fbpx

Ótima notícia! Peça o cartão gratuito da Wise no Brasil e tenha acesso a 55 moedas para viajar economizando muito

Guias Notícias

Por Dymitri Leão

Ótima notícia para você economizar muito dinheiro em viagens internacionais! Agora já é possível solicitar o cartão de débito da Wise no Brasil, o que por muito tempo não foi possível. Se você ainda não conhece a Wise, não se preocupe, pois vamos falar dela a seguir! 🙂 E se você já conhece e usa a Wise, veja neste post como pedir e usar o cartão de débito da empresa.

cartão débito wise

pular para…

  1. Conheça a Wise
  2. Calculadora de câmbio da Wise
  3. Envio de dinheiro para o exterior
  4. Transações financeiras em 55 moedas
  5. Como pedir o cartão de débito da Wise
  6. Gerenciando o cartão de débito da Wise
  7. Usando o cartão de débito da Wise
  8. Conversões entre moedas na Wise
  9. Vale a pena abrir uma conta na Wise e pedir o seu cartão de débito?

Conheça a Wise

Para quem ainda não conhece, a Wise é uma plataforma que popularizou o envio de dinheiro entre contas bancárias de diversos países, tornando esse procedimento muito mais barato e rápido! Ainda com o antigo nome TransferWise, a plataforma foi fundada em 2011 por 2 estonianos, Taavet e Kristo.

Taavet foi o primeiro funcionário do Skype, morava em Londres mas era pago em euros. Kristo trabalhava para a Deloitte, também morava em Londres e era pago em libras esterlinas, tendo uma hipoteca em euros na Estônia. Os dois movimentavam dinheiro com os seus respectivos bancos, os quais cobravam tarifas caras e ofereciam taxas de câmbio ruins. Então eles se uniram, pensaram e inventaram uma solução simples.

Todos os meses eles consultavam a verdadeira taxa de câmbio entre euros e libras esterlinas na Reuters. Taavet colocava seus euros na conta bancária de Kristo na Estônia, e Kristo depositava as libras na conta de Taavet no Reino Unido. Ambos obtinham a moeda que precisavam quase instantaneamente e nenhum deles pagava nada a mais em taxas de câmbio ruins ou cobranças excessivas de taxas bancárias.

A ideia por trás da Wise é ao mesmo tempo simples e genial. Basicamente, ela possui contas bancárias em diversos países. Quando você quer, por exemplo, enviar dinheiro do Brasil para Austrália, você deposita reais na conta brasileira da Wise e ela transfere dólares australianos da conta dela na Austrália para a conta de destino indicada por você. Por esse serviço ela cobra uma pequena comissão e realiza todo o procedimento muito rápido!


Calculadora de câmbio da Wise

Veja por exemplo a calculadora abaixo, que exibe em tempo real a cotação e as taxas cobradas pela Wise para operações de câmbio. No carregamento da calculadora, a moeda de origem está como dólar americano (USD) e a moeda de destino está como real (BRL). Você pode, contudo, mudar as moedas e os valores livremente, para ver as demais cotações se assim desejar.



Envio de dinheiro para o exterior

Conforme mencionamos no tópico anterior, a Wise nasceu para facilitar e baratear o envio de dinheiro entre contas em diferentes países. Vamos então ilustrar o envio de euros para uma conta em Portugal.

O primeiro passo é clicar no botão “Enviar Dinheiro” no meu lateral esquerdo, depois selecionar a opção “Uma conta fora da Wise” e em seguida escolher como moeda de origem BRL (reais), moeda de destino EUR (euros) e o valor que se deseja enviar.

A Wise irá informar a cotação em tempo real e as taxas cobradas. Ao aceitar a conversão, você será encaminhado para a tela abaixo, na qual deverá escolher o beneficiário entre algum já salvo, ou então cadastrar um novo beneficiário.

Atente-se para o fato de que você só pode enviar dinheiro para você mesmo, amigos e familiares. Além disso, a finalidade da transferência deve ser disponibilidade de recursos no exterior ou manutenção de residentes.

Escolhido o beneficiário, você deverá confirmar os dados da transferência. O próximo passo é escolher o tipo de pagamento, por exemplo transferência bancária.

Por fim, serão fornecidos os dados bancários e o prazo para que seja feita a TED para a conta brasileira da Wise. Realizando a TED até o prazo informado, a Wise garantirá a taxa de câmbio contratada.

Uma vez que a Wise receba a TED, ela irá processar a operação de câmbio de forma extremamente rápida! Muito simples, não é mesmo? 😉


Transações financeiras em 55 moedas

Além de toda a praticidade indicada anteriormente para o envio de recursos para o exterior, ainda existe outra funcionalidade fantástica da Wise: ela permite que todos os usuários possuam saldos bancários em atualmente 55 moedas de forma simples e prática nas suas contas Wise. Há 2 situações possíveis, que iremos comentar a seguir.

Em algumas dessas moedas, os usuários tem a sua disposição dados bancários locais para receberem dinheiro, ou seja, é como se de fato você tivesse aberto uma conta bancária nos países-chave que operam essas moedas! Por enquanto, as moedas que possuem essa funcionalidade são as seguintes:

  1. Dólar Americano;
  2. Dólar Australiano;
  3. Dólar Canadense;
  4. Dólar de Singapura;
  5. Dólar Neozelandês;
  6. Euro;
  7. Florim Húngaro;
  8. Libra Esterlina; e
  9. Lira Turca.

Já as moedas que não disponibilizam dados bancários locais mas com as quais você pode ter saldo na Wise são as seguintes:

  1. Reais Brasileiros;
  2. Baht Tailandês;
  3. Cedi Ganês;
  4. Colón Costa-Riquenho;
  5. Coroa Checa;
  6. Coroa Dinamarquesa;
  7. Coroa Norueguesa;
  8. Coroa Sueca;
  9. Dirham dos Emirados Árabes;
  10. Dirham Marroquino;
  11. Dólar de Hong Kong;
  12. Dong Vietnamita;
  13. Franco da África Ocidental;
  14. Franco Suiço;
  15. Grívnia Ucraniano;
  16. Iene Japonês;
  17. Kuna Croata;
  18. Kwacha Zambiano;
  19. Lari Georgiano;
  20. Lev Búlgaro;
  21. Libra Egípcia;
  22. Naira Nigeriano;
  23. Novo Leu Romeno;
  24. Peso Argentino;
  25. Peso Chileno;
  26. Peso Filipino;
  27. Peso Mexicano;
  28. Peso Uruguaio;
  29. Pula Botsuano;
  30. Rand Sul-Africano;
  31. Ringgit Malaio;
  32. Rublo Russo;
  33. Rupia do Sri Lanka;
  34. Rupia Indiana;
  35. Rupia Indonésia;
  36. Rupia Nepalesa;
  37. Rupia Paquistanesa;
  38. Shekel Israelense;
  39. Sol Peruano;
  40. Taka de Bangladesh;
  41. Won Sul-Coreano;
  42. Xelim Queniano;
  43. Xelim Tanzaniano;
  44. Xelim Ungandês;
  45. Yuan Chinês; e
  46. Zloty Polonês.

Ufa, que lista grande não é verdade?! Isso mostra a força da Wise mundo afora. 😉

Na prática, ter uma conta na Wise é similar a possuir uma conta bancária multimoeda. Para abrir um saldo em alguma das 55 moedas listadas acima, basta que você entre na sua conta da Wise, clique em “Abra um Saldo” no menu lateral esquerdo e em seguida escolha a moeda que desejar.

Veja abaixo, por exemplo, como abrir um saldo em Dólar Americano. Basta clicar em “Abra um saldo”, selecionar a moeda e clicar em “Confirmar”. Simples assim! 🙂

Para saber os dados da conta, é só clicar no botão “Solicitar os dados da conta”. Em segundos você terá a sua disposição todos os dados para movimentar a sua “conta americana” dentro e fora dos EUA!

Uma vez aberto o seu saldo em dólares americanos, você poderá movimentá-lo convertendo saldos de outras moedas (falaremos disso mais adiante) ou por qualquer outro método que desejar, uma vez que você terá todos os dados da sua “conta corrente” nos Estados Unidos, quais sejam:

  • Número de conta, que obviamente varia para cada cliente;
  • Código SWIFT, que é uma sequência de letras e números utilizada para identificar o banco que faz a intermediação da operação de câmbio até o banco recebedor dos recursos nos Estados Unidos. Para os envios de dinheiro até a Wise, o banco intermediário da operação cambial é o Community Federal Savings Bank, cujo código SWIFT é CMFGUS33;
  • ABA/ACH Routing Number, que é um número de 9 dígitos utilizado para identificar cada banco em cada localidade nos Estados Unidos, quando são realizadas transferências entre contas dos Estados Unidos. No caso da Wise, o ABA/ACH Routing Number é 084009519; e
  • Endereço nos Estados Unidos, que no caso é 19W 24th Street, New York, NW, 10010.

Como pedir o cartão de débito da Wise

Conforme comentamos no início deste post,cartão de débito da Wise não estava disponível para o Brasil até pouco tempo atrás. Logo, o uso da Wise para usuários residentes no Brasil se limitava ao envio de dinheiro entre contas mundo afora e uso da conta multimoeda apenas para conversões de saldo. Porém, com o lançamento recente do cartão de débito da Wise para residentes no Brasil, tudo ficou melhor.

Agora é possível pedir o cartão de débito da Wise e recebê-lo no Brasil, podendo assim gastar quaisquer saldos de moedas que você tiver na Wise, o que é muito prático e faz com que se economize muito dinheiro em viagens internacionais!

Um observação importante é que apesar de ser um cartão de débito, ele deve ser utilizado na função crédito, mas não se preocupe: as transações não serão autorizadas se você não tiver saldo suficiente na moeda da transação.

O primeiro passo é abrir a sua conta na Wise, caso você ainda não a possua. Em seguida, você deve clicar em “Cartões” no menu lateral esquerdo. Desta forma, você será encaminhado para a tela a seguir, na qual poderá pedir o cartão (“Order your card”).

wise cartão

Basicamente, você deve preencher um formulário com os seus dados: país (“country”), rua (“street”), número (“street number”), complemento opcional (“complement – optional”), bairro (“neighbourhood”), cidade (“city”), Estado (“State”), CEP (“postal code”) e número de telefone opcional (“phone number – optional”).

Em seguida, você deverá editar os dados do cartão: nome que aparecerá no cartão (“name on card”) e endereço de entrega (“delivery address”).

Na próxima tela, você deverá escolher uma senha de 4 números para o seu cartão de débito.

É isso! Após esses simples passos, o seu cartão de débito da Wise será emitido e enviado para a sua residência no Brasil! Veja o e-mail de boas vindas que eu recebi após solicitar o meu cartão de débito da Wise. O cartão pode ser utilizado de imediato no Apple Pay ou Google Pay.

wise cartão

Não se esqueça que para ativar o seu cartão você precisa transferir pelo menos 25 reais para a Wise através de uma TED. Os dados bancários são informados durante o processo.


Gerenciando o cartão de débito da Wise

Ao clicar em “Cartões” no menu lateral esquerdo, você será encaminhado para a tela abaixo.

wise cartão

Você poderá então gerenciar o seu cartão físico através das funcionalidades existentes: bloquear cartão (“freeze card”), desbloquear senha (“unblock PIN”), exibir senha (“show PIN”) e gerenciar métodos de pagamento (“manage payment methods” – habilitar permissões para uso em caixas eletrônicos, pagamentos online, carteiras digitais, etc. ).

Ao clicar em “Show card details” (ver os dados do cartão),  conforme exibido na tela acima, você será encaminhado para a tela a seguir.

Logo, todos os dados do cartão físico já ficam disponíveis de imediato para uso online ou nas wallets do Apple Pay e Google Pay. Caso prefira, você pode também gerar um cartão digital ao rolar a tela de funcionalidades do cartão físico e clicar em “Get a digital card” (gerar cartão digital). As funcionalidades são as mesmas para o cartão físico.


Usando o cartão de débito da Wise

Para testar o uso do cartão de débito da Wise no Brasil, primeiramente ativei um saldo em reais. Com o saldo ativo, enviei 10 reais para ele via TED. O dinheiro ficou disponível no saldo da Wise em poucos minutos.

Em seguida, realizei uma compra de R$7,25 no Picpay, que foi devidamente aprovada e o saldo em reais sofreu o devido desconto. O cartão da Wise, apesar de ser de débito, deve ser utilizado na função crédito, mas não se preocupe: as transações não serão aprovadas se você não tiver saldo suficiente na respectiva moeda da transação.

Perceba que você pode adicionar uma nota para cada transação e também enviar arquivos em PDF, JPG, JPEG e PNG que caracterizem a transação, por exemplo um recibo. Desta forma, você consegue deixar tudo organizado!

O uso fora do Brasil é análogo ao exposto acima, e você pode realizar gastos em todas as 55 moedas suportadas atualmente pela conta multimoeda da Wise. 😉


Conversões entre moedas na Wise

Uma vez que você tenha saldo em alguma(s) moeda(s), você é livre para converter saldos entre moedas, e o melhor: tudo é feito de forma simples, barata e quase que instantaneamente!

Veja por exemplo que após efetuar o gasto de parte do saldo em reais, decidi converter o restante em libras esterlinas. Bastou entrar no saldo em reais, clicar em converter, digitar o valor e pronto!

Quase que de forma instantânea, meu saldo em libras esterlinas foi atualizado com o valor convertido. Fantástico, não acha?! Se eu quisesse em seguida gastar o meu saldo em libras esterlinas com alguma compra no cartão da Wise eu poderia! Ou então eu simplesmente poderia converter em outra moeda se eu precisasse. Tudo com pouquíssimos cliques e de forma extremamente simples e intuitiva! Ponto positivo! 😉


Vale a pena abrir uma conta na Wise e pedir o seu cartão de débito?

Sim, vale a pena abrir uma conta na Wise e pedir o seu cartão de débito! Conforme exibido ao longo deste post, a Wise é uma conta multimoeda extremamente versátil e fácil de usar, atualmente com suporte a 55 moedas e taxas muito atrativas!

Você pode não apenas abrir um saldo em 55 moedas diferentes e converter rapidamente valores entre elas quando necessário, mas também pode pedir um cartão de débito para gastar os saldos e/ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos sempre que precisar. Além disso, o cartão de débito da Wise pode ser adicionado no Apple Pay ou Google Pay, facilitando ainda mais o seu uso!

A Wise também é uma excelente plataforma para enviar dinheiro entre contas bancárias de diferentes países, de forma simples, rápida e sobretudo barata! No exemplo que demos sobre o envio de euros para uma conta em Portugal, o prazo de conclusão da remessa era de apenas 1 dia útil, o que é ótimo!

Eu uso a conta multimoeda da Wise há bastante tempo, e inclusive já havia comentado sobre ela em um post que escrevi sobre cashback em hotéis, que você pode ler aqui.

No post em questão, ensinei como sacar sem custo o saldo de cashback do TopCashback UK através de um saldo em libras esterlinas aberto na Wise. Sempre enviei em seguida o meu saldo em libras para contas no Canadá, Estados Unidos, Austrália, Alemanha e Portugal pela própria Wise de forma muito simples, rápida e barata! Veja os detalhes do uso da Wise com o TopCashback UK aqui.

A novidade é que agora os residentes no Brasil também podem pedir o cartão de débito da Wise, o que facilita e muito o uso do dinheiro dos saldos da conta multimoeda em viagens mundo afora! É válido ressaltar que o cartão de débito da Wise ainda não está disponível para todos os clientes no Brasil, há uma fila de espera.

Não se esqueça que para ativar o seu cartão você precisa transferir pelo menos 25 reais para a Wise através de uma TED. Os dados bancários são informados durante o processo.

Você já conhecia a Wise? Conte para nós utilizando a seção de comentários abaixo!

Clique aqui para abrir a sua conta e pedir o seu cartão de débito.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.