Na semana passada desembarquei no litoral fluminense a convite da Azul Conecta – companhia sub-regional da Azul. O voo foi uma prévia do #VeraoAzulConecta, operação que estará conectando destinos como Búzios, Canela, Guarapari e Ubatuba a grandes centros urbanos. O feito inédito na história da aviação brasileira está sendo possível graças ao acordo de aquisição da TwoFlex firmado pela Azul no início do ano.
O protagonista dessa operação é o Caravan, aeronave de pequeno porte fabricado pela americana Cessna. O monomotor tem capacidade para 9 assentos, autonomia para quase 2000 km de voo e atinge uma velocidade máxima de 343km/h. Em nota, Daniel Bicudo, diretor de marketing da companhia, disse que “só a Azul com uma frota diversa é capaz de resumir longas horas de estrada a alguns minutos a bordo dos aviões da Azul Conecta”.
O voo
Para mostrar a experiência do #VeraoAzulConecta, a companhia escolheu a pitoresca cidade de Búzios como destino. Me juntei a quatro jornalistas para um roteiro pelo município localizado a cerca de 180 km a noroeste do Rio. O voo AD5990 decolou em torno das 09h da manhã de quinta-feira (3) do Aeroporto Internacional de Confins, Belo Horizonte. O embarque aconteceu de forma remota no Portão 8 do saguão doméstico do aeroporto.
Pouco antes da decolagem havia um certo receio por parte dos passageiros quanto a aeronave. Era a 1ª vez de muitos voando a bordo de um Cessna (inclusive, a minha). Receio que foi, conforme o avião ganhava altitude, diminuindo. As pouquíssimas turbulências alinhadas a grande experiência do comandante Jonas Karlos da Silva Araújo, e do copiloto, Rafael Hernandes, contribuíram para a boa sensação de segurança que tivemos durante todo o trajeto.
A bordo do Caravan, belas vistas panorâmicas chamam a atenção. Isso se deve ao fato da aeronave voar em uma altitude mais baixa do que os aviões impulsionados por motores a jato. Uma curiosidade é que devido ao tamanho da aeronave não há serviço de bordo – aliás, não há comissários de bordo.
Os assentos são configurados no layout 2-1. Logo, a fileira “A” é ideal para passageiros desacompanhados e as fileiras “B e C” para casais e/ou passageiros acompanhados. Todos os assentos possuem saída de ar e luz de leitura.
Programação
Búzios tem como destaque suas praias (são quase 30!), mares de ventos olímpicos onde treinam campeões brasileiros, restaurantes de renome (um dos pontos fortes da nossa viagem) e lojas famosas. Além disso, festivais de Cinema e Gastronomia atraem turistas de todo o continente. “Quem vive em Búzios é naturalmente feliz” – palavra dos moradores!
Mas nosso roteiro não se restringiu somente a Búzios, durante a viagem também passamos por Cabo Frio e Arraial do Cabo. Veja abaixo um resumo da nossa programação, organizada pela In Búzios.
1º dia
Fomos recepcionados em Búzios por volta das 11h da manhã por políticos, empreendedores e entusiastas do primeiro voo comercial para a cidade. Em seguida fizemos check-in no Rio Búzios Beach Hotel e almoçamos no Madame Bardot Pizza Bar & Restaurante. Durante a tarde fizemos um passeio buziano pela cidade e a noite jantamos no delicioso Belli Belli Gastrobar.
2º dia
No dia seguinte fizemos um passeio de barco pelas águas cristalinas de Arraial do Cabo. Conhecemos o “Caribe brasileiro”, com destaque para a Praia do Farol, Prainhas do Pontal, Gruta Azul, Fenda de Nossa Senhora, Pedra do Gorila e Praia do Forno. Voltamos para o hotel no fim do dia. O jantar foi no Restaurante Barba Azul – comi um polvo no carvão, com arroz negro, tempurá de legumes e aioli de páprica que estava nota 10!
3º dia
Nosso terceiro dia começou com um passeio de barco pelas praias de Búzios. Após o passeio, fomos para a Silk – um beach club que eu sou fã e sempre que possível encaixo nas minhas viagens para Búzios. Na Silk eu experimentei a famosa lagosta grelhada ao molho shitake e limão siciliano e, claro, tomei bons drinks. Retornamos ao hotel em seguida e aproveitamos a piscina. O jantar foi no Restaurante Bastidores, que tem sua própria produção de cerveja artesanal.
4º dia
Começamos o dia com um café da manhã no Rio Búzios Boutique Hotel. É um hotel que está localizado a 140m do nosso e pertence ao mesmo grupo. Durante a tarde conhecemos a Pousada Corsário e tivemos a oportunidade de experimentar os pratos do cardápio assinado pela chef Samantha Laurindo. Suas iguarias já foram destaques na Revista Cláudia, Casa Vogue, O Globo, Veja Rio e outros veículos. Nossa volta para Belo Horizonte estava programada para depois do almoço – o que não aconteceu devido as condições meteorológicas nos arredores de Confins.
5º dia
Acordamos cedo e fomos logo para o Aeroporto de Búzios. A decolagem aconteceu sem imprevistos por volta das 07h50 da manhã, mesmo com o céu um pouco nublado. Neste voo as turbulências foram mais frequentes – ainda assim, a experiência a bordo do Caravan da Azul Conecta foi muito satisfatória. Fomos recepcionados pelo time de solo da Azul no Aeroporto de Confins em torno de duas horas depois.
Comentário
Conectar aeroportos pequenos dentro de uma vasta malha aérea como a da Azul foi uma grande sacada. Será possível não só chegar a destinos populares de verão de uma forma eficiente (o que é perfeito para feriados curtos, por exemplo), como também voar a partir deles para grandes centros urbanos rumo ao exterior. Isso, com um único bilhete aéreo – o que significa que bagagens podem ser despachadas diretamente para o destino final.
Foi uma experiência enriquecedora ter uma prévia do #VeraoAzulConecta e um privilégio pousar em Búzios no primeiro voo de uma companhia aérea para a cidade. A sub-regional inicia oficialmente o seu “projeto verão” na próxima segunda-feira (14). Bilhetes estão disponíveis para compra no site da Azul.
Agradeço a Azul pelo convite!