A Anvisa votará amanhã (17) sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em voos domésticos e aeroportos do Brasil. A expectativa, diante da atual postura da diretoria do órgão, é que o uso não seja mais obrigatório, passando a ser apenas recomendado. Caso seja aprovada, a medida entrará em vigor ainda nesta semana.
De acordo com a pauta de reunião disponibilizada no site da ANVISA, o encontro acontecerá amanhã às 13h com transmissão ao vivo pelas redes sociais da agência. Nele, serão discutidas as regras impostas pela Resolução nº 456, as quais dispõem sobre as medidas adotadas em aeroportos e aeronaves em virtude do surto do coronavírus. Dentre elas, o uso obrigatório de máscaras faciais no interior dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área aeroportuária.
Ainda de acordo com o documento, a discussão acontecerá devido à publicação da Portaria GM/MS nº 913, de 22 de abril 2022, do Ministro de Estado da Saúde, na qual é declarado o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).
A notícia representa uma tendência da diminuição das restrições contra a COVID-19 no Brasil. Em maio deste ano, por exemplo, a Anvisa já havia aprovado a volta do serviço de bordo em voos domésticos, uma vez que, considerando o cenário epidemiológico do país, o risco de exposição dos viajantes à doença, assim como o índice de pessoas infectadas, estava bastante reduzido.
A partir de amanhã, portanto, há a possibilidade de que a medida que impõe o uso obrigatório de máscaras nos voos e aeroportos do país seja revogada – o que é uma notícia aguardada por muitos viajantes.
Você está ansioso para o fim do uso obrigatório de máscaras nos voos do Brasil? Qual a sua opinião sobre o assunto?
Com informações do Jornal O Globo.