fbpx

Classe Economy Comfort da KLM no B777-300 – Amsterdam para São Paulo

Avaliações Cias Aéreas

Por Dérek Arakaki

Após alguns dias em Amsterdam, onde tive a oportunidade de avaliar o voo da KLM na classe econômica no voo de ida e visitar o Crew Center e a sede da KLM, chegou a hora de voltar para São Paulo, dessa vez na Economy Comfort.

Essa sessão da econômica oferece mais espaço para as pernas para os passageiros além de uma reclinação adicional nos assentos.

Além disso, tive a oportunidade de sentar na primeira fileira da Economy Comfort, logo atrás da divisão com a business (bulkhead), que oferece ainda mais espaço para os passageiros.

Voo KLM KL791 – 02/02/2019
Amsterdam (AMS) São Paulo (GRU)
Assento: 10H – Classe Econômica (Comfort)
Partida: 09:55 / Chegada: 19:00 / Duração: 12h05
Aeronave: B777-300

Confira abaixo Como é Voar na Economy Comfort da KLM.


Check-in

Como o voo era diurno cheguei bem cedo no aeroporto, o que facilitou todo o processo do check-in. No aeroporto de Schiphol a KLM disponibiliza o sistema em que o próprio passageiro despacha suas malas, o que na minha opinião agiliza ainda mais todo o processo.

Não peguei fila nenhuma e já fui direcionado pela atendente para a máquina onde passei meu cartão de embarque no leitor, selecionei as opções na tela, e em seguida já recebi a etiqueta para prender n bagagem e colocar na esteira.

Foi tudo tão rápido que até esqueci de tirar foto (rs), mas coloco abaixo uma disponibilizada pelo próprio aeroporto de Schiphol:

Tudo muito simples, ágil e didático, não tem como errar. Aliás, vocês já utilizaram esse sistema? Gostam ou preferem o tradicional?


A aeronave

Voei na mesma aeronave do voo de ida, o Boeing 777-300 que conta com 334 assentos na classe econômica e mais 40 na economy comfort, dispostos no layout 3-4-3.

O meu assento nesse voo foi o 10H, na primeira fileira da Economy Comfort (assentos em laranja).

Para quem conseguir reservar um assento na primeira fileira, deem preferência para os os que ficam próximos as janelas e não os centrais entre os corredores. Reparem que o blukhead (divisória) fica mais afastado nos assentos da janela do que nos assentos centrais.

Parece pouco, mas você ganha ainda mais espaço, tentei ilustrar com as setinhas em vermelho:

Reparem também que além da posição do meu assento ser mais recuada, o bulkhead também fica mais afastado, ou seja, você ganha espaço 2x.


O assento

Eu tinha voado há poucos dias na classe econômica, então era a oportunidade perfeita para testar as diferenças para a economy comfort.

Essa sessão oferece cerca de 10cm adicionais de espaço para as pernas entre os assentos, ou seja, 89cm no total. Isso gera um conforto adicional, principalmente se você é mais alto. A largura é o mesmo dos outros assentos da econômica (45cm).

Já em relação a reclinação do assento, são 18cm extras. Nessa foto vocês conseguem perceber a diferença:

Como eu tinha voado na econômica recentemente, eu pude sentir a diferença na reclinação. Mas confesso que se você nunca tiver voado com a companhia e escolher a economy comfort, talvez essa diferença de reclinação não seja tão perceptível.

Como disse, o espaço para as pernas nessa primeira fileira era enorme, isso é algo que valorizo bastante!

A parte “ruim” de sentar nessa fileira é que você fica admirando o assento da executiva bem de perto, rs. Mas é só até a decolagem, depois disso você passa a admirar a cortininha, que por sinal achei muito estilosa! rs

Assim como no voo de ida, para a econômica a KLM disponibiliza um kit com uma manta e aqueles pequenos travesseiros.

Também distribuem fones de ouvido para quem desejar. Assim como na ida oferecem o modelo de fone (intra-auricular):

Assim que decolamos foram distribuídos lenços umedecidos acompanhados de uma garrafinha de água.


Entretenimento de bordo

Nesses assentos da primeira fileira, tanto a mesinha quanto a tela com o entretenimento de bordo ficam embutidos na lateral do assento, bastando apertar o botão para destravar e puxá-los para cima:

O entretenimento de bordo é bem completo e com uma interface muito rápida, com uma entrada USB para carregar seus dispositivos:

Muitas opções de filmes, séries, jogos e música. Ou seja, tem conteúdo para agradar qualquer passageiro:

E é claro, o mapa interativo para acompanhar o voo, o que é sempre uma diversão a parte para mim! rs


Serviço de bordo

Após mais ou menos 1 hora e meia da decolagem as comissárias começaram a servir o almoço. As opções eram massa ou almôndegas, eu optei pela primeira. De acompanhamento tinha uma torrada, manteiga, queijo, salada e um pão (quentinho!).

Para sobremesa a KLM oferece um muffin e como bebida optei por um vinho tinto:

Achei tudo muito saboroso e em boa quantidade! O pão, a torrada e o queijo são um belo complemento para a refeição da economy. Detalhe para o tempero, excelente para evitar sujeira:

Assim como na ida os comissários distribuem um Stroopwafel para os passageiros, que para quem não conhece, é um biscoito típico holandês. Dessa vez ele foi entregue junto com o lanche que é oferecido entre as refeições. Além do sanduíche e do stroopwafel a KLM oferece um biscoito e água:

Detalhe para a apresentação na caixinha. Dentro uma frase ressaltando que o lanche é feito com ingredientes 100% orgânicos e de origem holandesa.

Já chegando em São Paulo foi servida a última refeição, que contava com uma salada, pizza e uma sobremesa de creme com chocolate, que estava uma delícia!

Ah! E se você sentir aquela fome durante o voo, a KLM disponibiliza na aeronave snacks e bebidas. 🙂


E quanto custa voar na Economy Comfort?

Você consegue verificar o custo para voar na Economy Comfort durante a seleção de assentos da sua reserva. Para esse voo a KLM cobra R$355 como vocês podem conferir abaixo:


Considerações finais

Achei o voo de volta bem agradável, muito em função do conforto maior que tive nesse assento, principalmente no que diz respeito ao espaço entre as pernas, algo que eu particularmente valorizo muito. O voo saiu de Amsterdam com certo atraso devido a condições meteorológicas no dia.

É importante saber diferenciar uma Econômica Premium e de uma Econômica Conforto, para poder alinhar sua expectativa ao que será oferecido e os custos envolvidos.

Na Econômica Premium costumamos ter um serviço superior, geralmente os assentos são diferentes da econômica podendo inclusive ter um layout diferente com menos assentos por fileira. Além disso, o serviço de bordo costuma ser diferenciado e pode incluir também a entrega de amenity kits. Tudo isso, claro, reflete em uma tarifa mais cara.

Já a Econômica Conforto, que é o que a KLM oferece, costuma refletir em um assento mais confortável em termos de espaço para as pernas e reclinação. Ficam localizados logo nos primeiros lugares da econômica.

Vou reforçar mais uma vez. Eu tinha acabado de voar na econômica e pude sentir a diferença da reclinação do assento. Se você for reservar esse assento sem ter experimentado o da econômica tradicional essa diferença pode não ser tão perceptível.

Se vale a pena? Cada um tem que avaliar o custo benefício e se cabe no seu bolso. Uma coisa é certa, você vai chegar mais descansado do que se voasse na econômica normal.

Mais uma vez gostaríamos de agradecer a KLM pelo convite para mostrar para nossos leitores como é voar com a companhia na classe econômica. O Passageiro de Primeira fez uma doação de 40 mil milhas Smiles em retribuição ao convite da passagem de ida e volta.

Agora quero saber de vocês! Quem aí já voou com a KLM, seja na Economy, Economy Comfort ou mesmo de Business? Gostaram do serviço?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.6

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.