Por fim, hora de embarcar para São Paulo depois de uma longa jornada. Meu vôo foi operado pela TAM no B777-300ER da cia que faz a rota de/para Frankfurt.
Vôo TAM JJ8071 – 12/03/2014
Frankfurt (FRA) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 7C – Classe Executiva
Partida: 21:00 / Chegada: 05:10 / Duração: 12h10
Aeronave: Boeing 777-300ER
Como já voei inúmeras vezes neste avião não estava tão animado, afinal não seria novidade pra mim. O layout da business neste equipamento é 2-3-2, o qual não gosto muito pelo fato de quem sentar nas poltronas do meio, acaba preso igual na classe econômica.
A classe executiva não estava cheia, apenas 34/56. Optei por sentar na primeira seção onde possuem somente 3 fileiras e acho mais privativa.
Os assentos (com exceção da posição cama) são confortáveis e largos.
O tamanho da TV também é um grande diferencial que considero, pois tem muitas cias estrangeiras que não tem um IFE nesta proporção.
O controle do assento/telefone ficava na lateral esquerda embaixo do encosto de braço.
Já as tomadas ficavam embaixo do console que dividia as poltronas.
Luzes de leitura individual no canto superior dos encostos de cabeça.
Este porta-treco serve para você por a água em cima e o sapato embaixo.
Os fones apesar de serem noise cancelling não tinha uma qualidade muito satisfatória.
Logo no embarque foram oferecidos champagne/sucos e castanhas.
Após alguns minutos depois do embarque os cardápios foram distribuídos para podermos escolher as refeições. Bom, vocês acreditam que quando chegou na minha vez já não tinha a carne? Sinceramente fiquei muito chateado, eu estava na 7C, que é terceira fileira da classe executiva. Agora fico imaginando quem estava sentado na última da Business, o que teria sobrado. Sei que as opções de refeições não são garantidas mesmo porque eles não embarcam todas as variedades para todos os passageiros, mas o que eu esperava é que sentando na frente eu teria uma certa “sorte” de quem está sentando lá atrás, já que a TAM começa a servir de frente pra trás. Enfim, paciência!
Por outro lado, a comissária que estava super sem graça, me ofereceu se eu queria a carne da classe econômica que ela poderia retirar de um bandeja extra e montar em um prato pra mim e trazer. Como eu já estava com muito sono e queria comer logo para dormir, optei pela massa e agradeci ela. De qualquer forma, achei que ela foi super profissional e gentil, afinal a culpa não é dela, e ela buscou (na medida do possível) resolver a situação de uma forma cordial.
A refeição neste modelo expresso que eu particularmente não aprovo veio tudo de uma vez em uma bandeja. A maioria das cias oferecem os dois modelos de serviço – refeição expressa, e a outra que vem item por item. Só que de uns tempos pra cá, a TAM só tem servido este modelo expresso, e se quer dá o trabalho de perguntar ao passageiro se ele quer comer com calma, neste caso vindo um prato de cada vez. Pode parecer frescura, mas se eu estiver viajando com tempo e não estiver cansado e estou querendo curtir a viagem, eu prefiro que venha tudo separadamente, até mesmo para poder apreciar melhor a refeição e não se sentir pressionado para terminar logo.
Enfim, depois do ocorrido com a refeição, fui tentar dormir. Como a maioria de vocês aqui já conhecem a classe executiva da TAM, estão acostumados que ela não é uma maravilha para quem quiser relaxar.
O fato da poltrona ficar reclinada, e o encosto dos pés ser em uma parte de metal separado do assento, realmente fica complicado ter uma noite de sono tranquila.
Nesta foto vocês conseguem ver o desnível do assento (onde você senta) e o descanso dos pés.
Além do mais, a parte do encosto não deita tudo, ficando também levemente inclinada pra cima.
Bom, vocês me conhecem e sabem que não sou muito fã desta business class, e acredito que a TAM com o novo plano de renovação das cabines, terá um produto superior onde os brasileiros poderão optar por ela por vontade própria e não por falta de opção.
Chegando em GRU quando tirei minha mala da esteira não pude deixar de tirar esta foto. Eu tive tanto vôo de volta de conexão, que tiveram que pregar duas etiquetas de bagagem com código de barras, pois a quantidade de aeroportos que minha mala ia passar não coube em uma só. Rs.
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
6.8