A International Air Transport Association (IATA) está fazendo parceria com o governo do Panamá e a Copa Airlines para testar o IATA Travel Pass – um aplicativo móvel para ajudar os passageiros a gerenciar suas viagens com facilidade e segurança, de acordo com os requisitos do governo para o teste COVID-19 ou informações sobre vacinas.
IATA Travel Pass
Usando o IATA Travel Pass, os passageiros da Copa Airlines serão capazes de criar um “passaporte digital”. Isso permitirá que os passageiros combinem seus itinerários de viagem com os requisitos de saúde COVID-19 de seu destino e validem se estão em conformidade com eles. A fase inicial de teste está prevista para começar em março em voos selecionados do Hub das Américas da Copa na Cidade do Panamá.
“Na Copa Airlines temos orgulho de ser os pioneiros na implementação do IATA Travel Pass, trabalhando em conjunto com a IATA e o governo do Panamá. O IATA Travel Pass simplificará e aumentará a conformidade com os requisitos de saúde de nossos passageiros. Uma solução de padrão internacional para passaportes de saúde digitais, como o IATA Travel Pass, é a chave para o reinício seguro da indústria de viagens e turismo, que é um importante contribuidor para a economia do Panamá e da América Latina”, afirmou Dan Gunn, vice-presidente sênior de operações da Copa .
Com isso:
- O Panamá passa a ser o primeiro governo a participar de um teste do IATA Travel Pass.
- A Copa Airlines se torna a primeira companhia aérea nas Américas a testar o IATA Travel Pass.
Sobre o IATA Travel Pass
O IATA Travel Pass permite que os passageiros criem um ‘passaporte digital’ para verificar se seu teste pré-viagem ou vacinação atende aos requisitos do destino. Eles também poderão compartilhar os certificados de teste e vacinação com autoridades e companhias aéreas para facilitar as viagens. O novo aplicativo também permitirá que os viajantes gerenciem toda a documentação de viagem digitalmente e de forma contínua durante a experiência de viagem.
No aplicativo IATA Travel Pass, o registro integrado de requisitos de viagem também permitirá aos passageiros encontrar informações precisas sobre viagens e requisitos de entrada para todos os destinos, independentemente de onde estejam viajando. Também incluirá um registro de centros de teste e, eventualmente, de vacinação – tornando mais conveniente para os passageiros encontrar centros de teste e laboratórios em seu local de partida que atendam aos padrões para requisitos de teste e vacinação de seu destino.
A plataforma também permitirá que laboratórios e centros de teste autorizados enviem com segurança os resultados dos testes ou certificados de vacinação aos passageiros. O registro global, gerenciado pela IATA, irá gerenciar e permitir o fluxo seguro de informações necessárias entre todas as partes interessadas e fornecer uma experiência perfeita para o passageiro.
O programa foi desenvolvido como quatro módulos independentes que podem interagir uns com os outros. Esses módulos cobrem registros para requisitos regulamentares de entrada e laboratórios / centros de teste, emissão de certificados verificados, identidade digital e a possibilidade de os passageiros compartilharem os resultados dos testes durante a viagem por meio de seus dispositivos móveis. Esses módulos podem funcionar juntos como uma solução ponta a ponta completa. Ou podem ser usados separadamente para complementar sistemas que outros estão construindo. A IATA desenvolveu esses módulos para garantir que sejam interoperáveis com outras soluções da indústria.
Com isso, o Panamá passa a ser o primeiro governo a participar de um teste do IATA Travel Pass e a Copa Airlines se torna a primeira companhia aérea nas Américas a testar o IATA Travel Pass.
O que achou da novidade? Para saber mais sobre o IATA Travel Pass, acesse este site.