A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou acordos internacionais com o intuito de aumentar o tráfego para o Brasil. Entre eles, um destaque foi a remoção do limite de voos com origem ou destino à Turquia.
Novos acordos internacionais da ANAC
Durante um evento realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2023, em Riad, na Arábia Saudita, a ANAC realizou 19 reuniões com delegações de diversos países, participando de rodadas de negociação com o objetivo de ampliar o acesso ao mercado de transporte aéreo entre o Brasil e os países envolvidos.
Por meio dos acordos, há uma significativa ampliação de capacidade para a oferta de transporte aéreo internacional, assim como modernização de regras sobre preços, quadro de rotas, direitos de tráfego e, principalmente, propriedade das empresas aéreas para adequação à lei vigente no Brasil, que desde 2019 permite que empresas brasileiras tenham até 100% de capital estrangeiro.
Entre os países que o Brasil realizou acordos estão: República Tcheca, Omã, Antígua e Barbuda, Uganda, Áustria, Itália, Islândia, Arábia Saudita e Turquia. Com destaque para o acordo com a Turquia que, por meio de Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU na sigla em inglês), removeu o limite do número de voos que existia entre o país e o Brasil.
Remoção do limite de voos entre o Brasil e Turquia
A remoção do limite de voos entre Brasil e Turquia fará com que a frequência de voos entre os países seja determinada, principalmente, pela demanda comercial do mercado. Sabe-se que, nos dias atuais, a única companhia que opera entre o Brasil e a Turquia é a Turkish Airlines, com 11 voos semanais entre o Aeroporto de Istambul (IST) e o Aeroporto de Guarulhos (GRU). A novidade, poderá incentivar a aérea a acrescentar novos voos em sua malha de operações.
Comentário
É uma excelente notícia para os viajantes e para as aéreas que, cada vez mais, sejam ampliadas as possibilidades para expansão da malha aérea. Como os acordos estão recentes, os países e as companhias ainda podem estar passando por uma fase de planejamento, mas esperamos em breve novidades, principalmente por parte da Turkish Airlines. Lembrando que em 2022 a companhia turca demonstrou interesse em começar a voar para o Rio de Janeiro. Quem sabe agora é o momento ideal?
Pretende viajar para algum dos países que o Brasil realizou acordos? Nos conte nos comentários.