Agora, cariocas e turistas podem acessar o metrô do Rio de Janeiro pagando por aproximação (NFC) com os cartões pré-pago e de débito da Visa. Anteriormente, apenas cartões de crédito da bandeira eram aceitos nas catracas das 41 linhas metroviárias do estado.
“O pagamento por aproximação permite levar inovação e praticidade ao dia a dia de milhares de pessoas. Com o débito, vamos poder incluir ainda mais cariocas na solução e ampliar o acesso ao transporte público de forma mais rápida e conveniente. Sem contar que levaremos mais agilidade aos processos de um dos meios de transportes mais usados pelos cariocas”, diz Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.
Desde o lançamento, a nova opção de pagamento direto nas catracas tem sido bem aceita. De acordo com dados do MetrôRio, em dezembro de 2019, foram registradas 4,35 mil utilizações diárias em dias úteis, um aumento de 339% em sete meses. A média de utilização diária durante a semana por cliente é de 1,75 vezes. Considerando cada embarque, cerca de 700 mil passagens já foram pagas utilizando a tecnologia de aproximação com cartão de crédito, um resultado considerável.
A partir de agora, o cliente que tiver cartões de crédito, débito ou pré-pagos da bandeira poderão pagar suas passagens apenas aproximando o cartão, ou o celular, na catraca. A cobrança da tarifa ocorre diretamente da conta corrente, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso.
Em um levantamento feito entre maio e dezembro de 2019 pela Visa, o pagamento com cartão passou a ser o mais utilizado – à frente do celular, sendo em média o meio escolhido por 55% dos usuários. A estação Carioca foi a que mais registrou pagamentos neste formato em suas catracas. Seguida pelas estações Botafogo, Jardim Oceânico e Uruguaiana.
Alguém aí já testou a funcionalidade?