fbpx

Classe Executiva da Azul no A330neo – Lisboa para Campinas

Avaliações Cias Aéreas Classe Executiva

Por Rodrigo Betancourt

Fala pessoal! Me chamo Rodrigo, faço parte da equipe do Passageiro de Primeira e vou compartilhar com vocês como foi o meu voo entre Lisboa e Campinas/Viracopos, viajando na Classe Executiva do Airbus A330neo, da Azul.

Vôo Azul AD8751 – 08/08/2022
Lisboa (LIS) Campinas (VCP)
Assento: 1F – Classe Executiva
Partida: 10:00 / Chegada: 16:00 / Duração: 10h00
Aeronave: Airbus A330neo

pular para… 


Aeroporto e embarque 

Como o embarque do voo estava previsto para às 9 horas da manhã, cheguei ao aeroporto por volta das 7h e me dirigi diretamente ao check-in da Azul, que é localizado no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa. Por estar viajando na Classe Executiva, pude utilizar a fila preferencial, portanto fui atendido sem grandes esperas. Além de passageiros viajando na business, clientes TudoAzul Diamante e Safira também podem utilizar este serviço.

O procedimento de check-in foi rápido e prático, sem grandes problemas. Porém, recebi uma notícia que não agrada a ninguém: a Azul estava sem nenhum lounge no aeroporto de Lisboa naquele momento. Como não sabia disso, confesso que fiquei decepcionado, mas bola pra frente! De qualquer modo, fui instruído a partir diretamente para o meu portão já que, por conta das longas filas que o aeroporto da capital portuguesa vem enfrentando neste verão, a previsão de espera no raio-x e alfândega era de quase 1 hora.

Feitas todas as burocracias e comprinhas no Dutyfree, chegou a hora de ir para o portão de embarque, N45. E lá estava o Airbus A330neo, batizado de Gigante Azul, que me levaria até Campinas!

Matrícula: PR-ANW
Idade: 2 anos

O embarque da Azul é realizado por seções e foi feito de maneira organizada. Passageiros viajando na Classe Executiva embarcam pela zona “B”, logo após o embarque de pessoas que requerem assistência.


Classe Executiva

A Classe Executiva da Azul no Airbus A330neo tem capacidade para acomodar 34 passageiros, na configuração 1-2-1. Além da business, a aeronave tem mais uma classe de serviço, a econômica.

Se você viaja acompanhado(a), as poltronas localizadas no centro da aeronave (E e F) são as melhores opções. Se viaja sozinho(a), recomendaria escolher as fileiras ímpares nas laterais da aeronave (A e K). Repare que as poltronas de número ímpar estão perto das janelas, já as pares mais próximas ao corredor, tornando o assento menos privativo.

Como viajei acompanhado, optei por sentar nas fileiras centrais. Essa era a minha poltrona: 1F.

Nos assentos da executiva da Azul, projetados pela Recaro, o televisor é localizado logo à sua frente, e pode ser liberado e ajustado puxando uma alavanca. Ao lado da tela individual, é possível encontrar um gancho para casacos:

Repare que alguns assentos nas fileiras centrais da aeronave são grudados, ou seja, você viaja colado ao seu vizinho. Se você estiver acompanhado, isso é ótimo, mas se viaja sozinho, eu evitaria este assento. Apesar de haver a possibilidade de utilizar um divisor de privacidade, ele é pequeno e não muito efetivo. Aproveito para mostrar como fica o assento na posição cama:

A poltrona na posição cama é bem confortável, achei ela espaçosa e macia (é possível ajustar o encosto da lombar, de acordo com a sua preferência). Para mim, a única desvantagem deste assento é o encosto para os pés, que é um pouco estreito, mas nada que atrapalhou a viagem:

Assento com a mesa de refeições aberta – é difícil levantar-se durante as refeições:

Agora, vamos falar sobre algumas características da poltrona. Ele possui uma luz de leitura individual ajustável, controle da televisão e um mini “porta trecos”:

No console lateral estão: controles do assento (posição e luzes), mesa de refeições, tomada universal, entrada USB e entrada para fones de ouvido. Há também um compartimento “porta sapatos” perto do piso – muito útil!


Entretenimento de bordo

Materiais de leitura

No “bolsão” de literatura – encontrado no console lateral – encontrei a revista de bordo da Azul e o folheto que contém as instruções e segurança da aeronave.

Confesso que adoro ler a revista de bordo da empresa, então adorei encontrar a versão física dela.

Tela individual

Todos os assentos da aeronave são equipados com uma tela de entretenimento individual e touchscreen. Nelas, os passageiros podem encontrar diversas opções de entretenimento e informações sobre a viagem.

As opções do entretenimento de bordo incluem:

  • Mapa e informações do voo;
  • Filmes;
  • TV e séries;
  • Opções de áudio – músicas e podcasts;
  • Área para crianças; e
  • Jogos.

O entretenimento de bordo da Azul no A330neo é moderno e bem atualizado. Como a aeronave é muita nova, ela conta com uma tela responsiva e com ótima definição. Como um AvGeek, minha ferramenta favorita de entretenimento foi o mapa de voo – que te permitia navegar pelo globo e observar o progresso da viagem de diferentes ângulos e pontos de vista.


O Voo

Agora, vamos falar sobre a parte mais importante! Vou contar para vocês todos os detalhes do voo e do serviço de bordo oferecido pela Azul neste voo de Lisboa para Campinas.

Embarque e primeiras impressões

Embarcado, me dirigi a minha poltrona, 1F. Lá, encontrei alguns itens me esperando: Roupa de cama (travesseiro e coberta), fones de ouvido noise cancelling e amenity kit.

A roupa de cama, além de super confortável, segue o padrão de cores da Azul. O fone de ouvido, que era noise cancelling, funcionava bem e realmente reduzia a quantidade de ruído.

O amenity kit da Azul foi uma surpresa super agradável. Achei ele bem completo e com um item que nunca havia visto: um identificador de bagagem com o branding da Azul! Se pararmos para pensar, esse é um gesto modesto, porém muito efetivo da empresa – o passageiro sai feliz por ganhar um luggage tag super legal e a empresa se beneficia de marketing gratuito, com o viajante levando sua marca para aeroportos ao redor do mundo tudo. Bravo, Azul!

Ainda durante o embarque, os comissários ofereceram três opções de welcome drink: espumante, água ou suco de laranja acompanhados por um saquinho de amendoins japoneses – optei pela água.

Cardápio

Recebi um menu que continha todas as refeições que seriam servidas ao longo da viagem:

Almoço

O serviço de bordo começou cerca de 40 minutos após a decolagem. Os pedidos foram retirados ainda em solo, portanto o processo foi todo muito ágil.

Para começar, recebi uma toalha refrescante.

Logo, escolhi as minhas bebidas: água e um vinho português – Cadão Branco Reserva 2018. Neste momento, também recebi um mix de nuts como aperitivo:

Depois, a tripulação aproveitou para montar a mesa, com uma toalha branca para forrá-la. Como estava na primeira fileira, fui o primeiro a receber a bandeja com a minha refeição. Reparem no saleiro e pimenteiro clássico da Azul, uma homenagem super simpática ao Brasil, um verde e o outro amarelo:

Na bandeja estavam os talheres (embrulhados no guardanapo), um pratinho com manteiga, outro para o pão e o prato principal. Na Azul, à parte do mix de nuts e sobremesa, o serviço de bordo é realizado apenas em uma etapa.

Para mim, em um voo diurno, ele deveria idealmente ser realizado em partes. Como não há pressa para dormir, o passageiro tem a oportunidade de aproveitar uma refeição mais elaborada e com mais tranquilidade. Seria interessante ver a Azul adotando a prática de muitas empresas (como American), que oferecem esse serviço express sob demanda.

Como prato principal optei pelo Tornedor Grelhado com molho de pimenta-preta acompanhado de batata assada, abobrinha e cenoura sauté:

Eu optei por “pular” a entrada, mas tirei uma foto da como ficaria a bandeja com a refeição completa. Neste caso, com o Mix de folhas e tomates-cereja vermelho e amarelo:

Assim que acabei, chegou a hora da sobremesa e do café! Eu comi o prato de frutas, mas também tirei a foto do famoso sundae da Azul, com cobertura de chocolate, farofa doce e castanhas de caju:

O serviço de bordo principal da Azul foi excelente. Os tripulantes foram extremamente atenciosos, passando pela cabine constantemente para ver se tudo estava bem e fazer o refil de bebidas. Apesar de ter tido experiências incríveis com companhias aéreas internacionais, confesso que não há nada como voar em uma empresa com tripulação brasileira!

Durante o voo

Antes de finalizar o serviço de bordo, os comissários passaram pela cabine com garrafinhas de água para que os passageiros pudessem manter-se hidratados durante todo o percurso. Reparem no recado simpático que vem na garrafinha (que é azul, por sinal):

Eu confesso que nem vi o voo passar… Entre as sonecas e o sistema de entretenimento de bordo, a viagem toda me pareceu super rápida. Dormi, no total, cerca de 4 horas.

Durante o voo, a tripulação montou na galley um walk-up bar com água, sucos e café:

Em algum momento durante o trajeto, a tripulação passou pela cabine com os famosos snacks da Azul. No meu caso, pedi as batatinhas chips e os cookies integrais, além de um café, que foi preparado pela tripulação na galley:

Segundo serviço de bordo

Faltava 1 hora e 45 minutos para o pouso quando o serviço de bordo começou. Como esperado, esta refeição antes do pouso costuma ser mais simples, servida da maneira “express” – tudo em uma única bandeja. Recebi uma toalha refrescante e minha escolha de bebida: água e café.

Só havia uma opção para esta refeição, uma quiche lorraine, que vinha acompanhada de cogumelos sauté. O prato veio acompanhado de um pão, manteiga e um pratinho de frutas.


Emissão

Para emitir este bilhete, utilizei as minhas milhas do programa TudoAzul e fiz a compra através do site da empresa:

Só ida, Lisboa – Campinas

Milhas: 150.000

Taxas: R$177,51


Comentário

Bom pessoal, o que acharam do voo? Eu confesso que estava muito ansioso para voar com a Azul experimentar sua Classe Executiva!

No geral, a experiência com a empresa me agradou muito. Comissários atenciosos (um agradecimento especial para a Miuly, que cuidou muito bem de mim durante a viagem), serviço de bordo de qualidade e cabine confortável. Com certeza, incluirei a Azul nos meus planos para viajar entre a Europa e o Brasil no futuro.

E aí? Já voou na Executiva da Azul? Como foi a sua experiência?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.6
Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.