fbpx

Como foi o voo de entrega do novo B787-9 da LATAM direto da Boeing com a nova Classe Executiva

Notícias

Por Fábio Vilela

Pra quem me acompanha no Instagram (segue lá @fabiovilela), viram que em Novembro a LATAM me convidou pra fazer parte de um evento SUPER especial – ir buscar o primeiro B787-9 da empresa com as novas cabines direto da fábrica da Boeing em Charleston nos Estados Unidos.

Geralmente estes eventos de entregas contam com algumas solenidades e se estendem durante todo o dia, pois as empresas (neste caso Boeing e LATAM) também oferecem uma programação bem completa para quem estiver participando.

Chegando na Boeing por volta do meio dia fomos direto para uma das salas para poder almoçar. Houve um pequeno discurso do responsável da fabricante sobre as vantagens e tecnologia do avião em questão – o Boeing 787-9, além da celebração de ser o 25 modelo de B787 entregue pra LATAM.

Do lado de fora, na varanda, eu já conseguia avistar a super máquina – estacionada e novinha em folha!

Desci para fazer umas fotos e também acompanhar a cerimônia oficial do “delivery”.

Depois do discurso e corte da fita, a “chave” simbólica do avião foi entregue, e eu claro aproveitei pra registrar este momento, afinal não é todo dia que você recebe a “chave” de uma aeronave 0 km né?

Olha a preciosidade – entregue como uma “jóia”.

Subi então para fazer um tour na aeronave, já que este é o primeiro modelo do B787-9 com as novas cabines.

O layout da econômica é 3-3-3 e o que mais gostei foi o tom degradê do estofamento.

Aproveitei pra registrar o Espaço+ na fileira da emergência – olha quanto espaço pra esticar as pernas.

O entretenimento de bordo tem a tela touchscreen, programação variada e com um bom tamanho, além de porta USB com acesso rápido no próprio monitor.

O suporte da mesa é dividido em duas partes – além de um porta copos.

 

Já os assentos designados como Premium Economy tem um estofamento de outra cor para poder diferenciar.

Vejam a reclinação da poltrona.

Um “novidade” deste avião é o famoso “sarcófago” ou o Crew Rest – que é o descanso da tripulação – que não existia nos outros modelos entregues.

Este compartimento maior fica no final da classe econômica, bem em frente a galley e comporta até 6 tripulantes.

A nova executiva (que vocês já conhecem) já veio instalada neste avião – seguindo o layout 1-2-1.

A configuração permite que todos os passageiros tenham acesso ao corredor, garantindo privacidade e liberdade para todos os clientes.

As cadeiras na fileira 1 tem mais espaço para os pés, portanto pode ser uma boa opção pra quem for mais alto.

Já as fileiras do meio seguem 2 formas de “separação” – uma mais separada que tem 2 consoles no meio (foto abaixo) e a outra mais junta, com apenas 1.

Já nas poltronas laterais, metade possuem o console pro lado da janela (números pares) e a outra metade contam com o console no corredor (números ímpares) – que eu prefiro particularmente.

Um ponto que é bom ressaltar é que nos assentos do meio que possuem 2 consoles dividindo as poltronas, ficam mais expostos ao corredor.

Na parte dianteira da aeronave também tem outro crew rest – que me disseram ser exclusivo dos pilotos.

Terminando a visita técnica dentro da aeronave, a Boeing nos convidou para um tour em uma das linhas de montagem do B787.

Com certeza esta foi uma das melhores partes do dia, afinal a fabricante não permite que pessoas “comuns” registrem fotos e imagens dentro dos galpões, mas pra nós, foi liberado.

Acredito que assim como eu, os avgeeks de plantão passariam horas aqui só admirando este maravilhoso quebra cabeças tomando forma – é demais!

Finalmente depois de um dia intenso de programação e eventos, chegou a hora de partir. Nós embarcamos no avião direto do saguão principal da sala de delivery da Boeing, através de uma jetbridge.

Não vou me aprofundar muito no novo assento da business pois sei que vocês estão familiarizados e eu já falei sobre ele no início do post.

Ao chegar na aeronave fomos recebidos pela tripulação chilena e todos os passageiros receberam uma sacola com brindes.

Miniatura do avião, agenda, adaptador de tomada, capa de passaporte e outros mimos.

Conforme eu falei pra vocês, no B787-9, optem por sentar nas fileiras laterais de número ímpar caso estejam voando sozinhos. E se puder escolher – 1A ou 1L são os melhores.

A abertura para entrar no assento é bem larga – achei inclusive maior do que a do B777 que conta com a mesma cabine.

Algumas pessoas me perguntaram se o assento é muito estreito – eu particularmente não acho – e olha que eu tenho os ombros largos e tenho 1,85m de altura.

No console lateral você encontra o comando de posição dos assentos, tomada universal, porta USB e porta trecos.

O bacana dos novos comandos é que você conta com o botão DO NOT DISTURB – para não ser incomodado durante o voo.

O entretenimento de bordo é bem variado com diversas opções de filmes, séries, músicas e games. A interface é amigável, rápida e touchscreen.

Como este foi um voo atípico, o menu também foi diferente – mesmo assim eles entregaram um cardápio personalizado.

 

Logo depois da decolagem serviram mix de nuts e Champagne.

De entrada veio salmão defumado e de prato principal pedi também salmão (grelhado) com arroz selvagem. Mas o destaque ficou para este maravilhoso bolo de chocolate com 2 camadas de recheio – O GLÓRIA!

A poltrona na posição cama fica total flatbed, ou seja, vira uma cama.

Aqui vocês podem ver o lance do console que eu sempre falo – pelo fato dele ficar próximo ao corredor você fica muito mais protegido enquanto dorme.

Aqui nesta outra imagem dá para se ter uma idéia melhor da largura da poltrona.

O footrest “descanso dos pés” não afunila nesta primeira fileira, portanto tem espaço de sobra para se movimentar.

E por último uma visão melhor do todo.

Quase chegando em Santiago foi servido o café da manhã – omelete com pães, frutas, café e suco.

Eu também testei dormir na econômica – e aprovei o conforto, rs!

Brincadeiras a parte, o voo foi ótimo e super agradável – teve até sorteio a bordo de alguns mimos extras e comissários fazendo drinks – super bacana!

A nova cabine Premium Business da LATAM, como eu já falei diversas vezes aqui, é um grande “divisor de águas” pra empresa, que agora possui um produto competitivo e à altura de uma boa classe executiva! Eu não vejo a hora da empresa terminar todo o retrofit para poder oferecer esta cabine em todas suas aeronaves.

Enfim pessoal, mas como talvez as imagens talvez não retratem tudo de uma forma detalhada e a minha empolgação de estar lá, a LATAM preparou um pequeno filme mostrando como foi minha experiência pra buscar este avião. Confiram abaixo!

Já estou ansioso para o próximo delivery viu LATAM ?!  E mais uma vez queria aproveitar pra agradecer a cia pelo convite, pela confiança e acima de tudo por ter depositado em mim a responsabilidade de ser o único brasileiro a ter a honra de buscar este B787.  🙂

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.