fbpx

Começa hoje campanha de orientação de medidas da bagagem de mão

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Começa hoje em quatro aeroportos brasileiros (BSB, CWB, VCP e NAT) uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos sobre a utilização da bagagem de mão. O objetivo da ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros. A informação foi anunciada na semana passada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Lembrando que as medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

No total, 15 aeroportos brasileiros participarão da iniciativa. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

Foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril:

Grupo 1 – início em 10 de abril:

  • Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)
  • Período de orientação ao passageiro: até 24/abril
  • Início da triagem: 25/abril

Grupo 2 – início em 17 de abril:

  • Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE), Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)
  • Período de orientação ao passageiro: até 1/maio
  • Início da triagem: 2/maio

Grupo 3 – início em 24 de abril:

  • Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP); Aeroporto RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)
    Período de orientação ao passageiro: até 12/maio
  • Início da triagem: 13/maio

O controle rígido nas bagagens de mão é adotado por várias companhias ao redor do mundo (principalmente com as low costs europeias) – no Brasil, ao que tudo indica, a iniciativa visa agilizar o fluxo dos clientes para evitar atrasos. Mas claro que também deve haver o interesse das aéreas por trás disso.

Com informações ABEAR.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.