fbpx

Bancos estão permitindo pagamento de boletos no cartão de crédito sem cobrança adicional

Notícias

Por Dérek Arakaki

Com a decisão do governo de reduzir a zero a cobrança de IOF em operações de crédito por 90 dias, os sistemas das instituições financeiras já passam a refletir essa medida, como por exemplo, no pagamento de boletos no cartão de crédito. Apesar de já terem isentado a cobrança de juros e outros encargos, essas transações ainda estavam sofrendo a incidência de IOF.


Itaú

Fiz uma simulação através do Internet Banking e não estão sendo cobrados encargos e nem o IOF, ou seja, não há nenhuma cobrança adicional ao optar por pagar as contas no cartão de crédito. Veja a mensagem do banco:

“ATENÇÃO! Temporariamente não estão sendo cobrados juros e IOF para essa operação, aproveite! Você ganha até 40 dias para pagar as suas contas.

Abaixo a simulação de pagamento de um boleto com vencimento para 10/04 no valor de R$329,56.

Repare que o sistema não me cobrou nenhum valor adicional, ou seja, pagarei o valor original do boleto na data de vencimento do meu cartão.


Bradesco

Também fiz uma simulação de pagamento no Bradesco. Repare que, assim como o Itaú, nenhum valor adicional está sendo cobrado nessa transação.


Acúmulo de Milhas/Pontos

Para quem está pensando em gerar milhas e pontos nessas transações vale lembrar que elas não costumam permitir o acúmulo no programa de fidelidade do seu cartão. Porém, vale verificar qual a regra estabelecida pelo seu banco.

Para os exemplos que utilizei acima, tanto o Itaú quanto o Bradesco não permitem:

  • Itaú Sempre Presente

De acordo com a página do serviço Pague Contas, apenas o “Pague Contas Automático”, ou seja, o pagamento de contas de consumo recorrentes, pontuam no Programa Sempre Presente.

O “Pague Contas Avulso”, ou seja, de qualquer outro tipo de boleto (como no exemplo) não pontua no programa.

  • Bradesco:

O banco também informa que, de acordo com as regras, estas transações não irão pontuar no programa de pontos do seu cartão.


Comentário

Apesar de não gerar pontos/milhas, é uma alternativa para você ganhar até 40 dias para pagar suas contas. Neste momento delicado, qualquer ajuda é bem vinda. Além disso, pode te ajudar a atingir as metas estabelecidas pelo seu banco para obter a isenção da anuidade do seu cartão de crédito.

Alguém com conta em outro banco também notou a isenção? Compartilhe nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.