Com a entrada da TAM na oneworld, tenho recebido inúmeros comentários e emails todos os dias dos leitores me perguntando como buscar e achar disponibilidade para emissão de passagens com milhas nos novos parceiros da cia. Pois bem, vou ensinar hoje o passo a passo para vocês:
O primeiro passo é se cadastrar no Executive Club, programa de fidelidade da British Airways. Após o cadastro você já vai ter acesso à área segura do site e as ferramentas necessárias para poder fazer a busca. Já logado, você vai na aba “Executive Club” e depois clica em “Spending Avios”.
Em seguida, na lateral esquerda do site vai abrir diversas opções, você deve escolher a seguinte: “Book Flight with Avios”
Para alguns ou a maioria de nós vai aparecer o seguinte aviso que não é possível fazer emissões para vôos saindo do Brasil. Mas você pode ignorar no momento se for usar o site somente para a busca. Caso você realmente for usar o site para fazer a emissão usando Avios, você deve ligar para a Central da British e emitir, pois o site cobra taxa de combustível o que é ilegal no Brasil, portanto quando faz via telefone, eles isentam este valor.
O segredo para poder “enganar” o sistema (já que ele não vai permitir você escolher nenhuma cidade do Brasil como origem na busca) é fazer uma pesquisa primeiro para qualquer trecho que não comece no Brasil, por exemplo escolhi entre Londres e Dubai.
Já na página dos resultados, basta clicar na palavra “Change” que fica no topo do lado esquerdo, e colocar agora qualquer cidade do Brasil que você tenha interesse.
Neste caso escolhi aleatoriamente um trecho em São Paulo (GRU) para Nova York (JFK).
Na próxima página já vai me mostrar os resultados, que aqui apareceram da American Airlines e TAM.
Escolhi o vôo da TAM, que custa 75.000 AVIOS para uma passagem só de ida para os EUA em Primeira Classe. É mais barato que o que a TAM cobra (120.000 pontos Fidelidade)
O bacana do programa da BA é que ele permite em alguns resgates inteirar parte da passagem com dinheiro, e isto é calculado na hora da emissão. Neste caso posso pagar apenas a metade do valor necessário 37.500 e completar com U$833.65, o que considero um valor bom para uma passagem de primeira classe para os EUA. Com 75.000 avios mais U$1667,30 você já tem uma passagem de ida e volta para os EUA em First.
Depois é só prosseguir com o preenchimento dos dados do passageiro e continuar com a emissão.
Agora vou mostrar para vocês possíveis situações em que o site não mostra disponibilidade mesmo ela existindo. Vamos supor que eu quero voar com a American Airlines de Nova York para Vail Eagle(Aspen). Primeiro fui no site da AA para ver a disponibilidade que tinha, e encontrei a seguinte:
Quando voltei no site da British para poder pesquisar, o sistema não me mostrou lugar.
O que acontece é que o sistema da BA é meio “burro” na hora de montar conexões e raramente as montam quando envolve mais de 1 parada. Portanto você precisa pesquisar trecho a trecho para poder encontrar disponibilidade, o que na verdade é um problema, pois terá que emitir bilhetes separados, e muitas das vezes te levando a refazer check-in no mesmo aeroporto. Veja que se eu pesquisar os 3 trechos separados, vou encontrar todos.
Mas daí você deve me perguntar, mas Fábio, vou acabar gastando mais Avios se emitir separados? Na verdade não, pois como vocês sabem o programa da British é baseado em distância e conexões, ou seja, quanto mais longe o vôo e mais conexões você tiver, mais Avios você vai gastar. Portanto se emitir separado ou juntos, a quantidade “na maioria das vezes” vai ser igual.
Por isto vejo muita vantagem usar ele em vôos curtos, onde uma passagem em um vôo de até 2hrs pode custar apenas 4.500 AVIOS, uma verdadeira barganha.
Da mesma forma que fiz todas essas pesquisas para TAM e American Airlines o sistema da British faz para todas as demais cias da oneworld também. E com os resultados em mãos dos vôos que você quer, basta ligar no Call Center da TAM e emitir nas datas encontradas.
Agora, caso você opte por voar na própria British passando por Londres, você tem direito a um stopover gratuito na cidade, e o sistema vai automaticamente (antes de mostrar os resultados), te apresentar a opção da parada intermediária, vejam:
Um ponto muito importante é que a British cobra taxa de combustível nos vôos saindo de Londres o que encarece demais a passagem emitida com eles passando pela Inglaterra. Em alguns casos essas taxas ultrapassam U$1500,00.
Se você quiser calcular quantos AVIOS você vai precisar para uma passagem específica, basta ir neste link.
No Brasil os cartões da American Express e o HSBC mandam pontos direto para o programa da British Airways. O Santander manda para a Iberia, e de lá, você pode mandar para a British (sem custo e limite por transação) na proporção 1=1 caso as duas contas tenham mais de 3 meses de existência, já que ambas as cias utilizam da mesma moeda de milhas, os Avios.
Bom pessoal, espero que este post tenha sido útil para poder ajudar vocês a buscar e emitir suas passagens com milhas/pontos/avios nas parceiras da oneworld, agora que a TAM faz parte da aliança. Aliás, vale lembrar que mesmo a TAM não sendo parte da Star Alliance mais, ela ainda tem parceria para acumulo e resgate de pontos com algumas cias da aliança como Turkish, Singapore, Lufthansa, etc, por isto para buscar passagens nestas cias, você pode continuar a usar o método que ensinei aqui.
Espero que tenham gostado do post e agora possam emitir suas passagens com mais facilidade!