fbpx

Como acumular pontos e resgatar voos da Air Canada no TudoAzul

Notícias Programas de fidelidade Tutoriais

Por Lorenzo Firmino

A Azul e Air Canada fecharam recentemente uma parceria entre seus programas de fidelidade. Com isso, membros do TudoAzul podem acumular pontos e resgatar voos da Air Canada no programa. Neste post vamos explorar a fundo estas possibilidades.

voos air canada

☞ pular para… 

  1. Introdução
  2. Como acumular pontos de voos da Air Canada no TudoAzul
  3. Como resgatar voos da Air Canada com pontos do TudoAzul
    3.1 O Interline
    3.2 Tipos de emissão: Award x Comercial
    3.3 Site da United como ferramenta de auxílio na pesquisa
  4. Sweet Spots
  5. Como acumular pontos no TudoAzul
  6. Informações adicionais
  7. Comentário

1. Introdução

O acordo fechado entre Azul e Air Canada se trata de umFFP agreement (em bom português, acordo de programa de fidelidade). O acordo é recíproco (o que vale para uma companhia também é válido para a outra) – ele permite que:

  • Membros do TudoAzul acumulem pontos ao voar com a Air Canada
  • Membros do TudoAzul resgatem passagens da Air Canada
  • Membros do Aeroplan acumulem milhas ao voar com a Azul
  • Membros do Aeroplan resgatem passagens da Azul

Por enquanto o acordo não contempla benefícios de Cliente Elite (como acesso à salas VIP, prioridades em aeroportos e/ou despacho de bagagem gratuito). Nos próximos tópicos vamos focar no acúmulo de pontos e resgate de voos da Air Canada no TudoAzul.


2. Como acumular pontos de voos da Air Canada no TudoAzul

Caso você compre um bilhete da Air Canada elegível – isto é, pago com dinheiro e que tenha uma das Classes Tarifárias abaixo [J, C, D, Z, P, O, E, N, Y, B, M, U, H, Q, V, W e G] é possível receber até 150% da distância voada em pontos no TudoAzul.

Vamos a um exemplo!

Itinerário: São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ) x São Paulo (GRU)
Distância em milhas de um trecho: 5.075 milhas
Distância total em milhas: 10.150 milhas
Classe tarifária da passagem: Y (Econômica)
Percentual de acúmulo: 100%

milhas do voo da Air Canada no tudoazul

Logo, esta viagem renderá 10.150 pontos no TudoAzul.

Você pode conferir a distância entre aeroportos utilizando o Great Circle Mapper.


3. Como resgatar voos da Air Canada com pontos do TudoAzul

Há três pontos que você precisa conhecer para entender como resgatar voos da Air Canada no TudoAzul: a área Internacional da Azul, as diferenças dos tipos de tarifa Award x Comercial e a possibilidade de usar o site da United como ferramenta de auxílio na busca pela disponibilidade de voos da Air Canada. Vamos ao primeiro ponto!


3.1 O Interline

O TudoAzul tem uma ferramenta online para emissão de passagens com pontos do programa, no site da Azul você irá encontrar como TudoAzul Internacional. Você pode utilizá-lo para emitir passagens de dezenas de companhias (incluindo aquelas que têm acordos de FFP com o TudoAzul: Copa, TAP, Turkish, United e Air Canada). Os resgates do TudoAzul não seguem um preço fixo – eles são dinâmicos (termo que usamos no mundo das milhas e pontos para designar um resgate que tem valores flutuantes).

A interface de buscas internacionais é simples e intuitiva e o sistema é robusto e roda liso. Para fazer sua busca, basta preencher os campos:

  • Ida e volta ou somente ida/volta;
  • Saindo de;
  • Chegando;
  • Data de partida;
  • Cabine;
  • Quantidade de adultos/crianças/bebês;
  • Valor da passagem em pontos (opção pré-selecionada).
  • Apenas voo direto (sim ou não);
  • Busca por companhia aérea (caso deseja selecionar uma em específico).

Veja abaixo a simulação de busca pelo trecho São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ):

voos no interline do tudoazul

Em poucos segundos o sistema mostra o resultado:

Para continuar com a emissão basta selecionar a quantidade de pontos (65.000, no caso) e efetuar o pagamento utilizando seu login do TudoAzul.


3.2 Tipos de tarifa: Award x Comercial

O TudoAzul Internacional oferece dois tipos tarifas: “Award” e “Comercial”.

Tarifa Award:

É a mais tradicional formato de emissões. As companhias aéreas liberam assentos numa classe tarifária “especial” e os programas de fidelidade parceiros permitem que os seus usuários usem as milhas para o resgate. Por ser emitido em classe “especial”, essas passagens não geram milhas e nem contam como trecho para mudar de categoria. Em geral, o número de assentos é muito limitado. Para você encontrar um bilhete “Award” a companhia deve ter um acordo de FFP com a Azul.

Companhias: Air Canada, Copa Airlines, TAP, Turkish Airlines e United Airlines.

Tarifa Comercial:

Estas passagens são emitidas em classe “pagante”, ou seja, apesar de você usar milhas para a emissão, o TudoAzul “compra” os bilhetes e os oferece ao usuário como se fossem uma passagem “award” (ele converte o valor que a passagem custa no mercado em milhas). Em geral, por serem passagens pagantes, o número de assentos disponíveis é maior que no outro formato. No limite, qualquer passagem pode ter seu custo convertido em milhas – o problema é que a quantidade pode ser muito alta.

Companhias: Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air Europa, Air France, American Airlines, Azul, British Airways, Copa Airlines, Delta, Emirates, Ethiopian, Iberia, KLM, Lufthansa, Qatar Airways, Royal Air Maroc, SWISS, TAAG, TAP, Turkish Airlines e United Airlines.

Como diferenciar as duas:

Observe que uma companhia que tem acordo de FFP com a Azul e disponibiliza “Tarifas Award” no TudoAzul também pode disponibilizar “Tarifas Comerciais” no programa. Para diferenciar as duas é simples: se o bilhete é reembolsável, trata-se, na grande maioria das vezes, de uma “Tarifa Award” (pode ser que o sistema mostre algumas tarifas Comerciais que também são reembolsáveis, principalmente em Classe Executiva).

*O total de taxas do voo acima é de R$204,06 (este valor que deverá ser pago no ato da emissão). A taxa de cancelamento no valor de R$794,67 deverá ser paga somente em caso de desistência e restituição dos pontos.


3.3 Site da United como ferramenta de auxílio na pesquisa

Ainda que o site do TudoAzul funcione muito bem, ele não oferece uma visualização por calendário – o que torna difícil encontrar “Tarifas Award”. Para isso, utilizaremos o site da United – é importante dominar a busca por voos no site da companhia americana para entender como resgatar voos da Air Canada no TudoAzul.

Neste exemplo, vamos buscar pelo trecho São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ) em Classe Executiva utilizando milhas do MileagePlus.

Mas Lorenzo, por que milhas do MileagePlus? Eu quero utilizar pontos do TudoAzul!

A United tem uma das melhores (senão, a melhor) ferramenta de busca de “Tarifas Award” (bilhetes emitidos com milhas) do planeta. A ferramenta reúne a disponibilidade de todas as companhias da Star Alliance (como a Air Canada).

Quando uma companhia aérea disponibiliza uma “Tarifa Award” para emissão, usualmente ela a disponibiliza para todos os seus parceiros (todas as outras companhias que ela tem acordos de FFP). Logo, a disponibilidade que você encontrar de bilhetes da Air Canada no site da United (MileagePlus) será a mesma que você encontrará na Smiles ou no TudoAzul (ambos programas são parceiros da companhia).

Já que a emissão não será realizada com milhas do MileagePlus, podemos desconsiderar o preço cobrado pela United para esta emissão. Utilizamos a ferramenta com o único intitulo de encontrar a disponibilidade mais facilmente. Cada programa de fidelidade cobrará seu próprio preço.

Se você seguir os passos desse post, ao fazer a sua busca pelo trecho São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ) no site da United, você encontrará o seguinte calendário:

disponibilidade de voos da Air Canada no site da United

As datas em verde significam que há disponibilidade da Air Canada. Observe para o dia 01 de fevereiro de 2021:

A Tarifa Award [X] significa que você encontrará disponibilidade em Classe Econômica nos programas de fidelidade parceiros da Air Canada. E Tarifa Award [I] significa que você encontrará disponibilidade em Classe Executiva nos programas de fidelidade parceiros da Air Canada.

Com o resultado da busca obtido, basta você realizar a emissão do bilhete no site do TudoAzul*:

*Atenção! Lembre-se de utilizar o site da United apenas como ferramenta de auxílio – a disponibilidade não é 100% precisa e pode não refletir em alguns programas de fidelidade.


4. Sweet Spots

Sweet Spots é como chamamos as melhores oportunidades de resgate dentro de um programa de fidelidade. No caso da emissão de bilhetes da Air Canada no TudoAzul um ótimo Sweet Spot é a rota Brasil x Canadá. Como a rota é tarifada por região, isso significa que você pagará 65.000 pontos em Classe Econômica ou 114.000 pontos em Classe Executiva para qualquer destino no Canadá saindo de qualquer lugar do Brasil.

Este é um bom Sweet Spot que encontramos no momento (julho/2020). Lembre-se que novas oportunidades podem surgir e que valores podem variar sem aviso prévio.

São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ)
65.000 pontos em Classe Econômica

São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ)
114.000 pontos em Classe Executiva

São Paulo (GRU) x Toronto (YYZ) x Vancouver (YVR)
114.000 pontos em Classe Executiva

Recife (REC) x Campinas (VCP) [troca de aeroporto] São Paulo (GRU) x Vancouver (YVR)
114.000 pontos em Classe Executiva


5. Como acumular pontos no TudoAzul

Além de acumular pontos voando (o que comentamos no Tópico nº.2), você pode juntar pontos no TudoAzul através das frequentes promoções de maximização de pontos, compra de pontos e outras ofertas de acúmulo.

acumular pontos tudo azul resgatar voos para o canada

Veja algumas ofertas abaixo:

Maio de 2020 – TudoAzul oferece pontos em dobro nas compras com o cartão de crédito TudoAzul Itaucard;
Junho de 2020 – TudoAzul oferece até 100% de bônus nas transferências de pontos da Livelo;
Julho de 2020 – TudoAzul oferece até 80% de bônus em transferências + voucher para compra de pontos com 80% de desconto.


6. Informações adicionais

Ainda sobre o acordo de programas de fidelidade entre a Azul e Air Canada:

  1. O acordo não tem restrição de classe tarifária. Tudo que a Air Canada disponibilizar para parceiros aparecerá no site do TudoAzul (o inventário está sendo carregado – a disponibilidade pode se mostrar um pouco instável durante estas semanas);
  2. Não é permitido misturar Tarifa Award com Tarifa Comercial;
  3. É permitido cabine mista (Econômica com Executiva);
  4. É permitido emitir bilhetes da Air Canada entre Canadá x Ásia ou Canadá x Europa (desde que haja disponibilidade);
  5. É permitido voar com subsidiárias da Air Canada desde que o código do voo seja AC.

7. Comentário

O resgate da Air Canada no TudoAzul é possivelmente o melhor “Sweet Spot” do programa para a América do Norte. Tem um bom custo-benefício e disponibilidade razoável para emissão de bilhetes. A introdução da Air Canada no Interline vem pouco menos de 1 mês após a ferramenta voltar ao ar. No momento:

  • É possível emitir tarifas award da Air Canada de forma online;
  • É possível emitir tarifas award da Copa Airlines de forma online;
  • É possível emitir tarifas award da TAP de forma online;
  • É possível emitir tarifas award da Turkish Airlines de forma online;
  • Ainda não é possível emitir bilhetes award da United de forma online.

Esperamos que a Azul continue implementando parceiros com custos competitivos ao longos dos próximos meses e que a disponibilidade das tarifas award da United volte logo para o sistema!

Você pretende emitir bilhetes da Air Canada utilizando pontos do TudoAzul? Acesse a página da parceria neste link.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.