fbpx

ANAC substituirá atendimento presencial por totens nos principais aeroportos do país

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou na última sexta-feira que vai instalar totens de autoatendimento nos 24 principais aeroportos do país. Com os equipamentos passageiros poderão consultar informações sobre direitos e deveres no transporte aéreo e também registrar manifestações contra empresas aéreas.

Todas as empresas de transporte aéreo regular estão inscritas na plataforma e têm até 10 dias para responder às manifestações. O índice de solução dos problemas no transporte aéreo gira em torno de 75%.


Aeroportos que terão totens de autoatendimento:

  1. Congonhas (SP);
  2. Guarulhos (SP);
  3. Santos Dumont (RJ);
  4. Galeão (RJ);
  5. Brasília (DF);
  6. Confins (MG);
  7. Campinas (SP);
  8. Porto Alegre (RS);
  9. Recife (PE);
  10. Salvador (BA);
  11. Curitiba (PR);
  12. Fortaleza (CE);
  13. Florianópolis (SC);
  14. Belém (PA);
  15. Goiânia (GO);
  16. Vitória (ES);
  17. Cuiabá (MT);
  18. Manaus (AM);
  19. Natal (RN);
  20. Foz Do Iguaçu (PR);
  21. Maceió (AL);
  22. Campo Grande (MS);
  23. Porto Velho (RO);
  24. Macapá (AP).

Descontinuidade do atendimento presencial

Em relação ao atendimento presencial, atualmente disponível em 15 aeroportos, a Agência informa que o serviço será descontinuado em razão da baixa procura e tendo em vista a existência de outros canais que suprem esse tipo de atendimento ao passageiro. Basicamente, o atendimento consiste no registro das manifestações de usuários que hoje são feitas via consumidor.gov.br, com acompanhamento das áreas de fiscalização da ANAC.

Passageiros que não ficarem satisfeitos com a resolução do problema individual via consumidor.gov.br podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, ou ao Judiciário para reparações individuais.


A ANAC finaliza informando que a descontinuidade do atendimento presencial para o registro de manifestações em 15 aeroportos resultará em uma economia de R$ 4 milhões por ano, enquanto a instalação de totens de autoatendimento nos 24 aeroportos custará R$ 1,2 milhão a cada três anos.

Com informações ANAC.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.