Companhias aéreas regionais europeias, dentre elas Air Nostrum e City Jet, anunciaram que se juntaram para formar uma nova holding aérea, a Strategic Alliance of Regional Airlines (SARA). A aliança, que ainda não possui identidade visual definida, engloba 74 aeronaves, com planos de expansão.
Miguel Ángel Falcón, Gerente Geral da SARA e Vice-Presidente da Air Nostrum, lembra os esforços de cinco anos desde a concepção da ideia da aliança, atrasada com o surgimento da pandemia da COVID-19. Agora, projeta planos de expansão:
“Esperamos que a SARA se expanda por toda a Europa, reforçando nossa colaboração com as principais companhias aéreas europeias, o que nos levará a crescer até cem aeronaves regionais nos próximos três anos.”
Nova aliança regional
As companhias regionais europeias Air Nostrum e CityJet anunciaram a criação da SARA, a Strategic Alliance of Regional Airlines, uma nova holding aérea. Além delas e suas subsidiárias, a regional Irlandesa Hibernian, a empresa de Manutenção e Reparo de Aeronaves ANEM, e a empresa de treinamento de tripulações ANTO, a entidade de suporte a voos ARA e o corretor comercial Ard Aer também se juntaram à SARA.
De acordo com o comunicado de imprensa emitido conjuntamente, a aliança planeja se expandir por toda a Europa em cooperação com outras companhias aéreas e parceiros. A rede atual abrange a maioria dos países europeus e alguns destinos no norte da África.
A frota da empresa controladora agora soma 74 aeronaves e o anúncio confirma os planos de expansão para 100 unidades nos próximos três anos. A composição da frota da SARA é de aeronaves regionais, como ATR 72-600, Mitsubishi CRJ 1000, CRJ200ER, CRJ900 e CRJ900 LR.
Miguel Ángel Falcón acrescentou que a SARA não descarta expandir a aliança por meio de fusões e aquisições, além dos planos de crescimento orgânico. Enquanto isso, Carlos Bertomeu, CEO da Air Nostrum e Presidente da SARA, observou que a aliança proporcionará sinergias importantes para suas companhias aéreas membras.
Bertomeu ressalta que, apesar de atuar como uma empresa controladora, todos dentro da SARA continuarão sendo entidades independentes, com suas próprias marcas e estruturas.
Air Nostrum terá 80% de participação acionária. Os outros 20% assim ficarão com a CityJet. Não foi divulgado o papel das outras companhias aéreas no quadro societário da holding.
Comentário
Notícia relevante para quem costuma ir à Europa, pois novas alianças são costumeiramente sinônimo de mais opções de viagem. Vale lembrar que a Air Nostrum é hoje parceiro regional da Iberia, com passagens podendo ser resgatadas através do Iberia Plus. Todavia, ainda está indefinido o que ocorrerá com a disponibilidade de suas tarifas no programa de fidelidade.
Vale lembrar também que a Air Nostrum pediu autorização para operar no Brasil, sem maiores avanços.
O que achou da novidade?