fbpx

Como foi o pouso especial de um Boeing 747 em São José dos Campos

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Quem me acompanha nas stories lá no Instagram viu que ontem passei o dia no aeroporto Internacional de São José dos Campos, a convite da World Service Brasil. O aeroporto recebeu um Boeing 747-400F, que percorreu 31.256(!)km até chegar ao Brasil.

O jumbo da Air Bridge Cargo veio a São José dos Campos para buscar o satélite sino-brasileiro CBERS-4A, feito a partir de uma parceria do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) com a China.

O satélite – que levou quatros anos para ser desenvolvido – custou R$190 milhões ao Brasil e vai substituir o CBERS-4 (que está em órbita atualmente). Foi programado para dar 14 voltas ao mundo em um dia (segura essa, Fábio Vilela!) e tem como como objetivo a captação de imagens para monitorar o meio ambiente, verificar desmatamentos, queimadas, desastres naturais, e outros dados de fornecimento à agricultura.

Embora não tenha sido o 1º pouso de um B747 em São José dos Campos, o momento não deixou de ser especial para a aviação brasileira. O aeroporto, acostumado a receber alguns ATRs por dia, ficou pequeno para o jumbo!

O Boeing matrícula VQ-BHE pousou às 09h14 da manhã e foi reabastecido poucos minutos depois.

Plataforma/pallets onde o satélite foi posteriormente posicionado antes de iniciar a viagem a China.


Conheça mais sobre a família de satélites CBERS

https://www.youtube.com/watch?v=llFAfoRN2b0


Chegada do satélite a China

O B747 (já com o satélite carregado) deixou o aeroporto de São José dos Campos às 04h33 da manhã de hoje com destino ao Aeroporto de Tenerife Sul, nas Ilhas Canárias. Em seguida a aeronave seguirá para Moscou e finalmente Pequim, chegando no dia 03 de junho.

É possível acompanhar o seu caminho de volta através desse link!


Agora deixo a pergunta! O que te empolga mais, o lançamento de um satélite ou a visita de um Boeing 747 cargo?

Nem preciso contar minha resposta, né?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.