Como cancelar adequadamente seu cartão de crédito?

Cartões de Crédito Dúvidas

Por Diego Bastos

Aqui no PP, falamos constantemente sobre cartões de crédito, já que é um item indispensável na vida de qualquer frequent flyer. É, inclusive, natural acumular alguns plásticos (ou metais, por que não?) na carteira pensando em aproveitar as melhores oportunidades do mercado. No entanto, quando elas “passam”, nem sempre é válido mantê-los, fazendo sentido o seu cancelamento. Para isso, existem alguns passos a seguir para que os pontos e benefícios já conquistados não sejam perdidos no caminho. Veja nesta matéria como cancelar adequadamente seu cartão de crédito.

cancelar cartão de crédito

☞ pular para…


Pare de utilizar antes de cancelar

Se o cartão deixou de fazer sentido para você, o primeiro passo a seguir antes de cancelar é deixar de utilizá-lo. Os cartões pontuam todas as compras realizadas até o fechamento da fatura. Portanto, se você realizar qualquer compra após o fechamento, terá a pontuação correspondente a essas despesas pendentes.

Por conta disso, é bom estar atento ao ciclo de compras do cartão, sabendo o dia de fechamento de sua fatura. Por outro lado, se você cancelar o cartão de forma imediata, não terá direito à pontuação e outros benefícios. Aguarde até que tenha sido creditada a pontuação esperada antes de solicitar o cancelamento definitivo.


Verifique benefícios pendentes

Muitos cartões de crédito oferecem uma série de benefícios, como acesso a salas VIP, seguro viagem, seguro proteção de compra e até mesmo bônus de aquisição. No entanto, para poder disfrutar dessas vantagens, é necessário que o cartão esteja ativo.

Se você aproveitou uma oferta ao solicitar um cartão de crédito, no qual era oferecida uma pontuação bônus, certifique-se que ele esteja ativo no momento previsto para o crédito da mesma. A maioria dessas ofertas creditam os pontos após um prazo do pagamento de determinada fatura. Confirme essas regras antes de solicitar o cancelamento para que não seja prejudicado.

Atenção também aos cartões que oferecem número limitado de acessos gratuitos à salas VIP, onde, geralmente, a gratuidade é concedida mediante pagamento da mensalidade do cartão ou relacionamento bancário. Para exemplificar, vamos supor que seu cartão ofereça 4 acessos anuais a salas VIP e que você tenha utilizado apenas 2 deles. Se cancelar o plástico em seguida ou encerrar a sua conta com o banco, você poderá ser cobrado de forma proporcional pelo benefício não utilizado.

Na maioria dos casos, é possível aproveitar das vantagens dos cartões próximo à data de renovação da anuidade e, em seguida, cancelar o cartão para obter um reembolso proporcional da anuidade, se já tiver sido paga. Portanto, se você espera utilizar os benefícios, aguarde até que eles sejam concedidos antes de prosseguir com o cancelamento.


Resgate ou transfira seus pontos e milhas

É importante lembrar que a pontuação de cartões de crédito creditada em programas de recompensa das instituições bancárias é um benefício concedido pelo banco emissor, que pode ser perdida em caso de cancelamento do cartão ou encerramento do relacionamento com o banco. Nesses casos, uma sugestão é realizar downgrade para cartões isentos de anuidade para manter a relação ou, não sendo possível, utilizar os pontos ou transferi-los para as companhias aéreas, mesmo que sem bonificação.

Já para os cartões de crédito vinculados aos programas de companhias aéreas, os pontos e/ou milhas estão, geralmente, vinculados às contas dos programas de fidelidade da respectiva empresa e não à do emissor do cartão de crédito; portanto não há risco de perdê-los. No entanto, se decidir por cancelar, esteja atento aos benefícios específicos concedidos pelo programa de fidelidade.

Para cartões que tem como benefício o cashback, certifique-se de garantir todos os valores esperados antes de prosseguir com o cancelamento.


Negocie antes de cancelar

O não você já tem! Vale a pena entrar em contato com a instituição emissora do cartão informando que está pensando em cancelar, mas que gostaria de saber se há alguma proposta para mantê-lo como cliente.

Insista e certifique-se de solicitar informações sobre todas as ofertas disponíveis, pois às vezes eles oferecem uma alternativa e só mencionam outra quando a primeira é recusada. Se a proposta for vantajosa, pode valer a pena manter o cartão na carteira.


Atualize os pagamentos automáticos 

Decidiu seguir adiante e cancelar? Hoje em dia é muito comum pagar por diversos serviços por assinatura no ambiente online como os streamings (Spotify, Netflix, Amazon Prime, etc) e ainda mensalidades de cursos, faculdade e diversas contas com o cartão de crédito de forma automática. Portanto, se você configurou para pagar com o cartão cancelado, lembre-se de alterar esses pagamentos.


Transfira a linha de crédito

Se decidir prosseguir com o cancelamento, mas ainda tiver outros cartões do mesmo banco, pergunte se é possível transferir a linha de crédito para outro cartão que seja mais vantajoso para você. Lembre-se de que diferentes bancos têm regras distintas sobre a quantidade que pode ser transferida.


Atualize seu acompanhamento de cartões

Se você é um entusiasta de cartões de crédito e do universo dos pontos/milhas, possuindo várias contas, é fundamental manter um registro atualizado dos cartões que você tem, objetivos de cada um deles, as datas de solicitação, data para o crédito de benefícios e também as datas de cancelamento ou downgrade.


Arquive ou descarte o cartão 

Por fim, não se esqueça de dar um fim de forma adequada ao cartão cancelado, seja arquivando-o com segurança ou destruindo-o para evitar qualquer uso indevido.


Comentário

Ao considerar o cancelamento de um cartão de crédito, lembre-se de seguir os passos acima. A gestão adequada dos seus cartões de crédito é essencial para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos por eles e evitar a perda de pontos e vantagens valiosas.

Já que o assunto é cartão de crédito, vale lembrar que possuímos um ranking com informações dos cartões emitidos no Brasil. Para acessá-lo, clique aqui.

E você, já realizava algum desses passos ao cancelar seu cartão de crédito? Comente abaixo!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.