No começo de outubro, a Qatar Airways e a LATAM anunciaram uma expansão do acordo bilateral de codeshare. O site Routes Online, divulgou as rotas operadas pela companhia árabe que receberão os códigos de voo LA.
Rotas
- Doha – Adis Abeba
- Doha – Bagdá
- Doha – Baku
- Doha – Basra
- Doha – Da Nang
- Doha – Djibuti
- Doha – Erbil
- Doha – Hanói
- Doha – Cidade de Ho Chi Minh
- Doha – Kuala Lumpur
- Doha – Ilha Mahe
- Doha – Mascate
- Doha – Najaf
- Doha – Penang
- Doha – Salalah
- Doha – São Paulo (GRU)
- Doha – Sulaymaniyah
- Doha – Tbilisi
Exemplo de emissão
Acessamos o site da LATAM para pesquisar por passagens nas novas rotas. Repare que a companhia já vende voos entre São Paulo (GRU) e Doha com a informação de que o voo é operado pela Qatar Airways.
Acordo de codeshare
O acordo bilateral de codeshare vai porporcionar conexões para destinos espalhados pelo Brasil e pela América do Sul aos passageiros da Qatar Airways, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Lima e Bogotá, entre outros. Já os passageiros da LATAM também poderão viajar em voos da Qatar Airways de São Paulo (GRU) a Doha (DOH), oferecendo conexão para mais de 25 destinos no Oriente Médio, Leste Africano, Sul da Ásia, incluindo o Vietnã, a Malásia e o Camboja.
Comentário
Para quem não está familiarizado com o termo, codeshare é uma espécie de acordo de cooperação entre as empresas aéreas, onde uma transporta passageiros que emitiram seus bilhetes pela outra. Com isso é possível oferecer aos seus clientes mais opções de destinos do que ela poderia oferecer sozinha.
Ao realizar a reserva de um voo codeshare, seu bilhete vai exibir o número do voo da empresa que você fez a reserva, mesmo que alguns trechos da viagem sejam feitos por outra empresa (que utiliza um número diferente).
A notícia é boa para os passageiros das companhias, já que acordos de codeshare trazem muito mais praticidade para os passageiros, resultando em uma melhor experiência de viagem.