Uma das formas menos pensadas de se acumular milhas e pontos é em restaurantes. Nesse post, você poderá ver quais alternativas de acúmulo existem no Brasil e como aproveitá-las, seja indo presencialmente ou através de delivery.
Ganhe milhas comendo
Muito comuns nos EUA e na Europa, os programas de acúmulo de milhas em restaurantes começam a se estruturar no Brasil. Pouco a pouco, presenciamos a porta dos restaurantes se abrirem para esse mundo e assim nos fornecerem formas de alimentar nosso saldo de pontos, além, é claro, do nosso estômago.
Como toda estratégia ainda pouco vista, quem a conhece e a aproveita desde cedo leva vantagem! Confira abaixo o que temos atualmente disponível no Brasil para pontuar com restaurantes.
Esfera Restaurantes
O Esfera Restaurantes é a plataforma de estabelecimentos do programa, pela qual você pode realizar reservas, pagar a conta diretamente pelo aplicativo Esfera e então ganhar pontos a cada real gasto. Neste momento, estão disponíveis restaurantes nas cidades de Brasília, Curitiba, Niterói, Osasco, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio de Janeiro, Santo André, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
- Pontuação: 2 a 5 pontos Esfera por real gasto. Todavia, há promoções, como a de setembro de 2023, que dobram a pontuação.
Acumular pontos Esfera em restaurantes é fácil. Veja a seguir:
- Acesse o aplicativo da Esfera;
- Selecione a aba “Restaurantes”;
- Escolha o estabelecimento desejado e então clique em “Reservar”;
- Caso não tenha cartões cadastrados, abrirá a tela de cadastro. Preencha com os dados do cartão a ser usado no pagamento;
- Selecione a data e então reserve uma mesa;
- Pague a conta pelo app Esfera acessando a aba “Minhas Reservas”; e
- Pronto! Os pontos serão creditados na sua conta no prazo de 1 dia útil.
Vale lembrar que a Esfera atualizou recentemente a funcionalidade. Com isso, os clientes que preferem decidir na hora em qual restaurante ir, existe agora a opção de check-in sem reserva antecipada em diversos restaurantes da plataforma.
LATAM Pass Gastronomia
O LATAM Pass Gastronomia foi desenvolvido em parceria com a Tagme, uma startup de tecnologia para restaurantes. Com a parceria, clientes LATAM Pass agora acumulam pontos no Brasil em restaurantes de cadeias conhecidas, como L’Entrecôte de Paris, Casa La Pastina, Coco Bambu, entre outros. O processo de acúmulo é muito semelhante ao Esfera Restaurantes, mas a reserva pode ser feita no próprio site do programa.
- Pontuação: 3 pontos por real para assinantes do Clube LATAM Pass ou portadores do cartão LATAM Pass Itaú e 1 ponto aos demais usuários.
O LATAM Pass Gastronomia está disponível diretamente no site e por meio do aplicativo LATAM Pass. Para acessá-los, basta fazer o seguinte:
- No site ou app do LATAM Pass, procure pela categoria “gastronomia” (ou clique neste link);
- Escolha uma das opções de restaurante;
- Após visualizar o cardápio, horários e localização, você deve clicar em “reservar uma mesa”;
- Preencha os dados da reserva para na sequência receber a sua confirmação; e
- Pronto! Na hora de pagar a conta, você deve digitar o valor final na área “reservas e pagamento” e conferir a conversão do valor em pontos. Os pontos estarão disponíveis 2 dias após o pagamento.
Cartões-presente de iFood
Quem disse que você precisa ir até o restaurante para ganhar milhas? Afinal, desde a pandemia, o sistema de delivery se intensificou como nunca. Há uma forma indireta de gerar pontos através de gift cards aceitos pelo iFood. É possível comprá-los em varejistas que pontuam na Esfera e Livelo, por exemplo, e usá-los no aplicativo para pagar seu pedido em restaurantes, além de outras modalidades.
- Pontuação: variável conforme a varejista e a promoção vigente.
No entanto, é preciso ressaltar vários pontos de atenção nessa estratégia. O iFood dá até 90 dias para gastar todo o saldo de gift cards inseridos no aplicativo, então é preciso atenção para não perder o dinheiro. Além disso, o uso de cupons de desconto pode ser impactado por esta forma de pagamento, a depender da vontade do restaurante e do próprio iFood. Por isso, o conselho é comprar esses cartões presente aos poucos, sempre com o conhecimento de seu ritmo de gastos dentro da plataforma.
Abaixo, veja exemplos de cartões válidos atualmente, vendidos por varejistas que acumulam pontos Esfera e TudoAzul:
O processo de acumular pontos com esta estratégia tem início idêntico ao de acúmulo de uma compra qualquer com parceiros de programas de fidelidade, com a adição de dois passos finais de resgate dos valores do gift card:
- Acesse o site da varejista através do programa onde pretende acumular milhas e pontos;
- Busque o cartão de sua preferência e prossiga com a compra;
- Siga as instruções recebidas em seu e-mail ou na página de “meus pedidos” da varejista;
- Escolha a opção do iFood para desbloquear o saldo do cartão;
- Abra o aplicativo do iFood e selecione “pagamentos” na aba “perfil”;
- Toque em “Resgatar iFood Card”;
- Insira o código gerado no resgate do gift card; e
- Pronto! Você pode realizar pedidos em restaurantes com uma forma de pagamento que gerou pontos ou milhas!
Comentário
Há mais de uma década nos EUA, programas de acúmulo de milhas e pontos em restaurantes ainda possuem presença tímida no Brasil. Por um tempo, houve parcerias entre programas de fidelidade e restaurantes específicos, mas sem ganhar tanta comoção. Esperamos que mais programas desse tipo surjam com o tempo, pois quem não gostaria de ganhar milhas em almoços ou jantares?
Além disso, com o amadurecimento desses programas, também podemos esperar uma maior variedade de restaurantes. Hoje, em seu estado inicial, o ticket médio de alguns restaurantes que mais pontuam por real chega a R$ 350 por pessoa, fruto da experiência exclusiva que se propõem a entregar. Ou seja, é ainda uma forma de acúmulo pouco recorrente para a maioria dos brasileiros. Todavia, quanto mais os programas vão crescendo e mais estabelecimentos que atendam a públicos mais diversos entrarem, mais interessante se tornará esta estratégia de acúmulo.
Em contrapartida, a estratégia com cupons aceitos pelo iFood nos possibilita pontuar através de redes mais populares e estabelecimentos de uso mais recorrente, como, por exemplo, almoços diários ou aquela pizza no final do dia. Com isso, podemos diversificar ainda mais nosso acúmulo de pontos e milhas através de restaurantes.
No caso do iFood, vale ressaltar que esta estratégia depende de uma cadeia de compras indiretas cujos benefícios podem ser alterados independentemente dos anseios de programas de fidelidade. Por exemplo, o aplicativo pode restringir o uso de cupons de desconto com esta forma de pagamento, ou o varejista passar a cobrar frete, mesmo se tratando de um produto digital. Somado a isso, temos o fato de que a validade dos créditos é de 90 dias. Portanto, sempre avalie seu ritmo de consumo antes de comprometer somas grandes de dinheiro nessa estratégia.
Já imaginou que você poderia ficar mais perto de resgatar sua próxima viagem literalmente comendo?