fbpx

Como viajar para a Lapônia, a terra do Papai Noel, usando milhas

Notícias

Por Dérek Arakaki

Alguma vez você já ouvir falar da Lapônia, a terra do Papai Noel? Diz a tradição que o bom velhinho não vive propriamente no Polo Norte, mas sim na região da Lapônia, mais precisamente na cidade de Rovaniemi, na Finlândia. Mas será que é possível viajar até lá usando pontos/milhas dos principais programas de fidelidade utilizados pelos brasileiros? Vamos descobrir!


Terra do Papai Noel

A tradição ganhou tanta força, que lá existe de fato o “escritório do Papai Noel“. Há também um parque conhecido como “Santa Park“, que se tornou uma atração turística do local.

  • Santa Claus Office

  • Santa Park

Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, se alguém quiser mandar uma carta, segue abaixo:

Endereço:

Santa Claus
Código postal: FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi – Finlândia


Onde fica a Lapônia?

A Lapônia é uma região no extremo norte da Finlândia que faz divisa com Suécia, Noruega e Rússia e é banhada pelo Mar Báltico. A área é conhecida por suas vastas áreas selvagens subárticas, seus resorts de esqui e seus fenômenos naturais, como o sol da meia-noite e a aurora boreal.

A sua capital administrativa é justamente a cidade de Rovaniemi, considerada a terra do Papai Noel.


Aeroporto de Rovaniemi

A boa notícia é que a simpática cidade de Rovaniemi tem seu próprio aeroporto! Apesar de existirem outras opções para chegar lá, como trem, por exemplo, temos a conveniência de desembarcar direto na cidade. Calma que ainda fica melhor, é possível voar até lá com apenas 1 conexão saindo do Brasil!

Para quem deseja conhecer outras regiões da Lapônia, fica como opção os aeroportos de Ivalo, Kemi e Kittilä.


Emitindo voos de companhias parceiras

Para quem é novo nesse mundo de programas de fidelidade, é importante esclarecer que seus pontos e milhas não precisam ser usados apenas para emitir voos da companhia aérea daquele programa. É possível emitir também voos de diversas companhias parceiras, sejam elas membros da mesma aliança ou apenas parcerias específicas.

Com isso, abre-se uma gama de opções de destinos, já que você pode aproveitar a malha aérea da parceira para chegar a lugares que a companhia principal do seu programa não atende.


Alianças – Star Alliance e oneworld

Para chegar na terra do Papai Noel vamos focar nas alianças Star Alliance e oneworld, pois somente elas contam com companhias que operam voos para lá. Abaixo deixo as principais opções de programas de fidelidade (utilizados pelos brasileiros) em que é possível emitir voos de companhias dessas alianças.

Star Alliance:

  • Miles&Go (TAP);
  • MileagePlus (United);
  • LifeMiles (Avianca Colombia).

oneworld:

  • LATAM Pass (LATAM);
  • AAdvantage (American Airlines);
  • Iberia Plus (Iberia).

Ou seja, se você possui milhas em um desses programas você consegue aproveitar as opções que vou colocar nessa postagem.

Lembrando que companhias que não fazem parte de alianças também voam para lá, mas nesse caso não é possível emitir com pontos/milhas dos programas mais usados pelos brasileiros.


Opções de companhias

Apenas duas companhias de alianças operam voos para Rovaniemi.

Star Alliance:

  • Turkish (sazonal dezembro até março).

Esse ano, mais precisamente no dia 05/12, a Turkish Airlines começou a operar voos para Rovaniemi de forma sazonal. A operação ocorre durante toda a época do inverno europeu o que inclui o Natal. Como temos voos diretos da Turkish entre São Paulo e Istambul, basta realizar uma conexão lá e depois seguir direto até Rovaniemi. Muito conveniente né?

oneworld:

  • Finnair (ano todo)

O hub principal da Finnair fica em Helsinque, como não temos voos diretos do Brasil para lá, será necessário fazer duas paradas, sendo a primeira em (Londres ou Madrid, destinos em que temos voos do Brasil com a British e Iberia, respectivamente) e a segunda em Helsinque antes de seguir para Rovaniemi com a Finnair.

Obs: ainda temos a opção de voos da LATAM até algum destino da companhia na Europa, mas saiba que caso sua emissão seja no LATAM Pass os valores podem ficar mais caros, já que para voos próprios o programa cobra preços flexíveis, diferente de emissões 100% com parcerias, que são tabeladas.


Opções de resgate – Star Alliance

Pelo voo da Turkish ser um voo sazonal e já estar muito próximo das datas, encontrei disponibilidade apenas em econômica. Mas vale monitorar essa rota quando estiver disponível em 2020.

Quanto custa (trecho):

  • Miles&Go (TAP)*: Econômica (70.000) Executiva (115.000) | via Call Center (obrigatório emitir ida e volta)
  • MileagePlus (United): Econômica (47.500 milhas) Executiva (87.500 milhas) | via site
  • LifeMiles (Avianca Colombia): Econômica (55.000) Executiva (85.000) | via site

Exemplo de emissão:

Essa pesquisa foi feita no site da United, ou seja, os valores abaixo são para quem tem milhas no MileagePlus. Para emitir em outros programas, basta replicar a data encontrada no site ou informar via call center do programa em que você deseja emitir.

Exemplo de emissão (alternativa):

Como é difícil emitir até Rovaniemi, uma opção seria emitir para Helsinque e de lá pegar um voo separado ou até mesmo seguir de trem. Com isso, a disponibilidade fica bem maior, como nesse exemplo de voos com a TAP conectando em Lisboa.

Obs: lembrando que a TAP implementou o modelo de tabela flexível para o resgates de seus voos próprios, como no exemplo acima. Ou seja, se você for emitir no Miles&Go os valores variam em cada data pesquisada dependendo da disponibilidade de assentos. Falamos mais sobre essa mudança nesse post.

Além disso, voos para Helsinque com a TAP também podem ser emitidos através do TudoAzul e da Smiles, já que os programas possuem parceria com a companhia portuguesa.

  • TudoAzul (Azul): Econômica (65.000) Executiva (95.000) | via Call Center (vai honrar a tabela fixa de resgate em parceiros até que a funcionalidade esteja disponível online)
  • Smiles (GOL): Preços flexíveis | via site

Obs: na Smiles também é possível emitir voos da KLM para Helsinque via Amsterdam.

Como pesquisar:

Saiba como encontrar disponibilidade de passagens com milhas e pontos nas cias da Star Alliance nesse tutorial.


Opções de resgate – oneworld

Como a Finnair opera voos o ano inteiro, fica mais fácil encontrar opções. O que dificulta nessa emissão, principalmente em executiva, é encontrar todos os trechos em cabines premium, já que por ter 2 paradas, temos que encontrar disponibilidade em 3 voos.

Quanto custa (trecho):

  • LATAM Pass (LATAM): Econômica (40.000) Executiva (113.500) | via Call Center
  • AAdvantage (American Airlines): Econômica (50.000 milhas) Executiva (87.500 milhas) | via site
  • Iberia Plus (Iberia)*: Econômica (49.250) Executiva (98.500) | via site

*via Madri com a Iberia

Exemplo de emissão:

Pesquisando por disponibilidade, consegui encontrar dois dos três voos em Executiva, sendo apenas o último trecho (Helsinque para Rovaniemi) em econômica. Mas por se tratar de um voo de cerca de 1 hora dá para encarar, certo? Rs

Essa pesquisa foi feita no site da American Airlines, ou seja, os valores abaixo são para quem tem milhas no AAdvantage. Para emitir em outros programas, basta replicar a data encontrada no site ou informar via call center do programa em que você deseja emitir.

Executiva:

Econômica:

Como pesquisar:

Saiba como encontrar disponibilidade de passagens com milhas e pontos nas cias da oneworld utilizando o site da British, da American ou até mesmo através do ExpertFlyer.


Comentário

Confesso que sempre achei que não seria muito fácil chegar até a terra do Papai Noel usando milhas. Me surpreendi durante minhas pesquisas com essa opção de apenas uma conexão em Istambul com a Turkish.

Ainda que o mais conveniente seja ir de avião direto até Rovaniemi, eu consideraria emitir para Helsinque, já que há maior disponibilidade, passar uns dias por lá e depois seguir para Rovaniemi de alguma outra forma.

Aliás, como os leitores do Passageiro de Primeira já viajaram para todo canto desse mundo, quem aí conhece a terra do Papai Noel? Vale a pena a visita?

Eu já coloquei nos meus planos, mais alguém?


Obs: pelas minhas pesquisas, a temperatura em Rovaniemi no inverno varia entre máximas de -5°C e mínimas de -20°C, rs. Feliz Natal! 🎅🏻❄️

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.