A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), publicou recentemente a Resolução Nº 753, que tem como objetivo trazer mais modernidade para a segurança e infraestrutura dos aeroportos do Brasil.
Vale lembrar que as determinações descritas no documento entraram em vigor no momento de sua publicação.
O que determina a nova resolução da ANAC
A Resolução Nº 753, de 08 de agosto de 2024, estabelece como norma a adoção de soluções técnicas para melhorar ainda mais a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita. O regulamento também fala sobre a elevação dos níveis de segurança operacional, o aperfeiçoamento da experiência dos serviços que são prestados para os passageiros brasileiros, e o aumento da capacidade aeroportuária por meio da modernização tecnológica dos equipamentos e procedimentos dos aeroportos.
Medidas ainda não estão determinadas
A nova resolução não traz ao certo ainda quais as medidas que serão tomadas para a melhoria da segurança e da infraestrutura, mas o documento deixa claro que as novas melhorias serão formalizadas futuramente por meio de outras regulamentações técnicas determinadas pela ANAC.
Essas novas regras irão especificar de forma exata as ações, equipamentos e tecnologias que devem ser utilizados para atingir os objetivos estabelecidos.
Na decisão, a ANAC também afirma que irá estabelecer critérios mínimos para a aceitação de tecnologias, metodologias, bem como procedimentos que devem ser adotados pelos funcionários dos aeroportos.
Além disso, também determinam avaliações periódicas de qualidade dos recursos disponíveis nos aeroportos brasileiros, tendo em vista sempre estar fornecendo aos passageiros brasileiros a melhor experiência possível, em relação à segurança, operação, facilitação.
Comentário
Boas notícias! É sempre muito positivo ver que a ANAC está trabalhando para criar melhorias de segurança nos aeroportos, e para melhorar a experiência dos passageiros.
Ficaremos atentos para as próximas resoluções publicadas pelo órgão, que devem trazer mais detalhes sobre os próximos passos para as melhorias de segurança e infraestrutura.
O que achou das novidades?