O Bradesco anunciou que vai começar a testar uma nova tecnologia: o pagamento de Pix por aproximação. A partir de janeiro, a novidade desenvolvida no próprio app do Banco e em parceria com a Cielo, será disponibilizada de forma gradativa também em outras maquininhas. Até fevereiro, o Bradesco também pretende oferecer o serviço através do Google Pay.
Pix por aproximação no Bradesco
“A novidade representa um grande avanço para a praticidade das transações. Com o Pix por aproximação, o processo de pagamento se torna ainda mais rápido e intuitivo, similar ao uso de cartões contactless”, afirma Marcos Cavagnoli, Diretor de Produtos Digitais do Bradesco.
“Além disso, a possibilidade de integrar o Pix a carteiras digitais como o Google Pay amplia as opções para os consumidores, oferecendo uma experiência de pagamento muito mais flexível e conveniente”, completa.
Como vai funcionar?
Os pagamentos por aproximação são feitos através da tecnologia NFC (Near Field Communication) e contam com uma robusta camada de proteção e mecanismos antifraude. Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a tecnologia NFC responde por 61,1% das transações presenciais.
Em breve, clientes do banco poderão realizar pagamentos Pix apenas aproximando o celular de maquininhas. A opção do Pix por aproximação estará disponível para acesso na tela inicial do app Bradesco, sem a necessidade de logar no aplicativo do Banco.
Chegada do Pix no Google Pay
O Google Pay obteve uma licença de iniciador de pagamento no final de 2022, junto ao Banco Central e, no ano passado, entrou para a lista de participantes do Pix. A empresa afirmou que o lançamento do Pix no Google Pay será feita por fases, e que haverá uma verificação de identidade dos usuários, que vão precisar ter o aplicativo da instituição financeira instalado no mesmo aparelho.
Em breve, quem utiliza o Google Play, a carteira digital dos dispositivos Android e no navegadores Google Chrome, vai poder adicionar o Pix como forma de pagamento de transferências, utilizando conexão feita pelo Open Finance, sistema aberto do Banco Central. O processamento das transações é feito pelos bancos digitais C6 e PicPay, que são parceiras da empresa.
Será possível cadastrar contas de diferentes instituições financeiras na carteira do Google, além de geri-las, como é feito atualmente com os cartões de crédito e débito. Com isso, será possível pagar usando chave Pix, Código QR e Pix Copia e Cola, e também fazer pagamentos em máquinas de cartão que processam Pix.
Para mais informações, acesse esta matéria.
Comentário
Notícia interessante para comerciantes e clientes do Banco Bradesco, uma vez que a chegada do pagamento por aproximação com Pix, prevê mais rapidez e descomplicação. Vale ressaltar, contudo, que a novidade será implementada de forma gradativa, se iniciando este mês em um projeto piloto.
Que o Pix é um sucesso no Brasil, não é novidade. Lançado em 2020, o meio de pagamento não demorou para conquistar os brasileiros justamente pela praticidade e agilidade de enviar e receber dinheiro. Da mesma forma, o pagamento por aproximação também facilitou a vida do brasileiro, uma vez que ele pode realizar os pagamentos sem a necessidade de portar o cartão físico.
Além do Pix por aproximação, compras no crédito e no débito também são oferecidas com a tecnologia NFC. Em cartões de crédito, por exemplo, os pagamentos por aproximação também podem gerar pontos e milhas em sua conta – o que é ainda mais interessante.
O que acha da chegada do Pix por aproximação no Bradesco?