fbpx

Como é ‘voar’ com a Pan Am Brasil

Avaliações Cias Aéreas Notícias

Por Rafael Castro

Você já ouviu falar na Pan American World Airways, também conhecida carinhosamente como Pan Am? Ela foi, nada mais nada menos, do que a maior empresa aérea americana, durante um longo período. Surgiu em 1927, na Flórida, e voou até 1991 para todos os cantos do mundo. Por onde passava, a empresa encantava os seus clientes pela qualidade dos serviços e pela elegância e acolhimento da sua tripulação. Pois saiba que agora é possível reviver os anos dourados da aviação a bordo de um dos voos da Pan Am aqui mesmo no Brasil.

Pan Am Brasil Fokker 100

Foto: Pan Am Brasil.


A Pan Am Brasil

Baseada na Asa Sul, em Brasília, a Pan Am Brasil é um projeto do empreendedor Ricardo Espindola. O grande entusiasta da aviação recebeu, como doação de uma empresa, o Fokker 100 da antiga Avianca Brasil que estava no Aeroporto Internacional de Brasília desde o dia em que o Comandante Eduardo Verly precisou fazer um pouso de barriga devido a problemas no trem de pouso dianteiro da aeronave, salvando as vidas de todos à bordo, em 2014. O avião de matrícula PR-OAF nunca mais voltou a voar, porém ficou em um hangar da Avianca e, durante alguns anos, foi utilizada para treinamento das tripulações.

Avião Pan Am Fokker 100

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress.

A aeronave foi transportada até o terreno da Pan Am Brasil e foi recebida com o seu interior completamente avariado. A restauração completa do avião durou cerca de 10 meses e foi liderada pelo Valdeir Meneses, que nunca tinha reformado um avião na vida e fez um trabalho absolutamente impressionante, tornando a aeronave o mais funcional possível. Hoje, o Fokker pode cumprir com o objetivo do projeto: recriar uma experiência que envolve excelente serviço, gastronomia e a real sensação de voar nos tempos da Pan Am, indo muito além de um mero restaurante temático.


Reserva

As reservas para os ‘voos’ da Pan Am Brasil são feitas diretamente pelo site da empresa. Por lá é possível escolher a data e marcar os assentos (todos os voos do mês de agosto já estão lotados). A princípio, os eventos acontecem às sextas-feiras e aos sábados, à noite. Porém, com o aumento da demanda, é possível que a empresa aumente a frequência dos voos no futuro, inclusive com novos horários.

A aeronave é dividida em duas classes: executiva e primeira classe e os bilhetes custam R$120,00 e R$180,00, respectivamente. Todo o serviço de bordo, até as bebidas alcóolicas, estão incluídas na tarifa. Explicarei sobre as diferenças das classes mais adiante. São, aproximadamente, duas horas e meia de ‘voo’.


Check-In

O check-in é bem parecido com o de uma empresa aérea ‘de verdade’. São disponibilizados dois balcões, cada um destinado a uma das classes. Basta apresentar um documento de identificação para receber o seu cartão de embarque personalizado, com o seu nome, informações do voo e o número do seu assento.

Pan Am Cartão de Embarque

Aqui começam as diferenças entre as duas classes. Os passageiros da Executiva permanecem em uma sala de embarque, onde está localizado também o Dumont Coffee & Co., um café delicioso inspirado em Santos Dumont. As mesas e cadeiras altas utilizadas pelo pai da aviação chamam a atenção nesse espaço. Já quem está na Primeira Classe aguarda o embarque em um Lounge com confortáveis sofás, poltronas e serviços de bebidas (vinhos, refrigerantes e água).

Dumont Coffee

Antes do embarque, a charmosa e elegante tripulação passa pelo terminal em direção à aeronave. É quando sabemos que estamos próximos de viver uma experiência única!


Tripulação, preparar para a decolagem!

É autorizado o embarque e ele é prioritário para os passageiros da Primeira Classe, como nos voos reais. Esta possui a configuração 2×2 e dispõe de assentos mais espaçosos que, originalmente, pertenceram a um Boeing 767 da antiga Transbrasil e estão super bem conservados.

Primeira Classe. Foto: Pan Am Brasil.

Na Classe Executiva a configuração é 2×3 e os assentos são os originais da aeronave, que pertenceu à American Airlines e, posteriormente, à OceanAir e à Avianca Brasil. Estes assentos foram reformados para receberem as cores da Pan Am. O Wi-Fi em alta velocidade é disponível durante todo o ‘voo’ em ambas as classes e funcionou super bem nas minhas experiências.

Classe Executiva

Classe Executiva. Foto: Pan Am Brasil.

Após o encerramento do embarque, as portas são fechadas e inicia-se o serviço de boas-vindas. O sistema de sons da cabine nos permite perceber que a APU da aeronave está ‘ligada’ e, então, é realizada a demonstração de segurança, tanto por meio de vídeo, quanto ao vivo. A tripulação passa fazendo a verificação final e as luzes da cabine são reduzidas para a decolagem.

Esse momento é mágico, pois o sistema de entretenimento mostra imagens que seriam do lado de fora do avião e podemos acompanhar os procedimentos de push-back, acionamento dos motores (inclusive com recursos sonoros) e o táxi até a pista de pouso e decolagem. Após o alinhamento na pista, podemos ouvir e sentir claramente os motores em potência máxima. Abaixo do piso, foi instalado um sistema de subwoofer que faz com que o chão fique vibrando durante todo o tempo e esse efeito chama ainda mais atenção durante a ‘decolagem’. Confira o vídeo:

Após a tripulação técnica informar que estamos voando a 10.000 pés, é iniciado o serviço de bordo. Como embaixador do projeto, tive a oportunidade de fazer dois voos, um na classe executiva e outro na primeira classe. A seguir, explico como funciona o serviço de cada uma delas.


Serviço na Classe Executiva

O serviço começa com o Welcome Drink, ou drink de boas-vindas, onde é servido um espumante em taça personalizada da Pan Am. O menu do jantar, elaborado pelo Chef Guilherme Alcântara, conta com entrada, prato principal e sobremesa. A ideia é que a cada mês os ‘destinos’ dos voos mudem e, com eles, os cardápios. Neste dia o cardápio foi o seguinte:

Cardápio Pan Am

Com exceção da sobremesa, tanto a entrada quanto o prato principal, são servidos em utensílios originais da Varig, o que nos coloca ainda mais em contato com os anos dourados da aviação. Todos os pratos estavam deliciosos! A salada caprese tinha um molho pesto divino que dava um ‘tchan’, uma explosão de sabores.

 Entrada e Sobremesa Pan Am Brasil Executiva

No prato principal, o destaque, na minha opinião, fica para o purê de batata baroa que, na realidade, mais parecia com uma maravilhosa mousseline, devido à sua textura mais delicada. Na sobremesa, a flor de sal deu um toque todo especial à tradicional mousse de chocolate.

 Prato Principal Executiva Pan Am

O serviço de bebidas é composto por vinhos tinto e branco, refrigerantes, água e dois tipos de sucos. Além disso, antes de servirem a entrada, o Lounge da Classe Executiva fica disponível para os passageiros, um espaço super agradável para bater papo com os demais passageiros e degustar de duas possibilidades de drinks: espumante e mimosa (espumante com suco de laranja). Confesso que o lounge é um dos meus lugares favoritos do avião. Inclusive, neste voo, fiquei por lá a maior parte do tempo:

Bebidas e Lounge Pan Am

Após a sobremesa é realizado o serviço de café que pode ser servido em xícaras convencionais ou em xícaras comestíveis e recheadas de chocolate, personalizadas com o logo da Pan Am! Ideia sensacional e deliciosa.


Serviço na Primeira Classe

Na Primeira Classe, o serviço também é iniciado com o espumante como Welcome Drink. Após a decolagem são servidas toalhas quentes (originais Varig) para a higienização das mãos e a tripulação passa oferecendo cobertores, além do cardápio (que vem em uma capa de couro) e o amenity kit personalizado da Pan Am (vem com álcool em gel, caneta e tag de mala Pan Am).

Amenity Kit

O menu, que também é assinado pelo Chef Guilherme, conta com os seguintes passos: amouse bouche, entrada, prato principal e sobremesa. O amouse bouche foi cubos de polenta assada com tomate confit, melão e parma. Na entrada foram servidos camarões grelhados com aioli de abacate e redução de balsâmico, acompanhados de um creme de abóbora cabotiá com tomilho e gengibre – divinos!

Amouse Bouche e Entrada

No prato principal era possível optar entre as seguintes opções: cupim braseado com molho bordelaise (minha opção) ou supremo de frango recheado, ambos acompanhados de um delicioso mil folhas de batata baroa e aspargos. Na sobremesa era possível optar por uma torta de chocolate com flor de sal, frutas da estação ou seleção de queijos. Eu confesso que peguei um pouquinho de cada para experimentar – me lembrei do Fábio nas primeiras classes por aí!

Vale lembrar que toda a louça utilizada na Primeira Classe é original de empresas tradicionais como a Varig, VASP ou Transbrasil. É tudo lindo, de encher os olhos, realmente.

Principal e Sobremesa Primeira Classe Pan Am

O serviço também é finalizado com café na xícara de chocolate (dá vontade de levar um pacote para casa). Reparem no pires da VASP:

Café


Tripulação, preparar para o pouso!

Após a finalização do serviço de bordo, a tripulação técnica, diretamente do cockpit, informa que os comissários devem preparar a cabine para o pouso. É solicitado que todos afivelem os cintos de segurança, retornem os assentos para a posição vertical e travem a mesinha, como em um voo real. A iluminação da cabine é reduzida, mais uma vez, e podemos acompanhar o pouso do Fokker 100 pelo sistema audiovisual da aeronave, conforme no vídeo a seguir:


Comentários Finais

Eu sou apaixonado pelo projeto Pan Am Brasil desde o início, antes mesmo do Fokker 100 ser doado para o Ricardo Espindola. Sempre acreditei, pois entendi que a proposta ia muito além de ser simplesmente um restaurante temático de aviação, mas sim proporcionar uma experiência de voo sensorial, o mais próxima possível da realidade e, além disso, honrar uma empresa aérea tão importante e os tempos de ouro da aviação comercial.

Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de entrar em um avião de verdade, essa é uma chance excelente. Para quem só voou em classe econômica até hoje, está aí uma ótima opção para experimentar um serviço de classe executiva ou primeira classe, sem precisar gastar muito. Andei pensando, ainda, que os ‘voos’ da Pan Am também podem ser excelentes para pessoas que têm medo de voar, como uma espécie de terapia de exposição sem sair do chão. E, claro, para todos nós, apaixonados pela aviação, é uma experiência incrível.

Parabéns à Pan Am Brasil pela inauguração! Desejamos muito sucesso e muitos ‘voos’ pela frente!

Para reservar seu ‘voo’ com a Pan Am Brasil acesse o site da empresa

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
9.7
Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.