fbpx

Classe Executiva da Turkish Airlines no B777-300ER – Buenos Aires p/ São Paulo

Cias Aéreas Classe Executiva

Por Fábio Vilela

Depois de 2 noites em Buenos Aires era hora de finalmente voltar pra casa. Meu trecho entre a capital argentina e São Paulo foi operado pela Turkish Airlines.

Para quem não sabe, existem 3 cias aéreas estrangeiras que voam c/ aviões widebodies (Boeing 777) em rotas transatlânticas p/ o Brasil e que estendem o trajeto até Buenos Aires, permitindo assim que os clientes comprem somente este trecho entre Brasil e Argentina. São elas: Turkish e Qatar saindo de SP e Emirates saindo do RJ. É uma ótima chance de quem tem vontade de conhecer uma cabine superior já que o valor destas passagens com milhas/pontos geralmente são bem atrativos levando em conta o custo x benefício.

O check-in tinha uma fila preferencial p/ passageiros elite e classe executiva – que por sinal estava super vazia. Prontamente fui atendido e já estava com meu cartão em mãos p/ embarcar.

Na hora do raio-x me chamou a atenção um fato curioso (pode ser sido atípico) – mas não havia bandejas para nenhum passageiro. Todo mundo colocando os objetos pessoais direto na esteira do raio-x – inclusive os sapatos. Aliás, a fila estava ENORME, muito cheia mesmo. Olhei ao redor p/ saber se as bandejas estavam em algum lugar, mas nada – não tinha mesmo.

img_1572

A Turkish Airlines usa a sala vip exclusiva da Star Alliance (que você confere o review aqui) – novamente achei o buffet SUPER fraco e o wifi quase que inoperante de tão lento. Só vale a pena mesmo pelo conforto do ambiente porque de resto ela deixa muito a desejar.

O avião saiu no horário e pouco antes da hora do embarque eu já estava no portão afinal (na maioria das vezes) preciso sair correndo p/ conseguir tirar as fotos, rs.

img_1573

Vôo Turkish Airlines TK16 – 10/04/2017
Buenos Aires (EZE) ✈ São Paulo (GRU)
Assento: 5J – Classe Executiva
Partida: 23:00 / Chegada: 01:35  / Duração: 2h35
Aeronave: B777-300ER

A classe executiva da TK no B77W é dividida em duas seções – a primeira com 4 fileiras e a segunda (que foi onde eu sentei) com 3 fileiras. O voo estava SUPER vazio, nesta segunda seção vieram somente 3 passageiros (contando comigo). Então consegui fazer umas fotos bacanas da cabine ainda vazia já que eles entraram mais pro final.

DCIM100GOPROGOPR1661.

Ao embarcar nenhum comissário(a) veio se apresentar e tão pouco acompanhar os passageiros p/ os assentos. Cada um que se virava p/ achar – o que claro, não é uma tarefa difícil – mas poderia ter um atendimento melhor.

img_1586

Este layout 2-3-2 não é nada atual/agradável p/ uma business class. Imagina se você senta no meio ? Toda hora vai precisar incomodar o passageiro ao lado se quiser se levantar, etc. Eu não aprovo!

img_1590

Fiz esta outra foto com a GoPro para vocês terem uma idéia maior da dimensão do espaço.

DCIM100GOPROGOPR1670.

Eu sentei na 5J que é no corredor da primeira fileira da segunda seção. Notem que a TV fica presa no bulkhead (parede)

DCIM100GOPROGOPR1662.

Nas poltronas estavam um suporte p/ as costas (não é travesseiro) e uma manta simbólica – pois era tão fina que mais parecia um véu.

img_1626

img_1582

img_1612

As poltronas também contam com luzes individuais de leitura.

img_1576

Controle eletrônico da posição do assento – há 2 posições pré-estabelecidas e as demais você consegue personalizar.

img_1575

A tomada era num lugar super ingrato – tanto é que pra tirar a foto ficou bem tremida. Ela fica debaixo do encosto de braço – de difícil acesso – nada prático.

img_1580

O fone de ouvido – apesar de ser classificado como noise-cancelling – era de plástico e de uma qualidade bem inferior.

img_1623

O joystick do IFE estava bem novo e respondia rápido aos comandos da programação.

img_1613

O entretenimento de bordo é bem completo – diversas opções de filmes, músicas, jogos, etc. Um fato que notei é que eles liberaram a programação somente depois que já estávamos em altitude de cruzeiro – antes disso não foi possível assistir nada.

img_1614

img_1616

img_1615

O voo também conta com wifi – que é cortesia p/ quem viaja na business ou tem status elite no programa – ponto super positivo.

img_1627

A conexão funcionou perfeitamente no trajeto e a velocidade bem satisfatória.

img_1628

O ottoman (descanso dos pés) é grande e não afunila – mas em contrapartida tem pouca (ou quase nenhuma) privacidade em relação ao passageiro ao lado já que não há divisão entre os dois.

O fato da TV ficar na parede dificuldade muito na hora que você está deitado (flatbed) pois assim não consegue ter uma posição adequada p/ assistir a programação.

DCIM100GOPROGOPR1673.

A poltrona na posição cama é total flatbed e o assento tem uma largura boa.

DCIM100GOPROGOPR1677.

Ottoman com porta sapatos.

img_1618

Em relação ao conforto da “cama” ela atende bem a necessidade de uma noite de sono do passageiro. Mas notem que se o passageiro da janela quiser sair, vai ter que pular o colega.

DCIM100GOPROGOPR1681.

Como esta poltrona fica logo em frente a galley tem o ponto negativo do barulho e das luzes – portanto fique atento.

DCIM100GOPROGOPR1685.

 

DCIM100GOPROGOPR1693.

O serviço foi quase que “inexistente” por parte dos comissários. A bebida de boas vindas veio sem gelo, pela metade, sem guardanapo. Escolhi a de limão – é sempre minha favorita.

img_1611

O trecho é curto e não tem cardápio/menu – – quando o comissário veio me perguntar sobre as bebidas perguntei quais os vinhos tinham disponíveis a bordo – ele me falou bem ríspido “Sr., temos branco ou tinto!”. Vocês acreditam? Lógico que minha pergunta não era esta, mas com a falta de paciência dele não quis nem argumentar -quase que com medo de apanhar, rs. Neste voo não teve chef a bordo – um diferencial da cia p/ a classe executiva.

Quanto a quantidade de comida – é bem farta – entrada de rosbife, prato de queijos, patê, bolo de chocolate e pães. A vela eletrônica que era para estar acesa veio sem funcionar – e a tripulação nem aí.

img_1636

Agora quero chegar no ponto que mais me chamou atenção no vôo – a apresentação do prato principal.

img_1639

O prato veio todo sujo, transbordando e comida caindo pelas beiradas. Tudo bem – eu entendo e sei que às vezes a comida realmente derrama na hora do forno e que incidentes acontecem. Mas o meu ponto aqui é – custava o comissário ter limpado a louça nas beiradas antes de servir? Era uma simples ação/gesto que faz diferença naquele que preza pelo serviço prestado pela cia – vocês não acham?

img_1642

Quero ressaltar – o prato pode até já ter vindo assim do catering, eu sei que macarrão derrama mesmo às vezes por causa do queijo, etc. Mas pra mim, nada justifica a falta de pró-atividade do comissário(a) em querer dar o seu melhor e limpar o prato – afinal (acredito eu) que quando você vai em um restaurante – raramente terá uma refeição desta forma.

Ah, só um detalhe – a massa estava boa e saborosa apesar de estar bastante quente (quase borbulhando em cima) e mais fria embaixo – típico caso de quando esquentam rápido demais no forno p/ terminarem logo o serviço.

img_1644

Com uma apresentação dessas, o intuito de ter um serviço superior, diferenciado e 5 estrelas deixa de existir. O meu ponto aqui não é a “frescura” de ter o prato limpinho e sim da falta de atitude da tripulação em ter um cuidado maior na hora de servir o cliente e se atentar a detalhes que podem no caso, prejudicar a imagem da cia aérea.

img_1646

Eu não reclamei para a tripulação, afinal depois da “patada” que recebi sobre o vinho, já tinha sentido que só ia causar um desconforto à bordo totalmente desnecessário – portanto fiquei na minha. O voo seguiu tranquilo até SP e pousou no horário previsto – aliás super ingrato por sinal – 01:30 da manhã.

Bom, como vocês sabem eu já tenho diversos relatos da TK aqui no site e na maioria deles a minha impressão da tripulação é a mesma – comissários(as) nada simpáticos e aparentemente nada satisfeitos de estarem ali trabalhando. Eles não fazem questão de sorrirem ou muito menos querer agradar os passageiros e eu sinceramente não entendo o porquê.

E vocês, já viajaram de TK? Como foi a experiência – positiva ou negativa?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.2
Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.