A Boeing divulgou uma nova nota informando sobre a retomada das operações com o 737 MAX. Segundo a fabricante, periodicamente são repassados aos fornecedores e clientes estimativas sobre a autorização dos voos como MAX, o que deve ocorrer em “meados de 2020”.
Nota da Boeing
Como já enfatizamos, a FAA e outras agências reguladoras globais vão determinar quando o 737 MAX retomará a operação. No entanto, para ajudar nossos clientes e fornecedores no planejamento de suas operações, periodicamente fornecemos a nossa melhor estimativa de quando as agências reguladoras começarão a autorizar a operação do 737 MAX.
Estamos informando nossos clientes e fornecedores que atualmente estamos estimando que a retomada da operação do 737 MAX começará em meados de 2020. Essa estimativa atualizada tem com base nossa experiência com o processo de certificação. Ela está sujeita às nossas tentativas contínuas para abordar riscos conhecidos do cronograma e desenvolvimentos adicionais que possam surgir em conexão com o processo de certificação. Ela também explica o rigoroso exame que as autoridades reguladoras estão aplicando devidamente em todas as etapas de sua análise do sistema de controle de voo do 737 MAX e do processo do Joint Operations Evaluation Board (Conselho Conjunto de Avaliação de Operações) que determina os requisitos de treinamento dos pilotos.
Retomar a operação do MAX com segurança é a nossa principal prioridade e estamos confiantes de que isso acontecerá. Reconhecemos e lamentamos as dificuldades contínuas que a paralisação do 737 MAX provocou para nossos clientes, reguladores, fornecedores e passageiros. Forneceremos informações adicionais sobre nossos esforços para retornar a operação do MAX com segurança, junto com nossas divulgações financeiras trimestrais na próxima semana.
Será que a certificação está próxima de acontecer? Lembrando que recentemente a fabricante recomendou que pilotos realizem treinamentos no simulador do 737 MAX antes de voltar a operar a aeronave.
Seguimos acompanhado todas as notícias envolvendo a retomada do 737 MAX.