O MileagePlus, programa de fidelidade da United, acaba de anunciar as novas regras para que seus clientes atinjam status elite. Vamos explicar nesse post todos os detalhes da nova forma qualificação, válida a partir de 2020.
Mudanças para 2020
Atualmente, você obtém o status elite com base em Milhas Qualificáveis Premier (PQM) ou Segmentos Qualificáveis Premier (PQS) mais Dólares Qualificáveis Premier (PQD). Ou seja, atualmente é uma combinação de quantidade de voos realizados ou milhas voadas combinadas com o quanto você gastou em dólar.
Para 2020, com as mudanças anunciadas, as milhas que você voa deixa de contar para qualificação para os status elite.
Nova regra
A partir de 2020, a qualificação será baseada em uma combinação de Pontos Qualificáveis Premier (PQP) e Voos Qualificáveis Premier (PQF), ou seja, a distância voada deixa de contar e o termo “segmentos” passa a se chamar “voos”:
Lembrando que sempre é necessário realizar um mínimo de 4 voos na United ou United Express para obter status Premier.
Como funciona os Voos Qualificáveis Premier (PQF)
Agora, todos os voos que você faz contam para obtenção do status. A United passa a considerar como voo basicamente uma decolagem e pouso. Ou seja, não há mais multiplicadores de classe de tarifa e toda aquela matemática de segmento.
Por outro lado, pouco importa se você está voando em Executiva ou Econômica, ambos os voos vão valer a mesma coisa.
A exceção fica para os bilhetes Basic Economy, que serão elegíveis para ganhar Pontos Qualificáveis Premier (PQP), mas não acumularão os PQF. Além desses, os bilhetes-prêmio também não acumulam PQF.
Como funciona os Pontos Qualificáveis Premier (PQP)
Você receberá 1 Ponto Qualificável Premier (PQP) por cada dólar americano gasto. Lembrando que, como era anteriormente, apenas os gastos com a passagem geram PQP, impostos e taxas não são elegíveis.
A United está aumentando os requisitos para atingir cada nível de status, no entanto, passou a disponibilizar mais maneiras de se obter esses pontos qualificáveis. Veja abaixo quais são as opções de gastos para gerar PQP:
- Tarifa base + sobretaxa
- Assentos ou assinaturas Economy Plus®
- Compra de assento preferencial
- Gastos com upgrade usando milhas + dinheiro | NOVO
- Upgrades em dinheiro | NOVO
- Gastos com bilhetes em voos emitidos e operados por companhias Star Alliance | NOVO
Ganhando PQF e PQP em voos de parceiras
Como você pode observar, será possível alcançar os requisitos ao realizar voos com companhias parceiras da United. Atualmente, só é possível acumular gastos qualificáveis se o seu voo operado pela parceira tiver sido emitido pela própria United.
Ganhando PQP em parceiras:
Com isso, você passará a acumular PQP, mas a quantidade recebida vai seguir a regra abaixo:
- Parceiros Preferenciais: a quantidade de PQP será igual às milhas geradas divididas por cinco;
- Outros Parceiros: a quantidade PQP será igual às milhas-prêmio ganhas divididas por seis.
- Parceiros Preferenciais:
- Outros Parceiros:
Ou seja, se você acumulou 360 milhas no seu voo, você receberá 72 PQP se for em um parceiro preferencial ou 60 PQP se voou com outros parceiros.
Ganhando PQF em parceiras:
Também será possível ganhar PQF ao voar companhias aéreas parceiras, exceto quando forem emitidas em tarifas básicas ou por milhas.
Novos requisitos para atingir status no MileagePlus
Valendo a partir de 2020, somente será possível obter status na programa com PQP (baseado no quanto gasta) ou através de uma combinação de PQP e PQF (quanto gasta e quantos voos realiza).
Ou seja, se você deseja se qualifica apenas com base nos gastos (PQP) as exigências serão maiores. Mas, se você deseja combinas os gastos com a quantidade de voos realizada, as exigências passam a ser menores:
As novas regras começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, para o status no ano de 2021.
Comparativo
A United disponibilizou uma tabela com um comparativo das exigências atuais com as de 2020. Repare que se compararmos unicamente o quanto você deve gastar, que atualmente são os PQD e vão passar a ser PQP, houve um aumento nas exigências:
- Silver de 3.000 PQD para 4.000 PQP
- Gold de 6.000 PQD para 8.000 PQP
- Platinum de 9.000 PQD para 12.000 PQP
- 1K de 15.000 PQD para 18.000 PQP
Vídeo
A United publicou um vídeo, em inglês, com as diferenças do método de qualificação atual com o novo, confira:
Comentário
Mudança negativa na forma de qualificação para se tornar um cliente elite na United, já que a companhia passa a valorizar apenas os gastos de seus clientes, ignorando totalmente as milhas voadas.
Para os passageiros internacionais que realizam voos mais longos, principalmente em cabines premium, a possibilidade de obtenção de status com milhas qualificáveis combinadas com quantidade de segmentos era muito mais viável.
Essa mudança do MileagePlus é bem semelhante ao que foi feito pelo LATAM Fidelidade, agora LATAM Pass, que através dos seus pontos qualificáveis, passou a considerar apenas os gastos com passagens com a companhia e seus parceiros. Será que é uma tendência? Espero que não!
Bom, o que você achou das novas regras da United? Com essas mudanças, alguém que priorizava a obtenção de status na United vai optar por outro programa?
Para quem quiser mais informações, a United disponibilizou uma página (em inglês) com todos os detalhes além de perguntas frequentes, acesse através desse link.
☞ Veja também