Você sabia que é possível emitir passagens para voar com a companhia americana United utilizando pontos do TudoAzul, programa de fidelidade da Azul? Nesta matéria, nós te ensinamos tudo o que você precisa saber para realizar a emissão. Confira!
☞ pular para…
- Como funciona o resgate com parceiras no TudoAzul
- Disponibilidade compartilhada
- Classes tarifárias
- Como encontrar disponibilidade de voos com a United
- Como realizar a emissão no TudoAzul
- Comentário
Como funciona o resgate com parceiras no TudoAzul
No TudoAzul, é possível realizar o resgate de passagens com pontos tanto para voos próprios da Azul, quanto para voos com companhias parceiras. Diferente de outros programas, como o LATAM Pass e o TAP Miles&Go, o programa não possui uma tabela fixa, apresentando preços que podem sofrer flutuações. Emissões de voos operados 100% pela companhia podem ser feitas através do site da Azul ou, ainda, do aplicativo. Por outro lado, as emissões com companhias parceiras só podem ser feitas por uma plataforma exclusiva: o Interline.
Pela plataforma, é possível realizar a emissão de passagens aéreas com diversas companhias de forma online, utilizando pontos do programa. Ela oferece dois tipos de tarifas para emissões de passagens: award e comercial. Para emissão de bilhetes awards, o programa possui acordo com cinco companhias áreas:
- Air Canada;
- Copa Airlines;
- TAP;
- Turkish Airlines; e
- United.
Sendo assim, qualquer voo de outras companhias que esteja disponível no programa será sempre um bilhete em tarifa comercial, aquela na qual o valor daquela passagem em dinheiro no mercado é convertido em pontos.
Disponibilidade compartilhada
Quando uma companhia aérea disponibiliza um certo número de assentos para emissões com milhas, esta “disponibilidade é compartilhada” com todos os seus programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo com uma data aleatória.
A United está disponibilizando cinco assentos em Classe Executiva para emissões com milhas, as chamadas tarifas award, no voo UA148 (São Paulo a Nova York) do dia 21 de novembro. Estes cinco assentos vão estar disponíveis para emissão no MileagePlus, programa de fidelidade da própria United, como também estarão disponíveis no TAP Miles&Go da TAP, no TudoAzul da Azul e qualquer outro programa de fidelidade parceiro da United.
Se um membro do TAP Miles&Go emite dois bilhetes e um membro do TudoAzul emite três, a disponibilidade de assentos do voo em questão acaba. Por essa razão, falamos que a “disponibilidade é compartilhada”.
Tenha em mente que, embora funcione assim em 99% dos casos, isto não uma regra. Determinados programas podem ter acesso a mais assentos ou até mesmo a nenhum.
Classes tarifárias
Toda passagem aérea é classificada por uma letra do alfabeto que define suas características e regras, o que chamamos de classes tarifárias. Como a disponibilidade é compartilhada, vários programas de fidelidade enxergam exatamente a mesma quantidade de assentos disponíveis para emissão com milhas. Isso acontece porque todos buscam pela mesma classe tarifária – que no caso de companhias da Star Alliance é a seguinte:
- Letra X – Classe Econômica
- Letra I – Classe Executiva
- Letra O – Primeira Classe
Ou seja, para procurar voos da United ou de qualquer companhia aérea da Star Alliance, devemos procurar as letras acima, de acordo com a classe desejada. No próximo tópico, vamos mostrar como encontrar a disponibilidade de voos com a United.
Como encontrar disponibilidade de voos com a United
Para encontrar a disponibilidade de tarifas award da United, podemos usar os sites de outras companhias da Star Alliance, aliança aérea da qual a United faz parte. Veja abaixo:
Lembre-se de que utilizamos o site destas companhias parceiras apenas para buscar a disponibilidade, não para emitir. Sendo assim, você deve desconsiderar o valor que aparecerá nestes programas, uma vez que não é o valor cobrado pelo TudoAzul.
De todos as maneiras, usar site da própria United é, sem dúvida, o jeito mais fácil de procurar. A companhia norte-americana possui um dos maiores acervos award disponibilizados de forma online do mundo. Para pesquisar, primeiro, acesse o site da United. Para tanto, não é necessário ter uma conta no programa MileagePlus.
Buscando disponibilidade através da interface nova
No site da United, na página inicial, selecione a pesquisa avançada em “Advanced search” para conseguir filtrar os voos desejados. É recomendado que não utilize a versão brasileira da página, porque alguns recursos podem ser limitados.
Feito isso, será importante selecionar alguns filtros de busca. Selecione “Miles” para mostrar o trecho em milhas e insira sua origem e destino. Para o nosso exemplo, selecionamos o trecho do São Paulo (GRU) para Chicago (ORD), no dia 02/11/2023.
Após selecionar o trecho e data pretendida, escolha a cabine desejada. No nosso exemplo, escolhemos “Business” para encontrar vagas em Classe Executiva. Como o objetivo da busca são voos United, não esqueça de selecionar também o filtro “United and United Express only” e, então, avance em “Find flights“.
Feito isso, o site irá te mostrar os voos disponíveis na data escolhida. Veja que foi encontrado o voo UA844, direto para Chicago, com disponibilidade na tarifa (I), que, conforme mostramos, é a tarifa da Star Alliance para vagas award em Classe Executiva. É importante destacar que quase sempre haverá voo da United disponíveis, mas nem todos na tarifa que precisamos. Por tanto, fique atento a isto.
Com isso, descobrimos então que a United cobra 80.000 milhas para um voo em tarifa award entre São Paulo (GRU) e Chicago (ORD) na Classe Executiva. Desde a mudança da precificação do MileagePlus, as emissões com milhas no programa passaram a ter um custo flutuante, ou seja, podendo variar para mais ou para menos. No entanto, quando a tarifa é award, o preço é fixo no sentido que todas as emissões awards terão o mesmo valor, variando, é claro, de acordo com a rota. Mas isso não significa que elas não possam sofrer um aumento no médio prazo. Se isso acontecer, todas as emissões awards continuarão tendo o mesmo valor, porém, um valor mais alto.
Sabendo então o preço para esta rota, você pode consultar outras datas através da opção abrir o calendário e visualizar as datas disponíveis em cada mês. Basta clicar em “30-day-calendar”, embaixo da barra onde são mostradas as tarifas.
Assim, será aberta uma tela com a visão mensal. Como já descobrimos que as vagas em tarifa award tem um custo de 80.000 milhas, todas as datas que aparecerem com este valor serão award.
Buscando disponibilidade através da interface antiga
Para quem já tem uma certa experiência com milhas e pontos, deve recordar da interface antiga do site da United. Aqui no PP, inclusive, tem uma matéria de 2020, escrita pelo Fábio, ensinando como usar o site da United para buscar passagens com milhas em companhias da Star Alliance através dela. Para quem preferir utilizar o site antigo, existe um jeito de forçá-la através da ferramenta de busca Flight award deals. Essa ferramenta busca vagas award em voos da própria United – no entanto, não é sempre precisa. Mas, ao selecionar qualquer voo e forçar a busca, você será redirecionado para a interface antiga. Confira um exemplo novamente para o trecho São Paulo (GRU) a Chicago (ORD):
Ao selecionar os voos encontrados, você precisará confirmar os detalhes da rota escolhida e avançar em “Search flights”:
Feito isso, a página irá carregar com a interface antiga do site da United, com aquela tradicional visão do calendário que já ensinamos aqui.
Seja qual for a sua escolha, com a data em mãos, basta entrar no site do Interline e realizar sua emissão.
Como realizar a emissão no TudoAzul
Conforme falamos no início do texto, as emissões com companhias parceiras do TudoAzul são realizadas de forma online, através da plataforma Interline. Assim, com a data em mãos, basta entrar no site para concluir o resgate. Tenha atenção para o fato que, se você deseja realizar uma emissão de última hora com a United, não é possível utilizar o TudoAzul. Isso porque, de acordo com a regra do programa, emissões com pontos em campainhas parceiras só são permitidas em até 72 horas antes da viagem.
Veja abaixo o passo a passo para realizar sua emissão:
- Acesse o site do Interline;
- Selecione se sua passagem é de ida ou de ida e volta. Sempre recomendo que você faça da ida separada da volta, minimizando as chances de erro na emissão:
- Preencha os campos com os detalhes da rota pretendida. Para Classe Executiva, é necessário, selecionar “Business“. Não se esqueça também, na “Busca por companhia aérea“, selecionar a United:
- Selecione o voo pretendido, como no nosso exemplo da viagem entre São Paulo (GRU) e Chicago (ORD):
- Perceba que nos detalhes do voo está a confirmação que é uma tarifa award:
- Confira os detalhes da sua emissão, assim como as taxas de embarque:
- Pronto! Agora é só prosseguir para o pagamento.
Comentário
Apesar de teoricamente apresentar uma precificação dinâmica, as emissões em tarifa award no TudoAzul não costumam variar no curto ou médio prazo, com o programa se tornando uma ótima opção para quem deseja emitir voos da United em um programa 100% brasileiro.
É verdade que o site do Interline, muitas vezes, pode apresentar alguns erros para carregar, o que pode dificultar a busca de voos online. Pensando nisso, fizemos esse tutorial para conseguir te ajudar nas emissões com a plataforma e tornar o processo mais fácil.
Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!
Para fazer sua busca, acesse o site do Interline.