fbpx

China vai iniciar a construção do maior aeroporto sobre o oceano do planeta

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A China está investindo pesado na aviação nos últimos anos e, com isso, vai por em prática uma obra um tanto quanto ambiciosa. O país pretende construir o maior aeroporto offshore (sobre o mar) do mundo! O projeto será construído em Dalian, cidade ao norte da China que é bastante conhecida pelos portos.

China aeroporto mar

Com o nome de Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan, ele ficará localizado na província de Liaoning, no nordeste do país, e será quase três vezes maior que o aeroporto já existente na cidade, com capacidade para 43 milhões de passageiros por ano. Ele será construído em quase 21 km2 de aterro, quase o dobro do tamanho do Aeroporto Internacional de Hong Kong – que também foi aterrado na época da construção.

As obras se iniciam ainda este ano, segundo informado pelo próprio governo da cidade de Dalian, depois que o gabinete da China e o Conselho de Estado listaram o aeroporto como uma prioridade de infraestrutura para impulsionar o crescimento econômico da província, uma vez que taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) de Dalian caiu de 13,86% em 2012 para 6,5% em 2019, e foi de apenas 0,41% no ano passado, quando a economia da China foi impactada pela pandemia do coronavírus.

O atual aeroporto da cidade de Dalian – Zhoushuizi International Airport – vem sofrendo uma queda em termos de volume de passageiros e carga desde 2013. Em 2020, ele era o 40º principal aeroporto chinês. No ano passado, 8,6 milhões de passageiros transitaram por lá, o que significou uma queda de 57,2% em relação a 2019. O volume de carga também caiu 29,1% de 2019 para 122.951 toneladas métricas em 2020.

A arquitetura do novo aeroporto é moderna e o contraste com o mar o deixa ainda mais bonito. Veja abaixo as imagens do projeto do terminal de manhã e a noite:


China e a ambição por aeroportos

A ambição da China pela aviação e, principalmente, por aeroportos já é de tempos. Em 2019 ela inaugurou um mega aeroporto na capital Pequim. Com o nome de Beijing Daxing, ele foi planejado para “desafogar” o outro aeroporto da capital (PEK). Ele tem uma área utilizável de 700.000 m² , o equivalente a 97 campos de futebol, com quatro pistas de pouso e decolagem. Para saber mais sobre o mega aeroporto da capital, acesse este post que fizemos em 2019.


Apesar do risco de baixos retornos e as dívidas pesadas, muitas cidades chinesas veem a construção dos aeroportos e ferrovias como uma estratégia impulsionar a economia, gerando mais empregos. Além do novo aeroporto de Dalian, a China vai adicionar mais de 30 em todo o país até 2025, aumentando a capacidade de passageiros para 2 bilhões, de acordo com a Comissão de Administração da Aviação Civil (CAAC).

O que achou do novo projeto?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.