Um ATR72-600 acumulou sete horas de voo com 100 % Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em um único motor. O teste foi feito com um protótipo do modelo, como parte do processo de certificação 100% SAF de aeronaves da fabricante ATR.
Stefano Bortoli, CEO da ATR, disse que o compromisso da fabricante é liderar a mudança para o fim do uso de carbono. “Como líder de mercado regional, nosso objetivo é liderar a mudança para a descarbonização. Já emitindo 40% menos CO2 do que jatos regionais de tamanho similar, os turboélices ATR são a plataforma ideal para oferecer avanços significativos na redução das emissões de CO2. A conquista deste grande marco mostra que estamos totalmente comprometidos em tornar possível o uso de 100% SAF e ajudar nossos clientes a cumprir seus objetivos de fornecer ligações aéreas ainda mais sustentáveis – não em 2035 ou 2050, mas nos próximos anos”.
Os Combustíveis Sustentáveis de Aviação são um pilar fundamental da estratégia de reduzir o uso de carbono na indústria da aviação, com impacto imediato na redução das emissões de CO2. Espera-se que um ATR voando em uma rota regional típica com 100% SAF em ambos os motores reduza as emissões de CO2 em 82%.
Em setembro de 2021, a ATR anunciou uma colaboração com a Braathens Regional Airlines e a Neste para acelerar a certificação do SAF. As três empresas estão trabalhando juntas, visando um voo de demonstração em 2022 em uma aeronave ATR da Braathens. O objetivo é concluir o processo de certificação de aeronaves ATR para 100% SAF até 2025.
O que você achou da novidade?