fbpx

Comissária da KLM conta porque o Boeing 747 sempre reinará como a ‘Rainha dos Céus’

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A KLM compartilhou conosco o relato de Renata Beck, comissária da companhia que fez um relato de despedida ao Boeing 747 da empresa, que se aposentou após 50 anos de serviço. O jumbo, como também é conhecida a aeronave, é um dos mais icônicos aviões já feitos, sendo apelidado de Rainha dos Céus. Neste relato, Renata explica o real motivo da aeronave ter nome de realeza.


Relato da comissária

A KLM anunciou recentemente que aposentará todas as aeronaves Boeing 747 de sua frota após 50 anos de serviço leal. Os fãs desta máquina magnífica aguardam a remoção gradual com o coração apertado há algum tempo. Também estou receosa da partida da Grã-Velha Senhora, que me fez pensar nos motivos de as pessoas desenvolverem sentimentos tão calorosos por uma aeronave. É o design ou as dimensões impressionantes? O conforto ou apenas a nostalgia?

Discuto regularmente a aposentadoria da “Rainha dos Céus” da frota da KLM com passageiros frequentes. Muitos deles compartilham meus sentimentos, mas a tripulação vê as coisas de uma perspectiva diferente do que os passageiros quando sentados em seus assentos.

O favorito entre os comissários de bordo

O Boeing 747 é o favorito entre os comissários de bordo, pelo menos os da KLM. Adoramos os corredores largos (onde nossos quadris holandeses não escovam constantemente os ombros e os joelhos dos passageiros), as galleys espaçosas (onde podemos guardar tudo facilmente nas grandes superfícies de trabalho e nos armários projetados de maneira lógica) e a configuração, que foi projetado por alguém que realmente tinha os interesses da tripulação de cabine no coração.

Mas a nostalgia também desempenha um papel, é claro, principalmente porque muitos de nós que trabalhamos com a KLM há décadas sempre trabalhamos a bordo do Boeing 747. E, apesar da chegada de novos modelos, mais avançados e modernos, como os Boeing 777 e 787 Dreamliners, a nossa Rainha dos Céus permaneceu firme em seu trono.

Nossa Rainha dos Céus

A Rainha não tem Wi-Fi, iluminação atmosférica ou janelas com sombreamento. Mas ela tem muitos fãs leais entre a tripulação de cabine, inclusive eu. É difícil explicar o sentimento, mas nossa rainha é absolutamente única – a mais bonita, a mais carismática, o nosso primeiro amor.

Tudo começa quando você chega ao portão e vê aquelas dimensões impressionantes esperando por você, com seus quatro enormes motores e essa corcova tão chamativa. Essa foi a aeronave que eu desenhei quando criança, com aquela corcunda característica, formada pelo convés superior, acessível por uma escada. Ao longo dos anos, encontrei muitos passageiros olhando para aquelas escadas, imaginando para onde eles levavam ou perguntando se poderiam subir e dar uma olhada.

Como aeromoça de classe executiva, essa é a minha área de trabalho. Um lugar agradável e tranquilo, onde a vida de uma aeromoça parecia quase tão fascinante quanto nos anos 70. E há o cockpit, é claro, um ponto alto de muitas maneiras; um posto de observação perfeito para vistas panorâmicas do mundo. Mais de uma vez tive a sorte de experimentar uma decolagem ou aterrissagem naquele cockpit. É uma emoção a bordo de qualquer aeronave, mas quando você está taxiando com um Boeing 747, entende perfeitamente por que ele é chamado de Jumbo Jet.

Mas tudo isso terminará em breve e trabalharemos a bordo de aeronaves modernas, eficientes e econômicas. Nunca mais poderemos dar uma espiada em nossos passageiros favoritos no porão de carga: cavalos ou talvez pandas.

Apreciaremos boas lembranças dos anos dourados da Grã-Senhora, olhando para trás com uma sensação de nostalgia, mas também com orgulho e alegria por termos feito parte desta época. A Rainha dos Céus é inesquecível e será sempre a nossa favorita. Ela nos guiará quando ensinarmos nossos netos a desenhar uma aeronave: com quatro motores e uma corcova.


Comentário

Realmente, o Boeing 747 é um marco para a aviação. Desde que foi lançado, o avião vem roubado os holofotes, se tornando xodó da maioria dos apaixonados por aeronaves.

Alguém já voou no 747 da KLM ou de outra companhia? Compartilhe sua experiência!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.