fbpx

Azul teve queda de 90% na demanda de passageiros em abril

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Azul anunciou seus resultados preliminares de tráfego do mês de abril de 2020. A companhia teve uma diminuição de 90% no tráfego de passageiros em relação a abril de 2019.


Comunicado Azul

O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) diminuiu 90,0% em relação a abril de 2019, frente a uma redução de 87,7% na capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 69,8% no mercado doméstico e 64,0% no mercado internacional.

“De 25 de março a 30 de abril, operamos uma malha essencial com 70 voos diretos por dia para 25 cidades, representando uma redução de 87% na capacidade doméstica comparado com o ano passado. A taxa de ocupação no mercado doméstico foi em torno de 70%, o suficiente para compensar os custos variáveis atrelados a essa malha essencial. Acreditamos que estamos próximos a atingir um ponto de inflexão na demanda e esperamos retornar gradualmente nossos voos nos próximos meses”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.


Significado das siglas ASK e RPK

Oferta – é medida em ASK (Available Seat‐Kilometers ou Assentos‐Quilômetros Oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis para comercialização em cada etapa pela distância percorrida em cada etapa. Um ASK é produzido quando um assento é transportado por um quilômetro. Para uma companhia ou para a indústria, basta somar os ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

Demanda – é medida em RPK (Revenue Passenger‐Kilometers ou Passageiros‐Quilômetros Pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes em cada etapa pela distância percorrida em cada etapa. Um RPK é produzido quando um assento ocupado por um passageiro pagante é transportado por um quilômetro. Para uma companhia ou para a indústria, basta somar os RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

Fonte: ABEAR


Para mais informações, acesse site de Relações com Investidores da Azul.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.