A Boeing anunciou hoje uma parceria com a Aerion, uma empresa pioneira de aeronaves supersônicas de próxima geração, com sede em Reno, no estado de Nevada. O Aerion AS2 será o primeiro jato executivo supersônico a ser comercializado.
Como parte do acordo, a Boeing fez um investimento significativo na Aerion para acelerar o desenvolvimento de tecnologia e a concepção de aeronaves, além de explorar viagens aéreas supersônicas em novos mercados. Os termos do acordo não foram divulgados.
A Boeing fornecerá recursos de engenharia, fabricação e testes de voo, além de conteúdo vertical estratégico, para levar ao mercado o jato comercial supersônico AS2 da Aerion. O AS2 foi projetado para voar a velocidades de até Mach 1.4 ou aproximadamente 1.600km por hora. Com a capacidade de voar até 70% mais rápido do que os jatos executivos atuais, o AS2 economizará aproximadamente três horas em um voo transatlântico, atendendo os requisitos de desempenho ambiental. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2023.
Vejam abaixo um pequeno vídeo divulgado pela Aerion no Twitter:
BREAKING: The Supersonic Revolution is here. @Boeing invests in Aerion to create a faster, more connected future with world’s first #supersonic bizjet, and plans to unlock supersonic air travel for new markets. https://t.co/c7tklBbR5D #TheFutureIsBuiltHere #LeadersArriveFirst pic.twitter.com/AZDjehSXb5
— Aerion Supersonic (@AerionCorp) February 5, 2019
Fundada em 2003 para desenvolver tecnologias aerodinâmicas novas e mais eficientes para aeronaves supersônicas, a Aerion apresentou seu projeto de jato executivo AS2 de 12 passageiros em 2014. Em 2018, a empresa lançou o design de motor GE Affinity do AS2.
A Boeing NeXt trabalha com parceiros do setor e agências reguladoras para liderar a introdução responsável de um novo ecossistema de mobilidade. O portfólio da divisão inclui atividades e programas de prototipagem que definirão o futuro da mobilidade urbana, regional e global. Esses programas incluem veículos aéreos autônomos e aeronaves hipersônicas para transporte de passageiros.
Seria o início de uma nova era “A la Concorde”? Estamos ansiosos!
OBS: Inclusive temos um #TBT super bacana de um flight review do Concorde que postamos aqui no site (leiam aqui).