ANAC

Durante um evento realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2023, em Riad, na Arábia Saudita, a ANAC realizou 19 reuniões com delegações de diversos países, participando de rodadas de negociação com o objetivo de ampliar o acesso ao mercado de transporte aéreo entre o Brasil e os países envolvidos.

Por meio dos acordos, há uma significativa ampliação de capacidade para a oferta de transporte aéreo internacional, assim como modernização de regras sobre preços, quadro de rotas, direitos de tráfego e, principalmente, propriedade das empresas aéreas para adequação à lei vigente no Brasil, que desde 2019 permite que empresas brasileiras tenham até 100% de capital estrangeiro.

Entre os países que o Brasil realizou acordos estão: República Tcheca, Omã, Antígua e Barbuda, Uganda, Áustria, Itália, Islândia, Arábia Saudita e Turquia. Com destaque para o acordo com a Turquia que, por meio de Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU na sigla em inglês), removeu o limite do número de voos que existia entre o país e o Brasil.


Remoção do limite de voos entre o Brasil e Turquia

A remoção do limite de voos entre Brasil e Turquia fará com que a frequência de voos entre os países seja determinada, principalmente, pela demanda comercial do mercado. Sabe-se que, nos dias atuais, a única companhia que opera entre o Brasil e a Turquia é a Turkish Airlines, com 11 voos semanais entre o Aeroporto de Istambul (IST) e o Aeroporto de Guarulhos (GRU). A novidade, poderá incentivar a aérea a acrescentar novos voos em sua malha de operações.


Comentário

É uma excelente notícia para os viajantes e para as aéreas que, cada vez mais, sejam ampliadas as possibilidades para expansão da malha aérea. Como os acordos estão recentes, os países e as companhias ainda podem estar passando por uma fase de planejamento, mas esperamos em breve novidades, principalmente por parte da Turkish Airlines. Lembrando que em 2022 a companhia turca demonstrou interesse em começar a voar para o Rio de Janeiro. Quem sabe agora é o momento ideal?

Pretende viajar para algum dos países que o Brasil realizou acordos? Nos conte nos comentários.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.