fbpx

Classe Executiva da Lufthansa no A350 – Munique para São Paulo

Avaliações Cias Aéreas

Por Fábio Vilela

Antes de embarcar de volta pro Brasil, a Lufthansa me convidou para conhecer um pouco dos bastidores das operações da empresa no aeroporto de Munique.

Lufthansa HUB Operations

Primeiro eu fui conhecer o Lufthansa HUB Operations – que é praticamente a célula onde tudo acontece. Nesta célula tudo é controlado – tripulação, frota, contingência, meteorologia, segurança, cancelamento ou não dos vôos, etc – ou seja, é o coração da LH no aeroporto.

Sabe o que é o mais bacana de conhecer tudo isto? É saber que existem centenas de pessoas por trás das “cortinas” que fazem tudo acontecer para que o passageiro chegue do ponto A ao B da melhor forma possível. Vocês não tem idéia das milhares de fases e etapas que um voo passa antes, durante e depois e do constante esforço destas pessoas para que a operação ocorra 100% conforme planejada.

Sistema de bagagens

Saindo do HUB Operations fui conhecer a central de gerenciamento de bagagens do aeroporto – que é praticamente uma outra cidade. Eu fiquei impressionado com a tecnologia por trás de tudo isto – principalmente da parte de rastreamento já que eles tem nestes painéis todo o caminho que cada bagagem percorre, desde o check-in até entrar no avião.

Ao visitar os túneis subterrâneos pude entender o tamanho da complexidade da coisa e entender melhor como a tecnologia é crucial para que tudo ocorra perfeitamente, afinal são 54KM de trilhos de bagagem contornando somente o T2 do aeroporto.

As bagagens são escaneadas em várias fases dessas esteiras, para determinar o destino, qual container ela irá (prioridade, etc), além de serem pré-selecionadas em caso de alguma suspeita de conteúdo perigoso.

Tudo é muito rápido e acontece de forma “perfeita” – as máquinas literalmente não erram.

Além das máquinas de raio-x, eles também contam com cães farejadores que trabalham em turnos alternados durante o dia.

Em cada esteira tem um monitor, que mostra o numero do voo, destino e origem, quantas malas já saíram, quantos minutos faltam para todas saírem, e qual vai ser o tempo total de descarregamento.

Cada mala tem sua própria bandeja e eu confesso pra vocês que eu nunca vi tanta Rimowa por metro quadrado na vida – era uma atrás da outra.


Delights to Go

Antes de embarcar eu pude finalmente conhecer o novo conceito de “lounge” da Lufthansa que está em fase de testes no aeroporto – que é chamado de “Delights to Go”

Ele está cocalizado no Terminal 2 perto do Portão G19 e os passageiros da Lufthansa que já tem  acesso à sala vip podem desfrutar de lanches e bebidas em uma área de autoatendimento planejada.

O novo serviço não tem custo adicional e pode ser acessado ao apresentar o cartão de embarque na entrada do local.

O conceito foi baseado na seguinte situação: Grande parte dos passageiros frequentes quando está para embarcar, às vezes só quer tomar uma xícara de café e pegar pequeno lanche no Lounge – pois está com pressa. Então para tornar as viagens mais fáceis para esses clientes apressados, a LH lançou este serviço.

Dentro deste pequeno corredor, você vai encontrar monitores com uma interface de usuário moderna e interativa. Aqui o cliente pode selecionar uma das três opções de lanches de acordo com as categorias listadas na tela.

Entre as categorias estão a Classic (onde o lanche principal, por exemplo, é um wrap de atum ou salada grega), o Balance (por exemplo, um sanduíche com mostarda de pera e figo ou uma salada de quinoa) ou o Local (por exemplo, uma salada com salsicha de Munique). Estes kits são complementados por um item doce ou salgado, mais um pedaço de fruta fresca e uma pequena garrafa de água.

Máquinas de café também estão a disposição dos passageiros.

E ao sair, o famoso dizer alemão “Auf Wiedersehen”.

Eu preciso dizer que adorei este conceito – me lembrou um pouco o da nova sala Mastercard no aeroporto de Guarulhos.

Muitas vezes queremos só pegar algo pra beber e comer e ir direto pro portão, portanto este tipo de facilidade ajuda na praticidade e na agilidade da vida do passageiro. Aprovei!


O voo

Bom, hora de pegar o A350 de volta pra casa – não vou falar muito do avião em si pois vocês já tiveram um overview completo da cabine, poltrona e conforto no review do voo da ida, então vou focar apenas no serviço, ok?

Vôo Lufthansa LH504 – 05/12/2019
Munique (MUC) São Paulo (GRU)
Assento: 6H – Classe Executiva
Partida: 22:30 / Chegada: 06:55+1 / Duração: 12h25
Aeronave: A350-900

Desta vez eu optei por sentar na cabine maior, pois consegui um assento lateral com o outro do lado vazio, então tive mais privacidade durante o voo.

Peguei o 6H, que é o último do lado esquerdo – na janela.

Preciso fazer um elogio para a tripulação deste vôo que foi demais – não que a da do voo da vinda não tenha sido, mas esta mereceu destaque – comissários(as) SUPER simpáticos, sorridentes e pró-ativos – nota 10!

Como não sentou ninguém do meu lado, optei por sentar na janela, e a poltrona do meu lado (corredor) ficou livre.

Nesta foto vocês conseguem ter uma noção melhor de quando eu falo sobre o afunilamento do footrest.

Ainda em solo o serviço começou com bebidas de welcome drink – pedi o champagne.

Curiosamente o amenity kit deste voo foi diferente – veio um saquinho personalizado com o tema de natal. Inclusive com aquele sino que as renas usam, rs.

O conteúdo era o mesmo do voo da vinda, somente e embalagem que era diferente. Apesar de achar bacana o fato de homenagearem o natal, achei o saquinho bem simples.

O serviço então começou com bebidas e nuts – detalhe especial ao comissário que me serviu que não deixou meu copo (água e vinho) ficar vazio um minuto. Toda hora ele vinha perguntar se eu queria reposição – atenção nota 10!

O cardápio foi entregue ainda quando o avião estava em solo, e foi quando eles tiraram nossos pedidos.

Pedi o carré de vitela de entrada, que apesar da apresentação não muito bonita, tava delicioso – não deixei sobrar nada. Detalhe para os pretzels que são oferecidos junto com os pães – eu adoro!

De prato principal pedi o Halibut (foi sugestão de vocês no Instagram) e não me arrependi – a composição junto com o arroz negro fez o conjunto perfeito – muito saboroso e macio.

De sobremesa veio o prato de queijos e um flã com ameixa – que eu particularmente não gostei – achei meio gorduroso.

E por fim, além dos chocolates entregarem saquinhos com biscoitos – também em homenagem ao natal.

Como eu estava sozinho, consegui fotografar a cama arrumada (eu quem fiz) pra vocês verem. O colchonete ajuda na maciez do assento, e conforme falei no outro relato, o tamanho do travesseiro e da manta são ótimos.

Fiz esta foto de cima pra baixo pra vocês terem uma idéia de espaço entre uma poltrona e outra quando ambas estão reclinadas.

Quase chegando em São Paulo foi servido o café da manhã – detalhe que os ovos mexidos são feitos na hora – então o sabor é outra coisa – nota 10! E mais uma vez – detalhe pra Nutella – pedi umas 3x, rs.

Sabe o que eu mais gostei desta viagem além do voo? Foi conhecer mais o aeroporto de Munique – sinceramente eu não sabia do enorme potencial que ele tinha. Viajar de/para ou através de MUC é MUITO conveniente, fácil e rápido. Diferente do seu “amigo” Frankfurt, conectar em Munique é muito melhor do ponto de vista pro passageiro – e eu assino embaixo!

Além disto o aeroporto oferece uma gama de atividades, entretenimento e gastronomia que te dá a sensação de estar em um shopping. Destaque especial para a Airbräu que foi a primeira cervejaria dentro de um aeroporto, e o famoso atrium a céu aberto que agora durante o final de ano está com um mercado de natal maravilhoso – exatamente igual aos típicos que você encontra no centro da cidade.

Então se você estiver viajando de executiva/econômica e puder escolher entre MUC e FRA – eu optaria por Munique – que com certeza passou a ser o meu queridinho dos aeroportos que a LH opera na Alemanha – nota 1000!

E vocês, tem esta mesma impressão?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.6

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.