fbpx

Conheça a conta família da British Airways

Guias Notícias

Por Dymitri Leão

Você sabia que é possível criar uma conta família no Executive Club, programa de fidelidade da British Airways? Pois é, isso é possível, e através dessa conta família, chamada de Household Account, você poderá juntar avios (milhas) de até 7 pessoas, sob algumas condições. Inclusive, se você possui filho(s) menor(es) de 18 anos, a conta família do Executive Club é fundamental, conforme iremos explicar ao longo do post. 😉

conta família british airways

  1. Características da conta família do Executive Club
    1.1 Menores de 18 anos
    1.2 Os pontos não se somam e os resgates são proporcionais
    1.3 Crédito de avios e mudanças de endereço
    1.4 Lista de família e amigos
  2. Como criar uma conta família do Executive Club
  3. Transferência de avios entre Iberia Plus, Executive Club, AerClub e Vueling Club
    3.1 Conta isolada do Executive Club
    3.2 Conta família do Executive Club
  4. A conta família do Executive Club ajuda a emitir uma passagem de volta ao mundo
  5. Vale a pena criar uma conta família na British Airways?

1. Características da conta família do Executive Club

Antes de você decidir se para você vale a pena ou não criar uma conta família com a British Airways, é preciso analisar as características desse tipo de conta, que vamos começar a comentar a seguir. Para muitas pessoas, a criação de uma conta família do Executive Club além de desnecessária é prejudicial, pelas limitações que esse tipo de conta possui. Por outro lado, para alguns a criação dessa conta é fundamental, como é o caso de pais que possuem crianças voando com passagens pagantes em companhias aéreas parceiras da British Airways, desejando que as crianças acumulem avios no Executive Club.

Tenha em mente que o limite de pessoas na conta família do Executive Club é 7. Além disso, os resgates de passagens aéreas só podem ser feitos para os membros da conta família, que obrigatoriamente devem possuir em seus cadastros o mesmo endereço. A seguir, os próximos tópicos discutem com mais detalhes algumas das outras regras da conta família na British Airways.

1.1 Menores de 18 anos

Para se cadastrar gratuitamente no Executive Club, basta acessar esse link e preencher os dados solicitados. Entretanto, atenção para um fato extremamente relevante: só podem se cadastrar maiores de 18 anos! “E agora, o que eu faço se tenho filho(s) menor(es) de 18 anos? Ele irá voar com passagens aéreas pagantes e jamais irá acumular nenhum avio sequer?”. Essa é a pergunta que todos os pais milheiros fariam, certo? A resposta é sim, a menos que você crie uma conta família no Executive Club! Felizmente, com essa conta família, você irá conseguir adicionar membros menores de 18 anos. Ufa! 😉

Eu tenho um filho de quase 2 anos e meio. Até os 2 anos, como ele viajava sem ocupar assento, eu não tinha com o que me preocupar. Após os 2 anos, com ele já ocupando um assento e tendo que pagar por ele, comecei a planejar melhor os seus acúmulos de milhas e pontos, e para mim a conta família na British Airways é uma das soluções. Agora que criei a minha conta família e adicionei a minha esposa e o meu filho, estou tranquilo quanto aos voos dele em tarifas pagantes, pois sei que quando for pertinente, ele poderá acumular avios no Executive Club e eu poderei utilizar esses avios para a nossa família.

Atente-se para o seguinte fato: se você, por qualquer motivo que seja, desfizer a sua conta família, todo os avios acumulados por membros menores de 18 ano serão perdidos! Obviamente você não vai querer que isso aconteça, certo?! Então, se você criar uma conta família com a British Airways, tenha o compromisso de deixá-la ativa pelo menos até que os membros façam 18 anos. Ai sim, no caso de desfazer a conta, ninguém perderá seus preciosos avios! 😉

1.2 Os pontos não se somam e os resgates são proporcionais

É muito importante saber que os saldos individuais dos membros não são somados e creditados na conta família do Executive Club. E como funciona então? Cada membro permanece com a sua conta individual, e o administrador da conta família visualiza 2 saldos: o seu saldo individual e o saldo da conta família. Na imagem abaixo, extraída da página de administração da minha conta do Executive Club, o campo “Os meu Avios” apresenta o meu saldo individual, enquanto o campo “Avios da minha conta principal” apresenta o saldo da minha conta família.

Cada membro da conta família vê o seu próprio saldo, e apenas o administrador da conta família é capaz de visualizar o saldo total da conta família e utilizar esse saldo para resgates de passagens aéreas. E como funciona esse resgate? Quando uma passagem aérea é resgatada, o valor total em avios é descontado proporcionalmente da conta individual de todos os membros da conta família. Vamos mostrar abaixo um exemplo prático.

Suponha que você (administrador) possui uma conta família com mais 2 membros (membro A e membro B), com os seguintes saldos em cada uma das contas individuais e conta família:

  • Saldo da conta do administrador: 125.000 avios;
  • Saldo da conta do membro A: 75.000 avios;
  • Saldo da conta do membro B: 50.000 avios;
  • Saldo total da conta família do Executive Club: 250.000 avios.

Logo, o administrador da conta família possui 50% (100% x 125.000 / 250.00) do saldo total em avios, enquanto o membro A possui 30% (100% x 75.000 / 250.00) e o membro B possui 20% (100% x 50.000 / 250.00) do saldo total em avios. Se for resgatada uma passagem aérea que custe 100.000 avios, serão descontadas de cada uma das contas individuais os seguintes valores:

  • Desconto na conta do administrador: 50.000 avios (0,5 x 100.000);
  • Desconto na conta do membro A: 30.000 avios (0,3 x 100.000);
  • Desconto na conta do membro B: 20.000 avios (0,2 x 100.000).

1.3 Crédito de avios e mudanças de endereço

Os avios acumulados por cada membro da conta família continuam sendo creditados de forma individual. As eventuais mudanças de status no Executive Club também são computadas individualmente. Logo, apenas o resgate de passagens aéreas leva em consideração o saldo somado de cada umas das contas individuais, descontando proporcionalmente de cada conta até somar o valor total do resgate, conforme exposto no tópico anterior.

Como mencionamos no início do post, todos os membros da conta família do Executive Club devem ter o mesmo endereço cadastrado junto à British Airways. Eventuais mudanças de endereço na conta família só podem ser feitas a cada 6 meses, assim como outras mudanças na conta família.

1.4 Lista de família e amigos

Ao criar uma conta família do Executive Club, os resgates de passagens aéreas devem ser feitos apenas para membros da conta família, com apenas uma exceção: o administrador da conta família pode incluir até 5 pessoas para as quais será permitido o resgate de avios da conta família. Tal qual a conta família em si, essa lista de família e amigos só pode ser alterada 1 vez a cada 6 meses.


2. Como criar uma conta família do Executive Club

Inicialmente, você já deve possuir uma conta no Executive Club. Se você ainda não possui uma conta lá, basta acessar esse link e preencher os dados solicitados.

Se você já possui a sua conta, acesse esse link. Após fornecer o seu login e senha, você será encaminhado para a página a seguir.

tela conta familia executive club british airways

tela conta familia executive club british airways

Após clicar no botão “Criar uma conta Principal”, você será encaminhado para uma página na qual deverá preencher os dados de cada membro da sua conta família. Aqui há 2 cenários possíveis:

  1. Se o futuro membro da conta família já possui cadastro no Executive Club, basta preencher o número da conta e o sobrenome, conforme foi cadastrado.
  2. Se o futuro membro da conta família não possui cadastro no Executive Club, você deverá preencher alguns dados, tais quais nome, endereço de e-mail, data de nascimento, entre outros.

Tela para adicionar à conta família membros que já possuem cadastro no Executive Club

tela conta familia executive club british airways

Tela para adicionar à conta família membros que não possuem cadastro no Executive Club

Ao adicionar pelo menos um membro, vai aparecer uma tela de confirmação como a exposta abaixo:

conta familia british airways

Ao clicar no botão “Create Household Account“, se tudo ocorrer corretamente a sua conta será criada. A pessoa que for convidada para ser membro da sua conta família na British Airways será notificada por e-mail. Ao clicar no linkAccept your invitation to a Household Account“, que virá no corpo do e-mail, o futuro membro da sua conta família será redirecionado para uma página de confirmação, e em seguida será incluído na sua conta família do Executive Club.

Lembre-se de que com a criação da conta família na British Airways, é possível cadastrar no Executive Club os menores de 18 anos de idade, incluindo-os na sua conta família. Isso deve respeitar, obviamente, o mesmo limite máximo de 7 membros participando de uma mesma conta família. A única diferença é que ao receber o convite, o menor de 18 anos passará por uma página adicional, na qual deverá ser confirmada a sua idade.


3. Transferência de avios entre Iberia Plus, Executive Club, AerClub e Vueling Club

Neste ponto, há uma enorme diferença entre uma conta isolada e uma conta família no Executive Club. Vamos primeiramente comentar como é o processo normal de transferência de avios quando você possui uma conta isolada no Executive Club. Em seguida, falaremos sobre esse processo para quem possui uma conta família no Executive Club.

3.1 Conta isolada do Executive Club

O Executive Club (British Airways), o Iberia Plus (Iberia), o AerClub (Air Lingus) e o Vueling Club (Vueling) compartilham as mesmas “moedas” nos seus programas de fidelidade, os famosos e valiosos avios. O que muitos não sabem é que esses programas de fidelidade compartilham não apenas o nome avios para as suas milhas, mas também permitem que se transfira instantaneamente e online avios entre as contas gratuitamente. Isso é um baita benefício!

Para nós brasileiros, o mais usual é transferir avios entre o Iberia Plus e o Executive Club. Apenas deve ser observado que as contas no Iberia Plus e no Executive Club devem ter sido criadas há mais de 90 dias, e que os nomes cadastrados devem ser idênticos em ambos os programas de fidelidade.

Logo, você pode tranquilamente acumular avios no Iberia Plus e resgatá-los no Executive Club, se e quando desejar e/ou precisar. Isso foi exatamente o que eu fiz quando emiti as minhas passagens aéreas para as Maldivas através do Executive Club. Você pode conferir essa emissão nos seguintes posts:

Todo o processo detalhado sobre como transferir avios entre o Iberia Plus e o Executive Club você pode aprender lendo esse post: Como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia.

Abaixo, eu mostro uma transferência de avios do Iberia Plus para o Executive Club, que eu fiz em uma das contas que integram a minha conta família, antes dela ingressar na conta família. Perceba que do saldo total de 38.000 avios no Iberia Plus, mandei apenas 37.900, pois os outros 100 avios servirão para mostrar, no tópico seguinte, o “paranauê” necessário para realizar essa transferência após a criação da conta família. Fazemos tudo por um post completo mostrando todos os detalhes, não é mesmo? 😉

Na 1ª página você escolhe o sentido da transferência e a quantidade de avios a serem transferidos

Na 2ª página você apenas confirma a transferência e ela será feita imediatamente

conta familia british airways executive clube

3.2 Conta família do Executive Club

Uma das grandes características negativas de uma conta família do Executive Club é que as contas que a compõe perdem a capacidade de receberem transferências de avios do Iberia Plus, como mostramos acima. Fica permitido apenas o sentido inverso, ou seja, transferir avios do Executive Club para o Iberia Plus de forma direta. E agora? O que fazer? Calma… Existe um “paranauê” para realizar essa transferência, que apesar de adicionar um certo grau de trabalho, vai valer a pena!

A primeira coisa que você precisa é abrir uma conta no AerClub, programa de fidelidade da Air Lingus, ou no Vueling Club, programa de fidelidade da Vueling. Nessa parte eu tive um pouco de trabalho. Eu não consegui abrir uma conta no AerClub. Há algum problema sistêmico no site do AerClub, impedindo-me de prosseguir com a criação de uma conta. Tentei de várias formas e em vários navegadores diferentes, mas não obtive sucesso de forma alguma.

Vou mostrar então o “paranauê” com uma conta no Vueling Club, que não deu problemas para cadastrar, mas tive outro problema depois, que vou explicar…. Para abrir uma conta no Vueling Club, utilize esse link. Basta preencher um simples formulário e você será inscrito no Vueling Club sem grandes problemas.

Em seguida, acesse o site avios.com, que será o site chave do paranauê, e no canto superior direito clique em Sign in, preenchendo os dados da sua conta no Vueling Club. Aqui começou o meu problema…

Após você preencher as suas credenciais do Vueling Club, vai aparecer a mensagem abaixo, dizendo que precisam de informações adicionais.

O maior problema é que, ao tentar inserir o país de residência como Brasil (Brazil, em inglês), ele não está listado. Veja na imagem abaixo que de fato o Brasil não está listado.

conta familia british airways executive clube

E agora? Bem…Eu acredito que isso seja um erro do avios.com, pois basta observar a extensa lista de países que consta no cadastro para perceber que não há sentido no Brasil não constar da lista. Inclusive, países vizinhos nossos, por exemplo Argentina e Bolívia, contam da lista de cadastro. Visto que eu não consegui criar uma conta no AerClub por algum erro sistêmico desconhecido, essa opção com o Vueling Club foi a única que me restou…

Como não havia a opção de escolher o Brasil como país de residência, então eu coloquei os dados do meu hotel favorito em Londres. O telefone do hotel eu digitei sem o +44 na frente e sem espaços entre os números. No zip code do endereço eu preservei o espaço padrão que existe entre os dígitos. Uma vez criada a conta no avios.com, eu enviei um e-mail para eles solicitando que colocassem o meu endereço do Brasil.

As imagens a seguir ilustram os procedimentos para o envio de avios entre o Iberia Plus e o Executive Club, para um dos participantes da minha conta família. Primeiramente, devem ser enviados os avios do Iberia Plus para o avios.com, e em seguida você deve enviar os avios do avios.com para o Executive Club.

Escolha o sentido da transferência de avios do Iberia Plus para Avios Partners, informando a quantidade de avios

conta familia british airways executive club

Verifique a quantidade de avios a serem enviados

Aguarde a conclusão da transferência

Escolha o sentido da transferência de avios dos Avios Partners para a British Airways, informando a quantidade de avios

Confirme a quantidade de avios a serem enviados

conta familia british airways executive clube

Aguarde a conclusão da transferência

conta familia british airways executive club   Como ficou demonstrado com a sequência de imagens acima, nosso “paranauê” é plenamente possível, e adiciona apenas um passo intermediário na transferência tradicional de avios entre o Iberia Plus e o Executive Club. O maior problema foi conseguir criar a conta no avios.com, como comentei anteriormente, mas após superar esse problema inicial, tudo transcorreu normalmente.


4. A conta família do Executive Club ajuda a emitir uma passagem de volta ao mundo

Conforme publicamos recentemente no postPassagem de volta ao mundo com a oneworld: o melhor resgate do Executive Club“, é possível utilizar o Executive Club para realizar uma belíssima emissão de passagem de volta ao mundo! Essa emissão contempla voos em companhias aéreas da aliança global oneworld.

Uma vez que uma conta família do Executive Club pode “unir” os avios de até 7 pessoas para realizar as emissões de quaisquer passagens aéreas, é muito mais fácil emitir uma passagem de volta ao mundo dessa forma, com uma ajudinha extra, não é verdade? 🙂


5. Vale a pena criar uma conta família na British Airways?

A resposta para essa pergunta é: depende! Eu, como pai de um filho menor de idade, sem dúvidas enxergo um alto valor em criar uma conta família na British Airways, pois esse é o único modo, como comentei ao longo do post, de poder criar contas no Executive Club para menores de 18 anos. Como “bônus”, ainda consigo unir esforços com a minha esposa, que também acumula avios na conta dela, para podermos resgatar quaisquer passagens aéreas de modo mais prático através da nossa conta família.

Para o meu perfil, o único ponto negativo da conta família do Executive Club é impedir que sejam transferidos avios entre o Iberia Plus e o Executive Club de forma direta. Contudo, mostrei que existe um “paranauê” para superar essa dificuldade! Santo “paranauê”, você não acha?! 😉

Sem a possibilidade apresentada por esse “paranauê” eu não teria criado a nossa conta família na British Airways, pois o melhor modo de acumular avios para nós brasileiros é exatamente através das transferências entre o Santander Esfera e o Iberia Plus, com o posterior envio para o Executive Club sempre que necessário. Isso foi exatamente o que eu fiz quando emiti as minhas passagens aéreas para as Maldivas através do Executive Club. Você pode conferir essa emissão nos seguintes posts:

Se você não possui filhos menores de 18 anos, avalie bem se há vantagens em criar uma conta família na British Airways. Para o seu perfil pode não ser tão interessante como é para mim, mas você ainda pode encontrar a vantagem de “unir” os saldos de até 7 contas do Executive Club para realizar emissões de passagens aéreas.

Coloquei “unir” entre aspas porque, tal qual mostrado no post, os saldos das contas do Executive Club não chegam a ser somadas na conta família. O que ocorre quando do resgate de uma passagem aérea é um desconto de avios em todas as contas participantes da conta família, de forma proprocional aos saldos individuais.

Por fim, lembre-se de que conforme publicado no postPassagem de volta ao mundo com a oneworld: o melhor resgate do Executive Club“, é possível utilizar o Executive Club para realizar uma belíssima emissão de passagem de volta ao mundo! Logo, ter uma conta família na British Airways pode te ajudar a realizar essa emissão. 😉

Você possui ou pensa em criar uma conta família na British Airways? Utilize a seção de comentários abaixo e enriqueça o debate.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.