fbpx

Boeing vai usar bastão de luz ultravioleta que inativa vírus e bactérias em aeronaves

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Boeing assinou uma licença de patente e tecnologia com a Healthe na fabricação um bastão de luz ultravioleta (UV) projetado para higienizar o interior de aviões. A fabricante norte-americana projetou e desenvolveu o bastão de luz ultravioleta como parte da Iniciativa Viagem com Segurança que visa apoiar seus clientes e aumentar a confiança do consumidor em viagens aéreas durante a pandemia.

Boeing bastão ultravioleta

A Healthe irá produzir e distribuir o bastão de luz comercial, ajudando as companhias aéreas e potencialmente outros setores a combater a pandemia do coronavírus. A tecnologia poderá estar disponível para as companhias aéreas até o final do ano. O dispositivo é um complemento às medidas de higienização e proteção já implantadas, que incluem o uso de filtros de Ar Particulado de Alta Eficiência (HEPA, na sigla em inglês), que capturam mais de 99,9% das partículas e evitam que elas voltem a circular para a cabine.

O objeto usa luz UVC de 222 nanômetros. Pesquisas indicam que o UVC de 222 nanômetros inativa patógenos de forma eficaz. Com o uso do aparelho autônomo, que lembra uma mala de mão, as equipes podem passar a luz ultravioleta sobre superfícies de alto contato, higienizando todos os locais que a luz alcança. O bastão UV é particularmente eficaz em espaços compactos e desinfeta uma cabine de comando em menos de 15 minutos.

Boeing bastão ultravioleta

“O bastão de luz UV foi projetado para ser mais eficaz do que dispositivos similares. Ele desinfeta rapidamente as superfícies em um avião e reforça ainda mais outras abordagens em camadas para proteção dos passageiros e a tripulação”, afirma Mike Delaney, que lidera a iniciativa da Boeing. “A Boeing passou seis meses transformando esse bastão de luz de uma ideia para um modelo funcional, e a Healthe agora vai disponibilizar esse protótipo para o mundo em geral”.

Como parte da Iniciativa Viagem com Segurança, a Boeing solicitou opiniões de várias fontes do setor, o que ajudou a validar rapidamente essa tecnologia. A Etihad Airways foi a primeira a avaliar o dispositivo, e o bastão de luz de UV integrou o 787-10 ecoDemonstrator da Etihad em 21 de agosto.

A missão da Iniciativa Viagem com Segurança da Boeing é ser líder no esforço global para proporcionar aos passageiros e tripulantes uma experiência de viagem segura, saudável e eficiente.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.