fbpx

Conheça a empresa que planeja levar pessoas até o limite do espaço em um balão

Notícias

Por Dérek Arakaki

Você conhece a Space Perspective? A empresa anunciou na semana passada seus planos de transportar passageiros e cargas úteis de pesquisa até o limite do espaço com sua nave espacial Neptune, um balão de alto desempenho e cápsula pressurizada.

A empresa informou que concluiu uma extensa pesquisa de mercado e um design de nave será construído com base em mais de 50 anos de tecnologia comprovada.

A nave espacial Neptune foi desenvolvidapara garantir segurança, acessibilidade, quase zero de emissões e operações rotineiras em todo o mundo. O balão mede o comprimento de um estádio de futebol e a cápsula pressurizada é confortável e espaçosa.

No comando de um piloto, a Neptune leva até oito passageiros, os chamados “Explorers”, em uma jornada total de seis horas até o limite do espaço.

Ela iniciará a experiência com uma subida suave de duração de duas horas, alcançando uma altitude de 100.000 pés (cerca de 30km). De lá, os passageiros poderão aproveitar um passeio de até duas horas.

Terminada a jornada o balão retorna a terra, em uma viagem de cerca de duas horas, pousando em um navio. Os lançamentos de voos espaciais humanos comerciais de Neptune são regulados pela FAA Office of Commercial Spaceflight.


O “limite do espaço”

A Linha de Kármán é um limite convencionado que fica a uma altitude de 100 km acima do nível do mar, usado para definir o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Esta definição é aceita pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), órgão internacional que estabelece padrões e registra e oficializa recordes aeronáuticos e espaciais.

Importante ressaltar que muitas vezes, pessoas ou entidades, usam o termo “limite do espaço” (em inglês: edge of space), referindo-se a uma região abaixo do limite dos 100 km, o que geralmente incluem regiões consideravelmente mais baixas.

Com isso, certos voos de balões e aviões, como esse da Space Perspective, são descritos como tendo “atingido os limites do espaço”, o que na verdade, apenas significa que eles chegaram mais alto que a média dos veículos aeronáuticos chega.


O que diz a Space Perspective

“Estamos comprometidos em mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas têm acesso ao espaço – tanto para realizar pesquisas necessárias para beneficiar a vida na Terra quanto para afetar a maneira como vemos e nos conectamos com o nosso planeta”, disse Jane Poynter, fundadora e co-CEO da Space Perspective.

“Após o retorno dos voos espaciais humanos a partir dos EUA há algumas semanas, as pessoas ficaram empolgadas com as viagens espaciais”, disse o fundador e co-CEO Taber MacCallum.


Vídeos

Confira no vídeo abaixo como será a experiência que a Space Perspective pretende proporcionar:


Comentário

Eu achei incrível esse projeto e espero que ele continue evoluindo para possibilitar essa experiência. A empresa informou que planeja lançar, a partir Kennedy Space Center (KSC) da NASA na Flórida, o primeiro voo de teste (sem tripulação) no início de 2021.

Mais alguém embarcaria nessa? Para mais informações, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.