fbpx

As dificuldades na prioridade de embarque para Pessoas com Necessidades Especiais

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Uma das coisas que mais me incomoda em uma viagem de avião é a prioridade de embarque para Pessoas com Necessidades Especiais. No meu ponto de vista na maioria das vezes isso não funciona e vou explicar o motivo.

Máscara EUA Avião-2

As companhias aéreas costumam seguir uma ordem para embarque em suas aeronaves, se iniciando com grupo de prioridade por lei, que contemplam os passageiros com deficiência, idosos, gestantes, etc. Em seguida, aqueles que estão voando em cabines premium/assento especial ou então que possuem status em seus programasse fidelidade. Depois disso, entram os demais viajantes, seguindo conforme os grupos que constam em seus cartões de embarque.

Como sou cadeirante tenho acesso ao “grupo prioritário”, mas não é tão fácil assim embarcar – mesmo entrando à frente da maioria dos passageiros.


Dificuldades ao embarcar

Logo que iniciam as chamadas por grupos, as pessoas ficam eufóricas, ansiosas, não sei o real motivo, só sei que elas já começam se deslocar para as suas respectivas seções, formando uma enorme fila, sendo que todos os passageiros têm seus assentos marcados e essa situação, por vezes, acaba tumultuando o embarque prioritário.

Como mencionei anteriormente, tenho embarque prioritário por ser PCD, mas o que acontece é o seguinte: existem diversos tipos de deficiência, algumas com poucas limitações e outras com dificuldades severas de mobilidade. No meu caso faço parte do grupo com limitação bem severa, pois além de ser cadeirante, a minha patologia requer auxílio para tudo, inclusive para tomar um simples copo d’agua.

Daí pergunto: você realmente acredita que consiga me acomodar no assento da aeronave na mesma forma e rapidez que uma pessoa com pouca mobilidade?

Mesmo ambos sendo PCD’s, a resposta é não, pois dependendo da viagem, nacional ou internacional, eu demoro cerca de 10 a 20 minutos para ficar acomodado confortavelmente na poltrona.

O que acontece na maioria das vezes é que quando estou adentrando à aeronave, os funcionários já liberam o grupo seguinte, sendo que eu ainda nem me transferi para o assento. Por vezes acabo tendo que me acomodar de qualquer jeito, pois as pessoas ficam impacientes para entrar e ficam observando de “canto de olho” meu esforço, o que acaba sendo constrangedor.


Solução encontrada

Por isso adotei uma estratégia que talvez possa ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.

Em todos os meus voos, logo que chego na sala de embarque, vou direto no balcão da companhia aérea, explico a minha situação, visto que não quero atrasar o embarque dos outros passageiros e, consequentemente, o voo, e solicito um embarque pré-prioritário. Ou seja, logo após a tripulação já embarco – muitas vezes quando a equipe de limpeza ainda está dentro do avião, fazendo os últimos retoques.

Esta foi a melhor maneira que encontrei para evitar meu estresse e dos demais passageiros.


E aí vocês concordam comigo? Já viram algo do tipo? Comentem aí!

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Supermercado
Supermercado
30% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.