fbpx

Conheça as diferentes opções de emissão na Smiles: Award e Comercial

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Neste post pretendo esclarecer as diferentes emissões de tarifas Award e Comercial dentro da Smiles.


Entenda as diferentes emissões da Smiles

A Smiles oferece dois tipos de emissões de passagens: “Award” e “Comercial“.

Award: é o mais tradicional formato de emissões . As cias aéreas liberam assentos numa classe tarifária “especial” e os programas de fidelidade parceiros permitem que os seus usuários usem as milhas para o resgate. Por ser emitido em classe “especial”, essas passagens não geram milhas e nem contam como trecho para mudar de categoria. Em geral, o número de assentos é muito limitado.

Comercial: estas passagens são emitidas em classe “pagante”, ou seja, apesar de você usar milhas para a emissão, a Smiles “compra” os bilhetes e os oferece ao usuário como se fossem uma passagem “award”  (ele converte o valor que a passagem custa no mercado em milhas).  Em geral, por serem passagens pagantes, o número de assentos disponíveis é maior que no outro formato. No limite, qualquer passagem pode ter seu custo convertido em milhas – o problema é que a quantidade pode ser muito alta e, por isso, são limitadas as opções oferecidas.


Como diferenciar os dois formatos

Uma maneira fácil de saber se a passagem é “Award” ou “Turismo” é pelo selo do Viaje Fácil. Somente as emissões de “Award” permitem o uso! Veja um exemplo com e sem a funcionalidade:

Como o Viaje Fácil só é permitido até 60 dias antes da viagem, outra forma de saber qual o tipo da passagem é pela política de reembolso que aplica. A “comercial” costuma ter regras mais rígidas de cancelamento e às vezes não é reembolsável.

As passagens emitidas como “award” permitem cancelamento e custam R$350 fixo:


Desvantagens da passagem Smiles Turismo

A passagem Smiles Comercial costuma ser mais cara para o usuário e dificilmente possui opção em executiva. A política de reembolso também é mais alta.

Vale mencionar que a Smiles informa que as passagens “Turismo” não são elegíveis para acúmulo de milhas no programa”, mas ainda assim eu tentaria pontuar em algum programa parceiro. Em alguns caso temos relatos que as milhas são creditadas! E isso seria uma vantagem para este tipo de emissão em alguns casos específicos..


Market Place

A Smiles teve que pensar fora da caixa para suprir a lacuna com as rotas internacionais da GOL e está foi uma boa resposta.

As passagem “comerciais” dão a liberdade para Smiles comprar bilhetes de qualquer companhia, negociando direto no mercado, fora do próprio contrato e podem ser oferecidas para os clientes Smiles mesmo sem uma parceria de acúmulo. Com isso, o programa pode aumentar o leque de oportunidades para os clientes. Tudo isso é feito pela própria  Smiles, numa plataforma de experiencia única para o usuário.

Com as passagens comercial a Smiles pode se tornar um market place de passagens aberto ao público.


Concorrência dos bancos

Os bancos estão cada vez mais investindo e seus próprios programas de fidelidade. Itaú Sempre Presente, Livelo e o Santander Esfera já tem suas próprias agencias de turismo e também emitem passagens no formato”comercial”. Todo este movimento é para evitar que os pontos sejam transferidos para os programas aéreos como, Smiles, Latam, TAP, etc.


Conclusão

Uma vez compreendido este conceito, fica mais fácil entender a diferenciação na precificação e das regras!

As passagens “COMERCIAL” complementam as passagens “award”. Entre ter ou não ter a opção, eu prefiro TER e claro, a valores mais interessantes, pois algumas delas são altas demais!

A recém anunciada parceria da Smiles com American Airlines contempla somente passagens “comercial” e não vemos a hora de ser ampliada para award! 🙂

Dúvidas? deixe nos comentários!


INSCREVA-SE EM NOSSA NOVA NEWSLETTER – AGORA COM APENAS UM ENVIO POR DIA!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.