A China está investindo pesado na aviação nos últimos anos e, com isso, vai por em prática uma obra um tanto quanto ambiciosa. O país pretende construir o maior aeroporto offshore (sobre o mar) do mundo! O projeto será construído em Dalian, cidade ao norte da China que é bastante conhecida pelos portos.
Com o nome de Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan, ele ficará localizado na província de Liaoning, no nordeste do país, e será quase três vezes maior que o aeroporto já existente na cidade, com capacidade para 43 milhões de passageiros por ano. Ele será construído em quase 21 km2 de aterro, quase o dobro do tamanho do Aeroporto Internacional de Hong Kong – que também foi aterrado na época da construção.
As obras se iniciam ainda este ano, segundo informado pelo próprio governo da cidade de Dalian, depois que o gabinete da China e o Conselho de Estado listaram o aeroporto como uma prioridade de infraestrutura para impulsionar o crescimento econômico da província, uma vez que taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) de Dalian caiu de 13,86% em 2012 para 6,5% em 2019, e foi de apenas 0,41% no ano passado, quando a economia da China foi impactada pela pandemia do coronavírus.
O atual aeroporto da cidade de Dalian – Zhoushuizi International Airport – vem sofrendo uma queda em termos de volume de passageiros e carga desde 2013. Em 2020, ele era o 40º principal aeroporto chinês. No ano passado, 8,6 milhões de passageiros transitaram por lá, o que significou uma queda de 57,2% em relação a 2019. O volume de carga também caiu 29,1% de 2019 para 122.951 toneladas métricas em 2020.
A arquitetura do novo aeroporto é moderna e o contraste com o mar o deixa ainda mais bonito. Veja abaixo as imagens do projeto do terminal de manhã e a noite:
China e a ambição por aeroportos
A ambição da China pela aviação e, principalmente, por aeroportos já é de tempos. Em 2019 ela inaugurou um mega aeroporto na capital Pequim. Com o nome de Beijing Daxing, ele foi planejado para “desafogar” o outro aeroporto da capital (PEK). Ele tem uma área utilizável de 700.000 m² , o equivalente a 97 campos de futebol, com quatro pistas de pouso e decolagem. Para saber mais sobre o mega aeroporto da capital, acesse este post que fizemos em 2019.
Apesar do risco de baixos retornos e as dívidas pesadas, muitas cidades chinesas veem a construção dos aeroportos e ferrovias como uma estratégia impulsionar a economia, gerando mais empregos. Além do novo aeroporto de Dalian, a China vai adicionar mais de 30 em todo o país até 2025, aumentando a capacidade de passageiros para 2 bilhões, de acordo com a Comissão de Administração da Aviação Civil (CAAC).
O que achou do novo projeto?