fbpx

Como funciona o período de qualificação de status e expiração das milhas no TAP Miles&Go

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Muitos de vocês ainda tem dúvidas ou não entendem exatamente como funciona o PMY [Period membership year] do programa TAP M&G assim como a mecânica de expiração das milhas e é justamente por esta razão resolvi fazer este post para explicar “timtim por timtim” pra vocês.


Período de qualificação de status

A primeira coisa que vocês precisam saber é o seguinte: o ano que o TAP Miles & GO leva em consideração para avaliação de status começa a contar no último dia do mês que você se cadastrou no programa até 12 meses pra frente.

Para descobrir o seu basta entrar na sua conta M&G, ir no menu lateral em TAP Miles&GO e depois clicar em “Saldo em Movimentos” – e assim você vai ver a data da “Próxima revisão”.

Por exemplo: eu me cadastrei no TAP M&G no dia 30/09/2019, então o meu período de avaliação de status vai ser sempre todo dia 30/09 de cada ano. Se eu tivesse cadastrado 01/09/2019, o dia de avaliação também seria 30/09 – pois ele sempre vai levar em consideração o último dia do mês do seu cadastro.

Tendo em vista isto, a TAP vai ver o que eu voei de 30/09/2019 até 30/09/2020 e baseado na minha atividade, irá conceder o status correspondente a partir do dia 01/10/2020.

Portanto, fiquem sabendo que o M&G não leva em consideração o ano-calendário – que é de Janeiro à Dezembro, e sim o período dos últimos 12 meses da data que foi estipulada pra você – que neste caso é o último dia do mês que você se cadastrou no programa – que pra mim foi dia 30/09.


Expiração das milhas

Tomando por base isto que eu acabei de explicar, um outro ponto que é bom salientar é sobre a expiração das milhas, pois as mesmas seguem o mesmo critério.

Suas milhas na TAP só expiram UMA vez por ano, e adivinha quando? Sempre no dia que seu status é avaliado.

Vamos aos cenários então para vocês entenderem melhor.

Transferi 100.000 milhas do meu banco ano passado dia 10/10/2019 e ganhei 100.000 de bônus que valem por 1 ano.

Porém como o dia da minha avaliação é sempre 30/09, estas milhas bônus terão uma validade maior do que somente 1 ano, previamente estabelecido.

Explico: Este ano, no dia 30/09/2020, a TAP vai avaliar qual será meu próximo status e também a validade das milhas na minha conta. Neste dia da avaliação, as milhas da promoção não estarão vencidas – pois a data para vencimento é 10/10/2020.

Portanto, como as milhas ainda estão no prazo de validade, elas irão permanecer na minha conta até a próxima avaliação, que será somente dia 30/09/2021, mesmo o vencimento sendo para 10/10/2020.

O que quero dizer é o seguinte: no TAP M&G você não tem milhas vencendo todo mês conforme em outros programas. Suas milhas vencem exclusivamente no dia da sua qualificação, ou seja, só uma vez por ano. Caso você tenha milhas que ainda estejam válidas no dia que sua atividade for avaliada – no meu caso 30/09, você só será “reavaliado” daqui 12 meses, o que te garante mais tempo para poder usufruir do seu saldo.

Então quando se tem promoções bonificadas do M&G onde as milhas bônus tem validade de 1 ano, você tem que considerar o dia/mês que foi estipulado p/ sua qualificação, pois você pode ganhar mais 12 meses de “brinde”.


Considerações finais

Vale lembrar que as milhas acumuladas no programa TAP M&G tem a validade padrão de 3 anos, porém em algumas promoções, campanhas ou modalidades, elas podem ter a validade menor, como por exemplo de 1 ano.

Se você se programar e conseguir aproveitar promoções que aconteçam a partir de 1 mês do dia de sua qualificação, você sempre terá uma validade maior – então é bom ficar ligado nesta data.

Bom pessoal, espero que o jeito que ”tentei” explicar aqui no post tenha ficado claro. Mas mesmo assim, caso tenham alguma dúvida podem deixar nos comentários que vou tentar responder, ok?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.