fbpx

Como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Você sabia que os programas de fidelidade da British Airways (Executive Club) e da Iberia (Iberia Plus) usam a mesma nomenclatura para se referir as milhas de seus programas de fidelidade, os Avios. Como ambas as companhias compartilham da mesma “moeda”, os clientes desses programas podem transferir Avios entre suas contas, de forma online, imediata, ilimitada e sem nenhum deságio, ou seja, cada Avios em uma programa vai equivaler a mesma quantidade no outro. Então hoje vou ensinar o passo a passo para você de como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia!

transferir Avios British Iberia


Como transferir seus Avios entre contas

O primeiro passo é fazer o login em sua conta do Executive Club, clique aqui. Após informar seu usuário e senha, expanda o menu lateral ao clicar em Gerir a minha conta.

transferir Avios British Iberia

Feito isso, no menu lateral, clique na opção “Combinar meus Avios” para ser direcionado para a página explicando sobre a transferência. No final dela, clique no botão Combinar meus Avios para iniciar o processo.

transferir Avios British Iberia

Observação: alguns usuários podem encontrar uma mensagem de erro ao acessar a ferramenta. Recomendo que utilize o navegador Firefox para contornar esse problema.

O próximo passo é escolher o programa da Iberia para poder transferir ou receber os Avios, já que a operação também pode ser feita da forma inversa. Em seguida clicque em Log in & continue.

Como você inseriu seus dados pessoais de ambos os programas, o sistema agora vai ficar logado nas duas contas simultaneamente, te dando a opção de escolher se você quer transferir da British para Iberia ou da Iberia para a British.

Em seguida, selecione se a transferência vai ser do Iberia Plus para o Executive Club ou o contrário. No meu caso eu optei por transferir parte do meu saldo de Avios da Iberia para a British. Feito isso é só informar a quantidade de Avios que quer mandar e clicar em Review my transfer.

Em seguida, você verá um resumo da operação antes dela ser concluída. Para terminar, basta clicar em Confirm Transfer.

Voilá! A transferência é feita instantaneamente e o saldo será creditado na minha conta do Executive Club da British.

Recomendo que acesse o extrato da sua conta para certificar se a operação foi realizada com sucesso.


Informações importantes

  • Ambas as contas precisam ter no mínimo 3 meses de idade para poder fazer este procedimento.
  • As contas devem ser registadas em nome do mesmo individuo em cada um dos programas.
  • Os membros deverão certificar-se de que ambos os programas têm informações precisas e atualizadas.

Confira todos os termos e condições clicando aqui.


Vantagens de transferir Avios entre os programas

Agora vocês me perguntam a vantagem desta operação? Bom pra mim são várias e vou citar algumas delas:

  • O programa da British emite passagens one-way em voos de parceiros, diferente do da Iberia;
  • A busca nos parceiros da oneworld é mais simples no site da British;
  • Para quem tem cartões Santander (que só transfere para Iberia), tem a possibilidade de migrar o saldo pro Executive Club;
  • Aproveitar parcerias que uma companhia tem e a outra não. Por exemplo, a Iberia é parceira da Avianca, Vueling, Binter. Já a British tem parceria com a Aer Lingus.
  • Outro ponto é que você tem flexibilidade de uso dos pontos em caso de mudanças nos programas. Recentemente a British reajustou a tabela de resgate de parceiros, nesse caso a Iberia passou a ser uma opção para uso dos Avios que ficaram desvalorizados no Executive Club.
  • Além disso, acumular Avios te possibilita emitir passagens da LATAM por um custo fixo, o que em alguns casos pode ser interessante.

Vale a pena transferir Avios entre contas?

Sem dúvidas vale a pena! Como disse, as transferências são feitas de forma online, imediata e ilimitada. Além disso, pelo fato de não ter deságio, os seus Avios tem o mesmo valor e podem ser utilizados em 2 programas diferentes.

Como cada um dos programas possui suas próprias particularidades, além de realizarem promoções específicas (como a atual da British oferecendo 50% nas emissões com Avios), vale ficar atento as oportunidades e transferir seus Avios para aquele que apresenta a melhor opção para você! Aliás, recomendo a leitura do relato do Dymitri no Leitor de Primeira, que transferiu os Avios entre as suas contas para aproveitar uma dessas oportunidades.

Aliás, esse tutorial vai ajudar também quem pretende aproveitar a promoção de compra de pontos Esfera com 50% de desconto, em breve publicaremos as oportunidades!

Bom, espero que o passo a passo tenha ficado claro e que você possa aproveitar mais esta dica aqui do Passageiro de Primeira para conseguir otimizar o uso das suas milhas/pontos.

E você? Costuma transferir seus Avios entre os programas da British e Iberia?


Esta matéria foi originalmente publicada no dia 29 de maio de 2014 e atualizada no dia 08 de outubro de 2020.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.