Como viajar para Curaçao usando milhas e pontos

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Ana Zacaron

Curaçao registrou um recorde no número de brasileiros que visitaram a ilha em 2023, com um fluxo de mais de 17 mil turistas. Existem muitos programas de fidelidade que oferecem disponibilidade award para este destino caribenho e cada um deles tem possui vantagens e desvantagens. Nesta matéria, vamos te mostrar os principais programas para emitir voos com milhas e pontos para Curaçao. Confira!

☞ pular para…


Resgates usando programas nacionais

Com os programas nacionais, podemos emitir passagens com milhas e pontos em voos próprios ou em voos com companhias parceiras. Para este destino específico, em todos os casos, vamos observar uma precificação dinâmica, que podem flutuar conforme a data e a disponibilidade award. 

LATAM Pass (LATAM)

Dos programas brasileiros, o LATAM Pass é o único que utiliza uma tabela fixa para voar com as companhias parceiras. Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por essas companhias, os resgates possuem valores tabelados, variando de acordo com origem e destino e com uma a tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região. Por se basearem em tabelas fixas, essas emissões dependem somente de disponibilidade e não sofrem flutuações na quantidade de pontos necessária. No entanto, desde a mudança do programa do LATAM Pass, as passagens só são possíveis de serem resgatadas através do Call Center ou WhatsApp da companhia.

Neste caso, para Curaçao, a única maneira de emitir com pontos do programa é no voo da Delta entre Atlanta (ATL) e Curaçao (CUR), que opera a rota somente aos sábados. Para utilizar a tabela fixa, como dissemos, é necessário entrar em contato com o call center do LATAM Pass. Havendo disponibilidade, o trecho tem o custo de 33.000 pontos em Classe Econômica e 66.000 pontos em Executiva. Do mesmo modo, é possível emitir voos do Rio de Janeiro (GIG) ou de São Paulo (GRU) com a Delta para Atlanta, combinando os dois trechos até o país caribenho.

Aqui no PP, temos uma matéria ensinando como emitir passagens da Delta com pontos LATAM Pass, mostrando, inclusive, como encontrar disponibilidade. Para acessá-la, clique aqui.

Smiles (GOL)

A Smiles, programa de fidelidade da GOL, comercializa dois tipos de tarifas para emissões de passagens de companhias aéreas parceiras: a Tarifa Award e Tarifa Comercial. No entanto, é nas passagens em tarifa award que encontramos os preços mais vantajosos e com baixas taxas de embarque. Estes bilhetes possuem uma disponibilidade limitada e só estão disponíveis para algumas companhias parceiras.

Para Curaçao, é possível encontrar bilhetes awards com as companhias parceiras Copa Airlines e avianca. Veja abaixo um exemplo no voo direto da GOL de São Paulo (GRU) para Curaçao (CUR), conexão em Bogotá, pelo custo de 54.600 milhas o trecho para assinantes do Clube Smiles ou clientes Diamante. O preço em taxas para esta emissão com origem em Guarulhos é de R$ 54,24.

E abaixo um exemplo em Classe Executiva com a Copa Airlines de Brasília (BSB) e conexão no Panamá (PTY). O valor em taxas é de R$ 58,31.

Azul Fidelidade (Azul)

A Azul opera voos diretos para Curaçao (CUR) com saídas do Aeroporto de Confins (CNF) que podem ser emitidos de forma online com pontos da Azul Fidelidade. O programa possui uma precificação dinâmica, sendo assim, o preço pode variar de acordo com a data pesquisada. Veja abaixo um exemplo, com o custo de 62.000 pontos em Classe Econômica.

Na Azul Fidelidade, também existe a possibilidade de emitir voos com pontos em companhias parceiras através do Interline. Para Curaçao, é possível emitir voos na tarifa award com Copa Airlines, neste caso, com conexões no Panamá (PTY). Veja abaixo um exemplo em Classe Econômica com saída de Belo Horizonte (CNF):


Resgates usando programas da Star Alliance

Os programas da Star Alliance oferecem voos envolvendo principalmente as companhias Copa Airlines e avianca. Em alguns deles, também é possível resgatar voos da Azul. A maior vantagem destes programas é a oportunidade de emitir voos em com precificação fixa, ou seja, havendo disponibilidade em tarifa award, o custo não sofrerá alterações, independente da data pretendida. No entanto, também são programas com milhas mais valiosas, com poucos ou até nenhum parceiro bancário no mercado nacional.

Aeroplan (Air Canada)

O Aeroplan permite emissões em voos próprios da Air Canada ou com parceiras. Para Curaçao, voos com companhias parceiras, são precificados em 30.000 milhas em Classe Econômica e 50.000 milhas em Classe Executiva, incluindo voos da Azul. Cabe ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ). Voos da própria Air Canada possuem uma precificação dinâmica. Veja abaixo alguns exemplos:

Para saber como acumular pontos no Aeroplan, clique aqui.

ConnectMiles (Copa Airlines)

O ConnectMiles precifica de forma fixa os trechos entre o Brasil e Curaçao, com o custo de 20.000 o trecho em Classe Econômica e 40.000 em Classe Executiva, sempre que houver disponibilidade award. No programa, é possível emitir voos com todas as companhias parceiras da Star Alliance, além de parceiras bilaterais como a Azul. Seja qual for a companhia escolhida, o custo será sempre o mesmo, dependendo apenas da disponibilidade de datas. Vale ressaltar que o programa não cobra taxa de combustível (YQ).

Para saber como acumular milhas no ConnectMiles, clique aqui.

lifemiles (avianca)

O lifemiles possui uma precificação dinâmica para voos da própria avianca ou fixa para voos com companhias parceiras, com custo calculado com base na região de origem e destino. Emissões do Brasil para a região o Sul da América do Sul, onde está Curaçao, são cobradas em 30.000 milhas o trecho em Classe Econômica e 60.000 em Executiva para voos diretos. Porém, voos com conexão podem ter um custo variante, a depender da conexão escolhida, com o programa realizando uma média de preços entre as conexões. Veja abaixo um exemplo voando avianca entre São Paulo (GRU) e Curaçao (CUR), com conexão em Bogotá (BOG):

Para saber como acumular milhas no lifemiles, clique aqui.

MileagePlus (United Airlines)

Desde a mudança da precificação do MileagePlus, as emissões com milhas no programa passaram a ter um custo flutuante, ou seja, podendo variar para mais ou para menos. No entanto, quando a tarifa é award, o preço é fixo no sentido que todas as emissões awards terão o mesmo valor, variando, é claro, de acordo com a rota. Mas isso não significa que elas não possam sofrer um aumento no médio prazo. Se isso acontecer, todas as emissões awards continuarão tendo o mesmo valor, porém, um valor mais alto.

No MileagePlus, é possível emitir voos com todas as companhias parceiras da Star Alliance, além de algumas parceiras bilaterais. O programa cobra 22.000 milhas em Classe Econômica e 44.000 milhas em Executiva. Não há cobrança de taxa de combustível (YQ). Veja abaixo exemplos de voos com saídas de Belo Horizonte (CNF):

Para saber como acumular milhas no MileagePlus, clique aqui.

TAP Miles&Go

O TAP Miles&GO permite emissões em voos próprios da TAP ou com parceiras. Para Curaçao, é possível emitir voos com companhias da Star Alliance, além de voos com Azul. Com está última, no entanto, só é possível realizar emissões através do Call Center. Seja qual for a companhia escolhida, o preço é fixo, com 35.000 milhas em Classe Econômica e 55.000 em Executiva. Veja abaixo um exemplo de voo com a avianca sendo do Rio de Janeiro (GIG):


Resgates usando programas da oneworld

Os programas da oneworld oferecem resgates mais limitados, com opções que partem do Brasil envolvendo apenas voos da American Airlines, todos com conexão nos Estados Unidos.

AAdvantage (American Airlines)

O AAdvantage utiliza duas precificações para resgates de passagens com milhas: a fixa, utilizada em voos de companhias parceiras, e a dinâmica, utilizada em voos próprios da American Airlines. Para Curaçao, como dissemos no início deste tópico, estão disponíveis apenas resgates com a própria American. No programa, encontramos tarifa em Classe Econômica a partir de 25.000 milhas e em Classe Executiva a partir de 68.500 milhas. Veja abaixo um exemplo:

Para saber como acumular milhas no AAdvantage, clique aqui.


Resgates usando programas da SkyTeam

Os programas da SkyTeam oferecem voos envolvendo as companhias Delta e Copa Airlines, esta última como parceira bilateral do programa da Air France/KLM. Assim como os programas da oneworld, também observamos resgates mais limitados e, no caso de voos Delta, todos com conexão nos Estados Unidos. Em voos Delta, apesar da companhia voar para Curaçao a partir de Atlanta (ATL), não encontramos nenhuma disponibilidade partindo do Brasil nos programas da aliança.

Flying Blue (Air France/KLM)

O Flying Blue tem precificação flutuante para os voos com a Air France e KLM. Mesmo para parceiros, o programa não possui uma tabela oficial para resgates. Com o programa, existe a possibilidade de emitir voos da Delta e da Copa Airlines. O Flying Blue repassa taxa de combustível, porém não há cobrança em emissões com origem no Brasil. Veja abaixo um exemplo em Classe Econômica saindo de São Paulo (GRU):

Para saber como acumular milhas no Flying Blue, clique aqui.


Quais companhias podemos voar?

Para Curaçao, é possível voar de forma direta com a Azul com partidas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF). Com a companhia, é possível, inclusive, fazer conexões rápidas nos principais aeroportos do país, emitindo toda a viagem no mesmo localizador.

Além disso, as companhias avianca e Copa Airlines operam voos, respectivamente, com conexões em Bogotá (BOG) e no Panamá (PTY), e, por isso, os programas da Star Alliance destacam-se no que se refere às emissões com milhas e pontos para o famoso destino. De forma mais limitada, também é possível realizar voos para a ilha com conexões nos Estados Unidos. Para conhecer todas as rotas, recomendamos acessar a ferramenta FlightConnections. Aqui no PP, temos um guia completo sobre o assunto e você pode consultá-lo clicando aqui.


Confira outros textos relacionados

Quer saber como viajar para outros destinos usando milhas e pontos? Se sim, então confira os textos que temos desta série:


Garanta 8% de desconto na Hoteis.com

Vai viajar e ainda não garantiu a hospedagem? Confira a seleção disponível no Hoteis.com e reserve o seu hotel com 8% de desconto e pagamento em até 12x sem juros utilizando o nosso cupom ‘HOTEISPPLATAM’ [sem aspas].

O uso do cupom se restringem a hospedagem com check-out até 31 de março de 2025.


Ganhe cashback na compra de dólares na Nomad

Se você está planejando uma viagem internacional e precisa comprar dólares, então aproveite nosso cupom exclusivo ‘PASSAGEIRO20’ [sem aspas] para abrir conta na Nomad e ganhar até 20 dólares de cashback na compra da moeda.

Com esse benefício, você ganha 2% do seu dinheiro de volta em cima da 1ª operação de câmbio realizada em até 15 dias desde a abertura da conta, sendo o valor máximo de 20 dólares. Por exemplo:

  • Para uma remessa de $300, você ganha $6 de cashback.
  • Para uma remessa de $500, você ganha $10 de cashback.
  • Para uma remessa de $1.000, você ganha $20 de cashback.
  • Para uma remessa de $1.500, você ganha $20 de cashback.

Nomad Widget

O cashback entra na sua conta Nomad em até 1 dia útil após a remessa.


Ganhe até 69% de desconto no Seguro Viagem da Ciclic 

Se você ainda não tem Seguro Viagem para a sua viagem, nós temos uma boa notícia: usando o cupom ‘PASSAGEIRODEPRIMEIRA’ [sem aspas] neste link, é possível obter um desconto de até 69% no valor total da sua compra, além de parcelamento em até 12x sem juros.


Comentário 

Como dissemos no início da matéria, Curaçao registrou um número recorde de turistas brasileiros no último ano. Conforme mostramos aqui, existem diversas opções de voos e resgates para o país utilizando milhas e pontos, restando-nos apenas escolher o caminho com o melhor custo benefício possível.

Para isso, há diversos fatores a serem considerados, como as formas e os custos de geração de milhas e pontos. Considerando os custos médio de geração deste ativo, dos programas nacionais, a Azul Fidelidade se mostra a melhor opção, com opções de voos diretos por uma quantidade relativamente baixa de milhas. Contudo, é importante considerar a facilidade de cada indivíduo em juntar pontos no programa. Neste caso, a Smiles também se mostra uma alternativa prática, devido ao fato do milheiro do programa ser o mais fácil de se obter no mercado nacional.

No que diz respeito ao uso de programas internacionais, os programas da Star Alliance destacam-se como alternativas para emissões com a avianca e a Copa Airlines. Pensando no mercado brasileiro, o mais fácil de se obter milhas é, sem dúvida, o TAP Miles&Go. Além disso, o programa permite um stopover em emissões de ida e volta no mesmo bilhete, tornando-se uma boa opção para aqueles que desejam esticar a viagem.

E você, já aproveitou alguma boa emissão com milhas para voar do Brasil a Curaçao? Com qual programa você emitiu? Compartilhe com a gente nos comentários!!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.