fbpx

Cancun e demais destinos de Quintana Roo prorrogam a fase laranja e se mantêm livres de lockdown

Notícias

Por Dymitri Leão

Há 5 dias informamos que o estado mexicano de Quintana Roo poderia entrar em lockdown. Em Quintana Roo estão localizados diversos destinos turísticos incríveis, tais quais Cancun, Tulum, Playa del Carmen, Cozumel, entre outros. Em atualização na última quinta-feira, contudo, foi divulgado por fontes oficiais que o estado irá prorrogar a fase laranja e, dessa forma, se mantém livre de um lockdown no momento.

cancun quintana roo


Declarações do Governador de Quintana Roo

Devido ao aumento de casos de COVID-19 em Quintana Roo nas últimas semanas, o Governador do Estado, Carlos Joaquín, havia entrado ao vivo para afirmar, entre outras coisas, o seguinte:

Amigas e amigos, hoje a mensagem não é animadora: se mantivermos a tendência de contágio que vimos nas últimas semanas, corremos o risco de avançar para a cor vermelha do semáforo estatal de risco epidemiológico“.

Carlos Joaquín destacou 5 medidas a serem tomadas de imediato por todo estado de Quintana Roo, devido ao aumento de casos de COVID-19 no estado:

  1. Fiscalização rigorosa dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, de acordo com o indicado no semáforo estatal de risco epidemiológico. Em caso de descumprimento, medidas como fechamentos e suspensões serão aplicadas.
  2. Exigência de teste de antígeno negativo para participação em eventos como competições, feiras, exposições, congressos e exibições, nas quais a capacidade de pessoas deve ser respeitada.
  3. Fechamento de ruas e restrição de mobilidade nas principais avenidas de Quintana Roo.
  4. Monitoramento de transportes públicos e privados, de modo que nenhum veículo poderá ultrapassar o número de passageiros permitido no semáforo laranja.
  5. Limitações de encontros sociais massivos, que serão penalizados se detectados.

Na semana passada, Carlos Joaquín também fez menção ao aumento de casos de COVID-19 durante a semana da Páscoa:

“Nós sabíamos que havia grandes riscos durante a semana da Páscoa, que poderia haver um número maior de infectados. Infelizmente, isso ocorreu”.

À época das declarações, o estado de Quintana Roo estava na fase laranja do sistema de monitoramento criado pelo Governo do México, conhecido como semáforo estatal de risco epidemiológico. No próximo tópico, explicaremos como ele funciona.


Como funciona o semáforo estatal de risco epidemiológico do México

O Governo do México criou em 2020 um sistema de indicadores estatísticos para monitorar os casos de COVID-19 no país. Esse sistema é conhecido como semáforo estatal de risco epidemiológico. Uma vez por semana, às quintas-feiras, ele é atualizado para direcionar as ações para a semana seguinte, antes da próxima atualização. As cores utilizadas são: verde, amarelo, laranja e vermelho.

Veja a seguir as características de cada uma das cores do sistema acima descrito. Nas regras abaixo, são considerados como indivíduos de alto risco aqueles que têm uma doença crônica, além de indivíduos com mais de 60 anos e mulheres grávidas.

Verde – nível baixo de atenção

  • Todas as atividades educacionais, trabalhistas, econômicas e sociais podem ser retomadas sem restrições;
  • As atividades também são retomadas sem restrições para indivíduos de alto risco.

Amarelo – nível médio de atenção

  • Todas as atividades econômicas e trabalhistas podem ser realizadas seguindo os protocolos de segurança;
  • As restrições para indivíduos de alto risco (determinadas pelas empresas) continuam.
  • Não haverá atividades escolares.
  • Pode haver atividades em espaços públicos, mas com certas limitações. Espaços fechados podem operar com restrições.

Nível Laranja – nível alto de atenção

  • Atividades de trabalho essenciais e não essenciais são permitidas, mas com certas limitações e sempre seguindo os protocolos de segurança.
  • Algumas restrições se aplicam a indivíduos de alto risco (determinadas pelas empresas).
  • Não haverá atividades escolares.
  • Atividades em espaços públicos são permitidas, mas com certas limitações. As atividades em espaços fechados são totalmente suspensas.

Vermelho –  nível máximo de atenção

  • Apenas atividades essenciais poderão operar, incluindo construção, mineração e manufatura de transporte;
  • As restrições para indivíduos de alto risco permanecem em vigor;
  • Não haverá atividades escolares;
  • Não haverá atividades em espaços públicos.

Quintana Roo se mantém na cor laranja

Como informado no tópico anterior, na última quinta-feira foi atualizado o semáforo estatal de risco epidemiológico. Ao ser definida a cor em que a região de Quintana Roo se enquadrará a partir de amanhã, fontes oficiais divulgaram que o estado seguirá na cor laranja.

Reparem nas imagens acima que bares, discotecas, casas de show, etc. não podem funcionar devido à cor laranja, mas em contrapartida os hotéis, restaurantes, locais históricos, parques temáticos, campos de golfe e serviços turísticos podem funcionar normalmente, desde que limitem a sua capacidade de operação em 50%.

Já as praias e parques públicos, cinemas, teatros, centros comerciais, cassinos, salões de beleza, serviços religiosos, entre outros, podem funcionar desde que limitem a sua capacidade de operação em 30%.

É válido ressaltar que a recomendação de medidas de prevenção sanitária segue válida: lavar as mãos frequentemente, usar máscaras, respeitar o distanciamento social e efetuar um isolamento em caso de surgimento de sintomas de COVID-19.


Tendências de novos casos de COVID-19 em Quintana Roo e na Cidade do México

Veja no gráfico abaixo, com dados da prestigiada Johns Hopkins University, que o número de novos casos diários de COVID-19 em Quintana Roo de fato experimentou um forte crescimento, o que legitima a preocupação do Governador do Estado, Carlos Joaquín, quando do seu pronunciamento de que Quintana Roo poderia avançar para a cor vermelha do semáforo de risco epidemiológico mexicano.

cancun quintana roo

Contudo, repare no gráfico acima que na última semana houve uma regressão na quantidade de novos casos diários, o que provavelmente motivou o Governo do México a manter Quintana Roo na cor laranja do seu semáforo de risco epidemiológico.

A título de comparação, veja como está a evolução de casos no Estado do México, onde se localiza a Cidade do México, capital do país.

Perceba que o número de novos casos na capital mexicana, a contrário de Quintana Roo, estado em que se localiza Cancun, apresentou uma tendência de queda no último mês.

Considerando o México como um todo, a quantidade de novos casos apresenta uma tendência de queda.

A título de curiosidade, veja abaixo o mapa do México e a quantas horas de voo estão separadas a Cidade do México e Cancun.

Mapa do México

cancun quintana roo

A Cidade do México está a 2h e 20 min de voo de Cancun

cancun quintana roo


É boa a notícia de que Cancun e demais destinos turísticos de Quintana Roo se mantém na cor laranja do semáforo estatal de risco epidemiológico do México. Muitos brasileiros tem viajado para o México seja para passarem férias, seja para conseguirem ingressar nos Estados Unidos após uma permanência mínima de 14 dias em solo mexicano.

Se você possui planos de viajar para o México, acompanhe atentamente a evolução de casos de COVID-19 na região que pretende visitar. Um boa fonte de dados é o site utilizado para extrair os gráficos do tópico anterior.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.